13/09/2025  14h00
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
08/04/2006 - 15h12
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 


• Prefeitura decreta lacração do Parque Trombini

Foi determinada pela Prefeitura de Ubatuba, através do Decreto número 4550, de 7 de abril de 2006, a lacração do estabelecimento Trombini e Trombini Ltda, considerando que o parque de diversões, objeto de exploração comercial da citada empresa, não possui alvará de funcionamento e não está inserido no projeto de urbanização da Avenida Iperoig, além de ser dever do Poder Executivo zelar pelo interesse público, de tal forma que interesses particulares não se sobreponham ao interesse coletivo. A empresa citada desrespeitou os procedimentos legais a fim de adotar as medidas necessárias à sua desativação, já que o Decreto número 4534, de 2 de março de 2006 determinou o fechamento do parque e tal determinação foi acintosamente desconsiderada pela empresa. Consta do referido Decreto que a sociedade de modo geral manifesta-se no sentido de que o parque é incompatível com o espaço que ocupa e que não há interesse público para que o estabelecimento continue com suas atividades. Para o prefeito Eduardo César, o fechamento do Parque Trombini atende uma antiga reivindicação dos cidadãos, do comércio e principalmente dos vereadores da Câmara Municipal.


• Prefeito esclarece projeto de cobertura de feira hippie

Em reunião com os expositores, o prefeito Eduardo César e o vereador Claudinho Gulli mostraram o porquê de a cobertura ainda não ter sido efetuada

Com o objetivo de esclarecer dúvidas a respeito da obra de cobertura da feira hippie e sua respectiva paralisação, o prefeito de Ubatuba, Eduardo César, juntamente com o vereador Claudinho Gulli, reuniram cerca de cem expositores no auditório da Escola Tancredo Neves, na última sexta-feira, 7. Foram apresentados com clareza os aspectos mais importantes do projeto do Centro de Convivência e Entretenimento, que tem R$ 453.883,40 de verbas vindas do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) desde a administração passada. Para Eduardo César, o principal intuito de estar reunido com os artesãos que expõem na feira hippie é chegar a um entendimento para um assunto extremamente sério e de interesse de todos. "Estou mantendo o compromisso de campanha de todos os candidatos a prefeito nas últimas eleições, que é ver a cobertura implantada. Para isso saibam que podem contar comigo como um aliado, pois farei o que puder fazer para resolver o problema", disse o prefeito.

Paralisação

As obras da cobertura do Centro de Convivência e Entretenimento, que abriga em torno de 120 expositores, estão paralisadas desde o dia 11 de janeiro por uma decisão do Poder Judiciário, acatando uma liminar na qual o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) pediu paralisação da obra até que se comprove a ausência de prejuízo à visibilidade ou destaque dos bens patrimoniais. Tal comprovação somente ocorrerá após decisão final a ser tomada no processo administrativo de tombamento do Cruzeiro e da Igreja Matriz, em trâmite no próprio Condephaat.

Os artesãos aguardam pela cobertura, que para eles seria a realização de um antigo sonho. O vereador Claudinho Gulli é expositor há mais de 20 anos na feira hippie e tem lutado, ao lado da Prefeitura, para ver o sonho concretizado. "Vejo o esforço da Prefeitura e tenho confiança que a cobertura vai sair justamente porque sei que o prefeito está trabalhando muito por isso". "O Claudinho tem brigado tanto quanto eu para ver a feira hippie coberta, ele é um defensor das necessidades da classe, por isso estamos tentando resolver um problema que para mim é questão de honra", disse o prefeito aos artesãos.

