13/09/2025  16h08
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
29/03/2006 - 06h06
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
divulgação 
  Casa da aldeia indígena.


• Prefeitura realiza vistoria em casas populares da Aldeia Boa Vista

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Obras, realizou na terça-feira, 28, a segunda vistoria técnica com o CDHU, nas obras de construção das 50 casas populares financiadas com recursos do Governo do Estado, na aldeia guarani Boa Vista, no Prumirim. As obras são referentes às oito casas que estão sendo construídas próximo à escola e que tiveram início no dia 26 de janeiro. Até agora já são oito fundações, cinco alvenarias prontas e um telhado em acabamento. De acordo com o engenheiro Virgílio José Guatura, as obras estão atrasadas devido à dificuldade de acesso ao local e transporte de materiais.

A partir de abril as outras 42 casas começam a ser construídas na Aldeia Boa Vista, estas próximas à Casa de Reza. Os índios guarani tiveram a opção de escolher entre seis modelos de casa e optaram pela alvenaria. A única exigência foi que a frente das casas fosse sempre virada para o leste, onde nasce o sol. Por volta do dia 20 de abril a Prefeitura, que fiscaliza as obras semanalmente, volta a acompanhar o CDHU na vistoria.


• Prefeito discute despoluição da região de Itamambuca

Uma comissão vai realizar um levantamento na busca de soluções para o problema

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, recebeu na última segunda-feira, 27, representantes da Sociedade Amigos de Itamambuca (SAI) para discutir meios para despoluição do rio Itamambuca. Estiveram presentes, além do Diretor de Meio Ambiente da SAI, Aldhemar Freitas (Dema) e do presidente da Sociedade Amigos do Recanto Itamambuca, Renato Vella, as Secretarias Municipais de Arquitetura, Meio Ambiente, Educação, Administração da Regional Norte e Assessoria de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários. O principal assunto da reunião foi a formação de uma comissão para realizar um diagnóstico referente ao tratamento de esgoto na região da Itamambuca. O fato de o rio Itamambuca ter recebido bandeira vermelha da Cetesb preocupa os moradores e o prefeito: “a cidade precisa de balneabilidade, que é o principal atrativo turístico de Ubatuba. Com boa vontade do poder público e da sociedade é possível reverter a situação”, disse o prefeito que ofereceu a possibilidade de disponibilizar técnicos para a operação “caça-esgoto”, que deve colher dados para o levantamento da situação real da poluição na região de Itamambuca.

“Precisamos primeiro entender qual é o problema para depois chegarmos à solução”, disse Dema, que propôs durante a reunião a implantação da Zona Azul em Itamambuca, mas com um cunho ambiental. A idéia é a Zona Azul ecológica, na qual as pessoas pagariam a taxa de estacionamento para ser revertida em prol da despoluição do local. “Acredito que quem freqüenta Itamambuca não vai se negar a pagar um valor que ajudará na preservação da beleza e da natureza dali”, defendeu Dema. O prefeito Eduardo César ficou de estudar a proposta, talvez com terceirização da cobrança.

Outro assunto bastante abordado e elogiado foi o congelamento de áreas naquela região. Foi unânime a aprovação dos representantes da Itamambuca: a ação da Prefeitura de congelar os núcleos de ocupação irregular contribui muito para desacelerar o processo de poluição através de fossas.

Por fim, ficou agendada uma nova reunião, já com uma comissão formada para o diagnóstico e estudo de soluções. Todo um projeto de educação ambiental também deve ser desenvolvido paralelamente.


• Recreando em seu Bairro inicia o ano com alegria, mesmo sob chuva

Apesar do tempo chuvoso da manhã de domingo, 26, o primeiro “Recreando em Seu Bairro” de 2006 animou as crianças do Corcovado. Cerca de 150 crianças se divertiram com as atividades desenvolvidas pela equipe de recreação da Secretaria de Esporte e Lazer.

O próximo “recreando” está marcado para o dia 30 de abril no bairro do Ipiranguinha.


