13/09/2025  13h54
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
07/04/2006 - 06h02
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 
 
Otavio S. Couto 
  Ipomea pés-caprae - Manual de Espécies Vegetais do Estado de São Paulo.

• Prefeitura inicia campanha de preservação do jundu

O popular jundu, também conhecido como escrube, é um tipo de vegetação que cresce nas praias, afastado do mar, sobre a faixa de dunas. São plantas de pequeno porte que, para se adaptar à mobilidade do solo arenoso, crescem horizontalmente, espalhando-se pelo chão

O jundu, vegetação típica das areias praianas, está sendo alvo de uma campanha de conscientização e preservação em Ubatuba. A Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, decidiu instalar placas de orientação nas faixas onde se encontram o jundu ao perceber que muitas pessoas confundem esse tipo vegetação com um mato qualquer que deve ser retirado. A princípio, as placas serão colocadas na praia do Itaguá, numa área próxima à praça Alberto Santos, onde o jundu, apesar da urbanização, resiste e se alastra pela areia.

A preocupação com o Jundu, também conhecido como escrube, justifica-se pelo fato dessa vegetação proporcionar ao ambiente matéria orgânica, que será reciclada e permitirá o surgimento de uma vegetação de maior porte, típica da mata de restinga. Além disso, o jundu, apesar de ser uma planta frágil, representa uma eficiente barreira física contra o avanço das marés, garantindo a proteção das praias contra a erosão provocada pelas “ressacas” do mar.

O Coordenador de Planejamento e Proteção Ambiental da Sema, Alexandre Nardy, que está desenvolvendo um estudo e um levantamento sobre as espécies de jundu encontradas nas areias das praias de Ubatuba, explica ainda que a área onde cresce a vegetação serve de faixa de alimentação e procriação de várias espécies de animais, como aves, pequenos répteis e insetos. “Devido à sua função protetora, é importante que o jundu seja preservado, pois dele depende a manutenção do equilíbrio nas nossas praias”.

Espécies

Algumas espécies indicadoras encontradas no jundu são: Ipomea pés-caprae da Famíla Convulvulaceae; Ocorrência: Praias e dunas (jundu). Spartina ciliata da Família Gramineae. Ocorrência: Praias e dunas (jundu) e brejo salobro. Marmeleiro-da-praia. (Dalbergia ecastophila) da Família Leguminosae-Papilonoideae. Ocorrência: Escrube (jundu).


• Prefeitura inicia reurbanização da orla do Perequê-Açú

A reurbanização marca o início da temporada de obras em 2006

A Prefeitura de Ubatuba, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, deu início a uma obra que pretende resgatar a auto-estima dos moradores de um bairro que já foi considerado um dos melhores e mais freqüentados de Ubatuba e que atualmente se encontra em situação de abandono. A fase de levantamento topográfico já foi concluída e nesta quarta-feira, 5, teve início a demarcação da área para início efetivo das obras. A ordem de serviço para início da obra foi remetida no último dia 15 de março e o prazo para o término é de dez meses.

A reurbanização do Perequê-Açú é uma obra que deve valorizar o bairro, tornando-o mais atraente não só aos turistas, com espaços de lazer, playground, jardins, estacionamento, ciclovia e calçadão, como também aos moradores que terão ali um local agradável para quem quer passear, desfrutar da paisagem ou ler um bom livro de frente para o mar.

Uma nova iluminação, com diversos postes com três luminárias cada, também vai mudar o visual da Avenida Governador Abreu Sodré, onde esta primeira etapa da reurbanização começa na rua Félix Guisard e vai até o Terminal Turístico, com recuperação do pavimento em bloquetes intertravados. Em breve, outra etapa da reurbanização será iniciada, contemplando, assim, a totalidade da avenida da praia do Perequê-Açú.

Primeira etapa

A primeira etapa da obra, financiada pelo Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) está orçada em R$ 757.993.15. Todo o projeto está adequado às novas normas de mobilidade urbana, contendo rampas de acesso para portadores de necessidades especiais e para equipe de resgate e piso táctil para deficientes visuais. O projeto também contempla adequação do sistema de drenagem, que será realizada com caixas de contenção de 50 x 50 centímetros, a cada 25 metros, em toda a Avenida.

Lazer e tranqüilidade

A ciclovia, que vai disciplinar o tráfego de bicicletas, vai abranger cerca de 1650 metros, que somados à área onde já foram implantadas as ciclofaixas nas ruas do centro, chegam a cerca de 3,5 km de ciclovia, o que representa 10% do total pretendido pela Prefeitura em seu programa cicloviário, que se tornou uma política pública municipal.