Aspectos jurídicos

O secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Marcelo Mourão, explicou minuciosamente os aspectos jurídicos que envolvem o caso, deixando claro para os expositores que a paralisação das obras foi resultado do esforço contrário de um pequeno grupo que usou de argumentos desfavoráveis à cobertura, atrapalhando a evolução de um projeto que beneficiará não só os artesãos, mas toda a cidade. A Associação em Defesa do Povo Caiçara (ADPC) foi a entidade que interferiu e pediu a paralisação das obras no início de janeiro. Tendo sido citada no dia 27 de janeiro, a Prefeitura interpôs Agravo de Instrumento contra a decisão que concedeu a liminar pleiteada, tendo em vista que a referida liminar foi concedida com base em simples informação, sem oportunidade de ouvir a parte contrária. O agravo está sendo analisado pelo Tribunal de Justiça. A Prefeitura apresentou também contestação por ter administração atual recebido parecer favorável do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e do Condephaat tendo sido o projeto elaborado dentro da melhor técnica, inclusive com cálculo estrutural.

Polêmica

O prefeito abordou também um outro assunto de muita polêmica no município: a retirada da amendoeira para a obra. Primeiramente ele explicou que a amendoeira não é uma espécie protegida por lei e que havia a necessidade técnica da remoção. "Entre preservar a amendoeira e permitir que vocês tivessem um espaço melhor, optamos pelos dois, já que a árvore está bem cuidada em um local onde não sofre agressões. A Prefeitura está defendendo o trabalho e o sustento dos artesãos".

União entre os artesãos

O prefeito Eduardo César enfatizou a necessidade da união dos expositores para que os interesses públicos sejam defendidos. "Independente de gostar ou não do prefeito deve haver união para que a população alcance seus objetivos. A Prefeitura vai ajudar no que for possível para ver o sonho de vocês ser realizado", disse o prefeito aos artesãos. A discussão foi aberta a perguntas as quais o prefeito e seus assessores presentes fizeram questão de responder uma a uma. Ao fim das perguntas, o artesão, José Benedito Silva Rodrigues, entendendo a boa vontade da Prefeitura, disse: "tenho a tranqüilidade de saber que para nós, feirantes, você é a pessoa que mais lutou a nosso favor", referindo-se ao prefeito.


• Paixão de Cristo ubatubense homenageia cultura caiçara

Este ano, a Paixão de Cristo contará com eventos na região central, na região oeste e na região sul do município

Em 2006, a encenação da Paixão de Cristo traz como novidade a ênfase na cultura caiçara. O espetáculo do Centro acontecerá na Ilha dos Pescadores e suas imediações, na sexta feira santa, dia 14, a partir das 21h. A encenação começa com o nascimento de Jesus dentro de um barco, abaixo da ponte que liga o Bairro Perequê-Açú ao Centro. Depois os atores passam por dois palcos que serão montados dentro da Ilha e a Via Crucis acontecerá nas ruas que circundam o Mercado de Peixe. A morte de Cristo acontecerá de forma tradicional, no alto do Morro da Prainha.

Este ano, a Prefeitura de Ubatuba assumiu a responsabilidade orçamentária do evento e deixou toda a produção do espetáculo por conta da empresa Cia. do Mar Atividades Artísticas. A Companhia e a Prefeitura já vêm realizando parcerias em diversos projetos de Secretarias Municipais, como o "Magrelândia", voltado para educação do ciclista no trânsito e "Folia com Saúde", realizado no carnaval para incentivar o uso de camisinha na preservação de doenças e gravidez precoce.

O prefeito Eduardo César disse que, esse ano, com a mudança de estruturação do evento, conseguiu-se fazer uma economia de R$ 10 mil em relação ao ano passado, sem contudo, tirar o brilho da apresentação. Segundo ele, a mudança do local trará benefícios para o evento. "O fato de ser um local relativamente pequeno faz com que as pessoas possam assistir à peça com mais facilidade, sem ter que ficar se deslocando muito. Espero que a apresentação deste ano seja melhor que a do ano passado e que no ano que vem seja melhor ainda, porque continuaremos apoiando o evento sempre".