• “Pit stop” orienta ciclistas para uso das ciclofaixas

O Clube de Ciclismo de Ubatuba está prestando serviço em uma tenda montada no início da Avenida Thomaz Galhardo a fim de orientar os ciclistas sobre as regras que devem ser seguidas para o uso devido das ciclofaixas implantadas desde o início de março. A tenda é munida de cadeiras e televisão para que os ciclistas e demais interessados assistam a um vídeo com orientações de trânsito, com ênfase no uso correto da bicicleta como meio de transporte. Quatro monitores do Clube de Ciclismo passarão três semanas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na tenda que vai funcionar como um “pit stop” para ciclistas. Lá os usuários das ciclofaixas são orientados e advertidos e, além disso, recebem uma avaliação de suas bicicletas, com uma lista das peças que eventualmente devam ser trocadas para o melhor funcionamento do veículo.

Nesta segunda-feira, 27, o primeiro dia de funcionamento do “pit stop”, os monitores do Clube de Ciclismo realizaram uma contagem parcial de quantos ciclistas passaram pela ciclofaixa durante três horas, e deles, quantos trafegavam na contramão. O resultado revela que muitos munícipes ainda não conhecem as regras: 142 bicicletas teriam sido apreendidas se a punição já estivesse em vigor.

Luis Felipe Ennes, presidente do Clube de Ciclismo de Ubatuba, explicou por que a orientação ao ciclista é essencial: “nem todas as pessoas sabem que nas leis de trânsito existem regras para o uso das bicicletas e circulam de forma desordenada. A ciclofaixa é uma medida muito boa para a cidade, que torna o uso da bicicleta mais seguro e organizado”.

A Guarda Municipal de Ubatuba continua auxiliando nas orientações e advertindo os ciclistas que desrespeitam a mão e que continuam trafegando fora da faixa destinada a eles que em breve serão aplicadas multas e apreensão dos veículos.


• Ubatuba tem novos horários para coleta seletiva de lixo

Já estão em vigor os novos horários para a coleta seletiva de lixo em Ubatuba. Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro os horários foram mudados para atender a demanda devido à maior quantidade de lixo reciclável produzida durante a temporada de verão. Agora a coleta seletiva volta a funcionar em horário de baixa temporada. Confira abaixo os dias em que os caminhões da coleta seletiva passam em seu bairro e separe o lixo orgânico do lixo reciclável, ajudando a preservar o meio ambiente:

Segunda, quarta e sexta-feira: Centro, Sumaré e Silop

Terça, quinta e sábados: Barra da Lagoa, Parque Vivamar e bairro do Itaguá

Terça e quinta: Perequê-Açú (praia e bairro) e Praia do Matarazzo

Quarta-feira: Emaús, Vale do Sol, Ipiranguinha, Morro das Moças, Cachoeira dos Macacos, Pé da Serra, bairro da Figueira, Taquaral, Sumidouro, Usina Velha, Ressaca, Mato Dentro, Parque dos Ministérios, Sertão da Quina, Araribá, Sertão do Ingá, Rio da Prata, Estrada da Tabatinga, Estrada da Caçandoca e Sapê

Quinta-feira: Barra Seca, Vermelha do Norte, Casanga, Ranário, Sertão do Thiago, Condomínio Itamambuca, Félix, Prumirim, Puruba, Ubatumirim, Estaleiro, Cambucá, Fazenda da Caixa, Vila Rolim, Vila da Índia, Sertão do Ubatumirim, Praia do Camburi, Almada, Picinguaba, Maranduba, Beira Rio, Porto do Eixo, Promove, Jardim Marisol e Jardim Imobiliário

Segunda e sexta: Bairro da Praia Grande, Jardim Alice, Praia do Tenório, Praia Vermelha do Centro, Estrada do Cais, Lázaro, Saco da Ribeira, Rio Escuro, Monte Valério e Sununga

Segunda-feira: Lagoinha, Cabeça de Boi, Recanto da Lagoinha, Vila Mariana, Fortaleza, Corcovado, Folha Seca, Praia Dura e Praia Vermelha do Sul

Terça e sábado: Enseada, Santa Rita e Toninhas

Em todos os dias e em todos os bairros, o horário da coleta seletiva é das 7h às 12h.


