13/09/2025  16h04
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
25/03/2006 - 06h03
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 


• Esclarecimentos sobre a terceirização da merenda escolar

Em resposta ao artigo publicado pelo professor Afonso Ricca na mídia local, no último dia 22, a Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Educação, vem a público esclarecer que:

1 - Não houve reunião no dia 17/3 com as "responsáveis por fazer a merenda". A reunião/treinamento aconteceu no dia 15/3.

2 - Houve sim, reunião com todos os diretores das escolas municipais, estaduais, entidades e projetos no dia 13/3, com o objetivo de apresentar a empresa e sanar as principais dúvidas referentes ao novo módulo de gestão da merenda escolar, além de esclarecimentos gerais sobre o contrato. A reunião teve a duração de 4 horas e os participantes puderam expor suas dúvidas e comentários.

3 - Quanto a recontratação das funcionárias da prefeitura (eventuais), elas foram sim absorvidas pela Verdurama. Houve uma seleção e aqueles candidatos aptos (documentação e exames médicos) iniciaram suas atividades em 20/3. As novas necessidades de adequação de mão de obra estão sendo atendidas, priorizando a contratação das funcionárias que já prestavam serviços como merendeiras eventuais. Vale lembrar que toda mão de obra contratada foi treinada e recebeu uniformes adequados.

4 - Referente ao desjejum (merenda inicial), foi introduzido este serviço adicional à rede municipal, estadual, entidades e projetos, com o objetivo de oferecer um complemento à merenda escolar. Tratando-se de um novo serviço, as escolas tiveram que se adequar quanto aos horários de distribuição do desjejum e merenda, sem comprometer o período pedagógico.

Quanto à aceitação do cardápio do dia, suco e biscoito recheado, quando observado o cardápio da semana, verifica-se uma diversidade de gêneros e preparações como achocolatado, bolo individual, biscoito de aveia e mel, etc.; e por se tratar de uma complementação da merenda escolar, atende a necessidade dos alunos.

5 - O pagamento será feito através de merenda servida e foi distribuído um formulário (impresso) específico (mapa de aproveitamento) para que a diretora de cada escola apontasse as quantidades devidas.

6 - Quanto à adequação das cozinhas, já foram atendidas algumas necessidades de equipamentos. A Verdurama já disponibilizou freezer, fogão e geladeira e mediante as futuras necessidades serão disponibilizados os equipamentos e serão feitas as adaptações necessárias.

7 - As cozinhas utilizadas pela Verdurama para o preparo das merendas são as mesmas utilizadas anteriormente, ou seja, as cozinhas das escolas municipais e estaduais.

8 - A prefeitura já providenciou a retirada dos gêneros da merenda estocados nas escolas e foi solicitada consulta ao departamento jurídico quanto ao destino destes gêneros.

9 - Quanto à extensão do fornecimento de merenda para os alunos do ensino médio, trata-se de uma iniciativa do município para as escolas da rede.


• Dia Mundial da Água é comemorado em Ubatuba com lançamento de projeto

Um intenso trabalho de conscientização em relação às águas iniciou-se oficialmente em Ubatuba no último dia 22 de março, data em que é comemorado o Dia Mundial da Água. Durante toda a tarde deste dia, a Associação Sócio-Ambientalista Somos Ubatuba (ASSU) em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, promoveu um seminário com o tema "Para despertar o cuidado com as águas de Ubatuba". O evento, que aconteceu no auditório da Escola Municipal Padre José de Anchieta, contou com a presença da secretária municipal do Meio Ambiente, Cristiane Gil; da assessora da Procuradoria Geral da Agência Nacional de Águas Eldis Camargo e da secretária executiva do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, Rosa Mancini, entre professores e membros da comunidade.

Na ocasião, foi lançado o Projeto Cuidágua, que pretende realizar diversas atividades de sensibilização com os moradores dos entornos dos rios Acaraú, Grande e Tavares, área denominada bacia sub-7, que abrange a região central do município. Além disso, aconteceram oficinas interativas, onde os participantes puderam refletir e sugerir sobre seus anseios em relação à preservação da água, as atitudes que poderiam ser "recicladas", as casas tradicionais e as casas ecologicamente corretas. Houve também apresentações culturais e de projetos já iniciados em Ubatuba. Os jovens Ramatis dos Santos e Raquel Rodrigues que formaram, juntamente com a secretária de Meio Ambiente, Cristiane Gil, a comitiva brasileira no Parlamento da Juventude pela Água realizada no mês de março no México, falaram sobre a experiência.


• Prefeitura se empenha em obras de apoio às ciclofaixas

Agora que a implantação das ciclofaixas está bastante avançada, com a pintura de demarcação completa tanto na Avenida Thomaz Galhardo como na Rua Conceição e a colocação de tachões com "olhos de gato" já terminada na Thomaz Galhardo e iniciada na Conceição, além da pintura de setas indicativas de mão que também está em andamento, a Prefeitura de Ubatuba está empenhada em agilizar as obras de apoio às ciclofaixas, que abrangem aspectos viários e de estacionamento.