Mais de 30 profissionais, entre atores, produtores e técnicos estão envolvidos no espetáculo, que contará ainda com a presença de cerca de 200 figurantes. O ator Bado Todão, que representa o papel de Jesus Cristo desde 1989 e é também o produtor da peça, diz que a alternativa de executar a encenação na Ilha dos Pescadores é uma oportunidade de resgatar um pouco da cultura, tendo como cenário uma vila caiçara. "Eu acredito que a população local irá nos receber com muito carinho e, se eles permitirem, a Ilha pode se tornar um espaço definitivo para a apresentação".

As inscrições para a figuração da Paixão de Cristo ainda estão abertas. Quem quiser participar desse belo espetáculo deve comparecer à Rua Dr. Esteves da Silva 268, em frente à Ordem dos Advogados do Brasil.

Encenação no Ipiranguinha

Os moradores da região oeste poderão prestigiar a encenação da Paixão de Cristo no dia 13, quinta feira, a partir das 19h30. Este é o quarto ano de apresentação dessa encenação religiosa, que envolve toda a comunidade local, independente da religião. Os atores estarão presentes na missa da Igreja Nossa Senhora de Fátima e a encenação, que começa logo após, inicia-se na Praça Madre Sofia. Depois, os espectadores seguem em procissão a via sacra pela Rua da Cascata, finalizando na rua dos Pacíficos.

A organização do evento está por conta do administrador paroquial, Pe. José Ramos, Luiz Denis de Souza e Marcílio Lopes, membros da comunidade.

Semana Santa agitada na região sul

Um evento que vai comemorar a Semana Santa deve atrair não só os moradores de Ubatuba como muitos turistas para a Maranduba, nos dias 14 e 15 de abril. Na sexta-feira, 14, haverá uma encenação da Paixão de Cristo com atores da igreja católica do próprio bairro, a partir das 20 horas, na Praça de Eventos. Para animar o sábado de aleluia, a banda local D´Jahga se apresenta na Praça de Eventos. A festa acontece a partir das 20h, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Secretaria Municipal de Turismo e Comissão dos Moradores da Maranduba.

Cinema ao ar livre

A Paixão de Cristo, produção de US$ 25 milhões, dirigida por Mel Gibson e assistida por cerca de 300 milhões de pessoas no mundo inteiro, será exibida na Maranduba e no Sertão da Quina. Na Maranduba, o filme será apresentado no dia 13, quinta-feira, às 21 horas, na Praia. No dia 14, sexta-feira, a exibição do filme acontecerá no campo de futebol do Sertão da Quina, a partir das 21 horas, ambos com entrada franca.

A iniciativa da Fundart, em parceria com Prefeitura Municipal de Ubatuba irá permitir que um telão de 18 m² seja utilizado para apresentar essa impactante filmagem que recebeu três indicações ao Oscar.

Tendo como atores principais James Caviezel e Mônica Bellucci, o filme conta as últimas 12 horas da vida de Jesus Cristo. Foi rodado em Roma e é inteiramente falado em aramaico e latim, línguas usadas na época de Jesus Cristo. A título de curiosidade, numa das locações do filme, o ator Jim Caviezel e o diretor assistente foram atingidos por um raio. Apesar do susto os dois não sofreram nada.


• Moradores da Vila Paris se reúnem com prefeito

O prefeito Eduardo César, juntamente com a assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários, Silvana Niel, esteve reunido com membros do Movimento dos Moradores do Parque Paris, no último dia 30. O objetivo do encontro foi discutir sobre a realização de obras em duas praças do bairro.

Uma das praças, chamada Praça Benedito Mariano dos Santos será urbanizada através de uma parceira entre o Movimento dos Moradores e a Prefeitura. Os moradores financiaram a compra de 60 tubulões e a Prefeitura se responsabilizou pela execução da obra, que já está acontecendo. Segundo o prefeito, a conclusão da primeira fase, que compreende a estrutura básica para a reurbanização. Em relação à outra praça, ao lado, a comunidade apresentou um projeto, que está sendo analisado pela prefeitura, para transformar o espaço em centro comunitário.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.