• Dança de salão e damas de Ubatuba também vão aos Jogos Estaduais do Idoso

Ubatuba contará com atletas em mais duas modalidades nos Jogos Estaduais do Idoso (JEI), que começam nesta quinta-feira em Taquaritinga, no interior de São Paulo. Ataíde Paiva Barreto Filho (damas) e Wilson Alael Januzzelli e Maria Vanda Silva Grazia (dança de salão) também representarão Ubatuba nos Jogos, ao lado de Maria Ribeiro Machado e Lucila Anita Araújo (atletismo).

Os ubatubenses haviam conquistado o quarto lugar em suas modalidades, e devido à desistência de cidades mais bem classificadas, foram chamados pela organização do JEI.

A equipe de Ubatuba embarca na madrugada desta quarta-feira. A cerimônia de abertura do 10º JEI será na quinta-feira (30), às 15h, no Ginásio Municipal de Esportes “Manoel dos Santos”, em Taquaritinga, e contará com as participações especiais da primeira-dama do Estado (e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo), Maria Lúcia Alckmin, e do Secretário Estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael.

Os atletas da Melhor Idade de Ubatuba fazem parte do projeto Atividade Física e Cidadania, parceria entre o Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba e a Secretaria de Esportes e Lazer.


• Ubatuba entra no clima do Reebok Triathlon Long Distance

A cidade de Ubatuba começa a se preparar para receber os quase trezentos participantes do Reebok Triathlon Long Distance, que será disputado no próximo domingo, 2 de abril, na Praia do Cruzeiro. Com largada prevista para às 8 horas, na praça Trópico de Capricórnio, os atletas terão que vencer 1.9 km nadando, 90 km pedalando (Av Iperoig, Av. Prof. Thomaz Galhardo, BR-101, com retorno na entrada de Picinguaba, Av. Prof. Thomaz Galhardo, Av. Iperoig - transição) e 21 km correndo (pela orla, sentido Cais do Porto duas vezes), na prova Long Distance. Já na Short Distance são 750 m natação, 20 km ciclismo (Av. Prof. Thomaz Galhardo , BR-101, com retorno na praia Vermelha do Norte Av. Prof. Thomaz Galhardo, Av Iperoig - transição) e 5 km corrida (pela orla, entrando na Basílio Cavalheiro, Rua Irene, Rua Francisco Matarazzo Sobrinho, Rua Vladimir Toledo Piza sentido Cais do Porto uma vez). A área de transição será montada na praça Trópico de Capricórnio. A premiação está prevista para às 13 horas.

A programação da prova de abertura da temporada começa no dia 1º, às 14h, com a entrega de kits das duas provas e a Expo Sports (feira de produtos esportivos) no Ginásio de Esportes Tubão. No final da tarde, às 17 horas, ainda no Tubão, será realizado o Congresso Técnico. No domingo, dia 2, a área de transição será aberta às 6h, fechando às 7h50.

O Reebok Triathlon Long Distance começará às 8 horas, enquanto o Short largará meia hora depois.

Trânsito - O trânsito sofrerá alterações na região central: a Av. Iperoig será interditada, no trecho a partir da rua Liberdade até a Rua Conceição, no domingo a partir das 8h. Os carros deverão transitar pela Rua Salvador Correa. Os cruzamentos da Av. Prof. Thomaz Galhardo serão controlados pela Guarda Municipal e três deles ficarão abertos após a passagem do pelotão de ciclistas: Rua Salvador Correa, Rua Jordão Homem da Costa e Av Rio Grande do Sul.

A Av. Leovigildo Dias Vieira, no Itaguá, será sinalizada com cones na manhã de domingo no mesmo horário. O mesmo acontecendo com as ruas Basílio Cavalheiro, Rua Irene, Rua Francisco Matarazzo Sobrinho, Rua Vladimir Toledo Piza, e Estrada do Cais, por onde passará a prova pedestre.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.