Para o prefeito Eduardo César, a reurbanização do Perequê-Açú significa um verdadeiro marco para o início da temporada de obras de 2006: “Agora pretendemos resgatar a beleza daquela praia, oferecendo, não só aos turistas, como aos moradores, um local onde possam desfrutar de lazer e tranqüilidade”.


• Prefeitura move ação para restituir prédio de escola desativada na Casanga

Visando restituir o imóvel e o respectivo prédio da escola municipal, que hoje se encontra desativada, no bairro da Casanga, a Prefeitura de Ubatuba, através de sua Assessoria de Assuntos Jurídicos, protocolizou na 2ª Vara da Comarca de Ubatuba uma ação de reintegração de posse contra uma servidora municipal e outros, na última terça-feira, dia 4. Em março de 2004 o então secretário municipal de Educação concedeu autorização para a servidora utilizar o local. Desde então a referida munícipe e seus filhos residem no local e, mesmo após diversas notificações remetidas pela Prefeitura, não atendeu às solicitações para desocupar o imóvel. A ação possessória foi baseada no Art. 57, Inciso IX, da Lei Orgânica Municipal, que diz que somente o prefeito pode permitir e autorizar o uso de bens públicos municipais por terceiros. Uma liminar para imediata reintegração na posse do imóvel ao município está sendo analisada pelo Juiz Alexandre Torres Aguiar. Na próxima semana será proposta uma ação civil pública contra o ex-secretário de Educação que, de modo indevido autorizou a utilização de um bem público.


• Iatismo de Ubatuba consegue bons resultados

A equipe de Iatismo do Clube de Regata Saco da Ribeira se destacou na 8ª Regata de Paraibuna, conquistando o título de campeão da classe Lazer nas categorias Máster, com Milton Franol e Amador com Afonso “Gambá” Blac. Willan Guedes ficou na sexta posição na classe Optimist. Ubatuba terminou em segundo lugar na geral, no evento que contou com a participação de 47 barcos de São Sebastião, São Vicente, Santos, Caraguá, São Paulo e Paraibuna. A prova valeu também como primeira etapa do Circuito de Vela Monotipos Litoral Norte e Vale do Paraíba. Durante o evento os iatistas de Ubatuba entregaram documentos ao Sr. Secretário de Gabinete da Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer, Carlos Cardoso.

A segunda etapa do Circuito de Vela Monotipos Litoral Norte e Vale do Paraíba acontece em Caraguatatuba, na Praia da Tabatinga, nos dias 22 e 23 de Abril.

A 8ª Regata de Paraibuna foi realizada pela Marina e Escola de Náutica Paraibuna e a equipe de Iatismo do Clube de Regata Saco da Ribeira agradece à Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba, Marina Tamoios, Auto posto Frediani, Lavanderia Soma, Restaurante Rei do Camarão, Padaria Esquina Pão, Quitanda do Renato, Mercado Porto Ribeira, Marlon.


• Conselho da Pessoa Portadora de Deficiência de Ubatuba luta pela inclusão de alunos nos Jogos Escolares de Ubatuba

O Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência (CMAPPD) de Ubatuba trabalha para obter a inclusão dos alunos portadores de deficiência nos Jogos Escolares da Semana da Pátria (JESP). Para tanto promoveu uma reunião com o Secretário de Esportes e Lazer, Bittencurt Jr. e a representante da Secretaria Municipal de Educação, Isabel Roseli de Souza Leite na ultima quarta-feira, 5, para discutir a questão.

A representante da Secretaria de Educação disse que a partir de agora os alunos serão consultados, quanto às modalidades que participarão. “A partir de agora vamos fazer um levantamento para sabermos quantos alunos estão interessados em participar, para acertarmos as modalidades que poderão ser incluídas”, disse Isabel.

A secretaria de Esportes acredita que duas modalidades têm atletas suficientes para os jogos. “Nos mobilizaremos para incluir no JESP uma prova de natação (25 metros) e uma de atletismo (100 metros). As outras dependem do interesse dos alunos. A Secretaria de Esportes e Lazer já vem procurando incluir os portadores de deficiência em seus eventos, como, por exemplo, no Circuito de Águas Abertas, onde foi criada uma categoria especial neste ano”, disse Bittencurt.

Iara Regina de Camargo, presidente do CMAPPD ficou feliz com o compromisso das secretarias. “Esse era um sonho antigo, que agora começa a ser realizado. As crianças e jovens viam seus amigos competindo e ficavam de fora, agora eles passarão a integrar a competição”, disse Iara.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.