Adaptação do trevo na entrada da cidade, recuo do muro do Ginásio Tubão e pavimentação para utilização do espaço como estacionamento, redutores de velocidade, novo ponto de ônibus, reurbanização da Praça 13 de Maio, na qual será disponibilizada área para estacionamento em todo seu entorno, continuidade da Rua Baptista de Oliveira e infra-estrutura na Praça Cícero Gomes, com quadra poliesportiva e playground dividindo espaço com a cilofaixa que por ali passará são as obras complementares do projeto cicloviário.

Guardas municipais continuam orientando pedestres, ciclistas e motoristas, entregando panfletos e alertando quanto às regras que devem ser seguidas para que a ciclofaixa funcione adequadamente.


• Ubatuba orgulha Brasil no Parlamento da Juventude pelas Águas

Ubatuba foi a única cidade do país a representar o Brasil no "I Parlamento Latino-Americano e do Caribe da Juventude Pelas Águas", que aconteceu de 13 a 15 de março no México. Além do Brasil, estiveram presentes comitivas da Venezuela, Nicarágua, México, Bolívia, Colômbia, Haiti, Costa Rica, Chile, Canadá e Peru. O Parlamento tinha como objetivo realizar um debate entre jovens de diversas nacionalidades sobre as problemáticas enfrentadas em relação à água em seus países e suas propostas de soluções.

A comitiva brasileira foi formada por um rapaz de 16 anos, chamado Ramatis dos Santos e uma moça de 18 anos, chamada Raquel Rodrigues, além da secretária municipal do Meio Ambiente Cristiane Gil, que os acompanhou. Os jovens brasileiros foram parabenizados pelo esforço em realizar a apresentação em espanhol. Semanas antes do evento, eles estudaram intensivamente para que isso acontecesse. O tema escolhido pelo Brasil foi "O encontro das águas dos rios com o mar", partindo do princípio de que as águas dos rios desembocam sempre no mar, portanto, a poluição dos rios significa a poluição dos mangues e, conseqüentemente, de todo o oceano.

A estudante Raquel relata que o parlamento foi uma grande oportunidade de conhecer novas culturas e descobrir coisas que não ela sabia. "Descobri, por exemplo, que no Chile a água é privatizada. O Governo concede esse benefício a uma empresa, fiquei espantada quando eles falaram. Toda a água do país tem dono! Na Bolívia existe o risco de acontecer isso também. Se a gente não se cuidar, o Brasil também pode ter esse destino. É importante estarmos conscientes, porque a escassez de água já esta acontecendo", assevera Raquel.

Escassez: um problema mundial

Um problema que já está sendo sentido em todas as nações que participaram do evento é a escassez de recursos hídricos. A privatização da água foi um dos principais temas discutidos. Outra problemática comum em todos os países é a falta de educação ambiental e conscientização para a questão da água. Partindo desses temas comuns, foram propostas soluções que deverão ser colocadas em prática desde já.

As comitivas saíram do Parlamento com a missão de fomentar a educação ambiental, utilizando-a como estratégia para a formação de cidadãos conscientes e atuantes. Além disso, eles têm a função de "multiplicadores", promovendo a participação da juventude, motivando-os a realizar ações voluntárias voltadas para a preservação do meio ambiente, principalmente a água. Em relação à privatização dos recursos hídricos, a proposta é que as empresas públicas atuem em parceria com o governo e a comunidade, desenvolvendo políticas em nível social, cultural e econômico, tendo em vista o conceito de manejo sustentável.

Próximos passos

A comitiva brasileira tem agora a grande responsabilidade de disseminar a educação ambiental em todo o Brasil. Para tanto, a secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil, afirma que já está em conversação com o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), com o Ministério de Educação (Mec) e Agência Nacional das Águas (Ana). Segundo ela, "essas são algumas das instituições que já se disponibilizaram a apoiar o desenvolvimento e implantação das ações no Brasil".

Os participantes do evento formaram uma rede virtual em que eles trocam informações sobre as realizações. No Dia Mundial da Água, cada país relatou as atividades realizadas por eles. Nossa comitiva participou do seminário com o tema "Para despertar o cuidado com as águas de Ubatuba", realizado na Escola Municipal Padre Anchieta.

Existe a proposta de reproduzir o Parlamento em cada um dos países participantes. No próximo ano, as comitivas se encontrarão novamente para saber o que cada país conseguiu realizar. Existe a possibilidade desse encontro ser no Brasil.


• Prefeito assina convênio para habitação popular

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, esteve na última quinta-feira, 23, em São Paulo, para a assinatura do convênio com o Governo do Estado, que destinou verbas para a construção de 128 casas populares no município. Eduardo César participou, ao lado de pelo menos mais 50 prefeitos de todo o Estado de São Paulo, do evento que marcou o lançamento do maior pacote habitacional da gestão do governador Geraldo Alckmin, que prevê investimentos de R$ 858 milhões.


• Região Sul reúne associações de bairros e prefeitura

Presidentes de dez associações de bairro da região Sul estiveram reunidos na última quinta-feira, dia 23, com representantes da Prefeitura. O encontro, que aconteceu na Sala Verde, no Bairro Tabatinga teve como objetivo conversar sobre as reivindicações feitas durante a reunião acontecida no mês de fevereiro. A assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários, Silvana Niel representou o prefeito Eduardo César e levou aos presidentes das associações o retorno das solicitações. Representando o legislativo, esteve presente a vereadora Luciana Machado.

Segundo Silvana, a maioria das reivindicações feitas na reunião anterior já estão sendo atendidas. Um reparo pedido para a rua Wenceslau já está sendo feito, o problema de médicos no posto de saúde do Araribá foi solucionado e todos os postos da região estão com atendimento regular. Em relação ao pedido de reforço de trabalhadores braçais, a prefeitura enviará mais quinze homens a partir de abril.

Iniciou-se uma campanha educativa para minimizar o problema dos animais de grande porte soltos nas vias públicas, com colocação de faixas alertando para o perigo de deixar soltos os animais, uma vez que eles podem provocar doenças e acidentes. Além disso, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, em parceria com a Polícia Rodoviária e Guarda Municipal estão realizando ações de retirada dos animais das vias públicas quando necessário.

Algumas reivindicações já foram encaminhadas, tais como: o pedido de luminárias, em que a prefeitura está traçando as prioridades, uma vez que diversos locais carecem deste benefício e a viabilização do distrito policial, pedido que a Secretaria Municipal de Segurança Pública já está em conversação com os órgãos estaduais competentes.

A pedido da comunidade, o prefeito esteve presente na Vila Santana, numa reunião para esclarecer a população sobre congelamento. Eduardo César afirma estar feliz com o trabalho dos presidentes das associações da região sul, pela participação e interesse em organizar a comunidade. "A região Sul está demonstrando uma maturidade social, trabalhando ativamente na melhoria da região. O trabalho voluntário desenvolvido pelos presidentes das associações de bairro é sinal de cidadania. Eles se dedicam gratuitamente às suas comunidades, com o único interesse de promover melhoria coletiva. Estão todos de parabéns."


• Ubatuba se prepara para "malhar" o Judas

Uma das tradições mais arraigadas da cultura brasileira e caiçara, a Malhação do Judas acontece no período da quaresma, quase sempre no Sábado de Aleluia

Numa parceria entre Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FUNDART), Museu Caiçara e grupo "O Guaruçá", a malhação do Judas este ano promete ser uma brincadeira divertida. A festa começa com uma oficina gratuita que ensinará a arte de confeccionar o boneco de Judas. Quem quiser participar, só precisa levar alguns materiais para a construção do boneco: jornais velhos, roupas e calçados velhos. Outros materiais, como isopor, estilete, tesoura, cola, pincéis, tintas, arame e madeiras, serão oferecidos gratuitamente aos inscritos.

No sábado de Aleluia, dia 15 de abril, acontecerá o tradicional concurso "Mister Judas", que será poupado da malhação para ficar exposto no Museu Caiçara.

A oficina acontecerá no Museu Caiçara, que fica na rua Pescador Antônio Athanásio da Silva, 273, no bairro do Itaguá, nos dias 25 de março, 1 e 8 de abril,das 13 às 17h. As inscrições serão recebidas na Fundart, à rua Félix Guisard Filho, 6 - Centro, ao lado do Casarão do Porto, em horário comercial.

Programação da Malhação:

No dia 13/4, às 16 horas, ocorrerá uma carreata de apresentação dos Judas pela cidade;

Dia 15/04, Sábado de Aleluia, na Praça da Matriz, às 20 horas ocorrerá a grande festa da MALHAÇÃO DO JUDAS:

- Apresentação dos Judas para a malhação;

- Concurso "Mister Judas

- Exposição fotográfica das malhações dos anos anteriores

- Homenagem ao Cantador Caiçara João Alegre

- Aniversário do "Tropeiro Cipriano" e seu cavalo "Alazão"

- Pega de balas pelo Capitão Ratambufe

- Apresentação do grupo "O GUARUÇÁ’ - Marchinhas


• Ubatuba conquista duas medalhas no 10º JORI

Ubatuba conquistou duas medalhas no segundo dia de competição do 10º JORI (Jogos Regionais do Idoso), que estão sendo disputados em São José dos Campos. As duas medalhas vieram do atletismo, Maria Ribeiro Machado ficou com a prata nos 1000 metros categoria "D", e Lucila Anita Araújo ficou com o bronze nos 1500 metros.

Confira abaixo alguns resultados de quinta-feira, 23:

Bocha
Ubatuba 12 X 18 Pindamonhangaba

Malha
Ubatuba 6 X 20 Franco da Rocha

Dominó
Ubatuba X Itapevi - WO
Ubatuba 3 X 4 Ribeirao Pires

Truco
Ubatuba 2 X 0 Salesópolis
Ubatuba X Guaratinguetá - WO

Buraco
Ubatuba 0 X 2 São Bernardo do Campo

Vôlei Feminino
Ubatuba 2 X 0 Itapevi
Ubatuba 0 X 2 Itanhaém

Vôlei Masculino
Ubatuba 2 X 0 São Sebastião

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.