13/09/2025  14h00
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
12/04/2006 - 06h04
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 


• Procon de Ubatuba inaugura rampa de acesso para portadores de necessidades especiais

Em respeito ao artigo 227 da Constituição Federal, o Procon de Ubatuba implantou na última semana, uma rampa de acesso para os portadores de necessidades especiais, construída principalmente para os cadeirantes. “Sempre temos muita procura por parte dos deficientes físicos, que reclamam da falta de acessibilidade nos prédios da cidade. Então decidimos que a primeira providência a ser tomada seria adequar nosso setor às necessidades dessas pessoas, que representam uma parcela significante da sociedade em Ubatuba”, explicou o coordenador do Procon de Ubatuba, Henrique Zwibelberg. O Procon em Ubatuba existe há aproximadamente 15 anos e funciona por meio de convênio entre a Prefeitura e o Procon do Governo do Estado de São Paulo. O Órgão de Defesa do Consumidor em Ubatuba está localizado à avenida Dona Maria Alves, 890. Os telefones são 3833-3022 e 3833-5446. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


• Frente de trabalho inicia limpeza em todo o município

O objetivo é realizar uma verdadeira faxina na cidade, tornando-a mais limpa e agradável tanto para os turistas quanto para os moradores

Teve início na última segunda-feira, 10, os serviços de limpeza da frente de trabalho contratada pela Prefeitura de Ubatuba para durante 90 dias percorrer o município de norte a sul realizando capinação, limpeza de valas, praias, canais, margens de rios, ruas e estradas municipais, corte de grama e poda de árvores, pintura de pontes e guias e manutenção de parques e jardins. São cem trabalhadores braçais que foram contratados por meio de processo seletivo e que trabalharão oito horas diárias, com uma folga semanal e remuneração de um salário mínimo e uma cesta básica. O objetivo é deixar a cidade limpa e apta ao recebimento de turistas, além de ficar ainda mais agradável para os moradores. Haverá também o envolvimento e participação das associações representantes dos moradores dos bairros.

Na primeira semana os trabalhadores estão concentrados principalmente na região central. Na segunda e terça-feira os serviços foram realizados na Avenida Rio Grande do Sul, e nas ruas Taubaté, Mato Grosso, Minas Gerais, Dom João III e Gastão Madeira. Oito pessoas trabalharam na Maranduba e 16 na Região Norte. Durante o feriado da Semana Santa os trabalhadores braçais continuam com a limpeza na quinta-feira e no sábado e domingo os servidores municipais realizam os serviços de varrição de ruas e praças.


• Eduardo Cesar participa de reunião com governador em Ilhabela

No último sábado, 8, o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve em Ilhabela na reunião da APRECESP (Associação das Prefeituras de Cidade Estâncias do Estado de São Paulo), ocasião em que o governador do estado de São Paulo, Cláudio Lembo foi recebido pelos prefeitos das Estâncias Hidrominerais, Balneárias, Turísticas e Climáticas da região. Esta foi a primeira visita oficial de Lembo à região como governador do Estado.

O secretário estadual de Turismo, Fernando Longo, também esteve presente e anunciou que nesta quinta-feira, 12, diversos convênios serão assinados no Palácio dos Bandeirantes e na medida do possível, a Secretaria pretende levá-los a cada uma das cidades.

O prefeito Eduardo Cesar, ao cumprimentar o governador, aproveitou a oportunidade para convidá-lo a visitar Ubatuba, o que foi prontamente aceito por Lembo, que também fará uma reunião de trabalho na cidade. Eduardo Cesar manteve contato cordial com os demais prefeitos, que passaram de trinta presentes. Acompanhando o prefeito de Ubatuba, o presidente do PFL local, Roberto de Carvalho Rezende, aproveitou para manter contato com o PFL de Ilhabela e de todo Litoral Norte.


• Chuva não impede sucesso da 2ª Festa da Banana

A chuva do último sábado, 8, não tirou o ânimo dos alunos e professores da E.M Profª Maria Josefina Giglio Silva, do bairro Estufa 2, em Ubatuba, que promoveram a “2ª Festa da Banana”. Um forte temporal que caiu por volta das 19horas atrasou o início da festa, pois as apresentações dos alunos aconteceriam no pátio central da escola, uma área descoberta. Por volta das 20h30 a chuva deu uma trégua e as classes de primeira à quarta séries apresentaram suas músicas e coreografias, porém ao término da última apresentação a chuva voltou a cair com força, impossibilitando a continuidade da festa. Mesmo com a chuva, a diretora da escola, Telma Raizer, considerou o resultado muito bom.

Comunidade prestigiou

“A comunidade da Estufa compareceu em peso e nos prestigiou de tal maneira, que as barracas venderam todas as delícias preparadas”, disse Telma. O bingo, que encerraria a festa não pôde ser realizado devido ao mau tempo, por isso a direção da escola marcou para esta quarta-feira, 12, à partir das 19h, a realização dos sorteios. “As cartelas continuam valendo e quem não pôde vir no sábado tem mais uma chance para ajudar a escola a comprar a copiadora e quem sabe ganhar um prêmio”, disse a diretora. A direção da escola agradece aos colaboradores que fizeram da “2ª Festa da Banana” um sucesso: Tachão de Ubatuba, Restaurante Baleia Branca, Cacau Show, Restaurante Arrastão, Pizzaria Bucaneiros, Papelaria Marques, Artista da Pizza, Supermercado Paulista, Pizzaria Tio Sam, funcionários da escola e membros da APM. Informações podem ser obtidas através do telefone 3833-6261.


• Professores recebem educadora suíça para palestra no Tubão

A educadora Constance Kamii esteve em Ubatuba na segunda-feira, 10, para ministrar a palestra “Construtivismo e Aprendizagem”, que levou ao Ginásio de Esportes Tubão cerca de 700 professores da rede municipal de Ubatuba e alguns convidados das escolas particulares e da rede estadual. Participaram da cerimônia de abertura o prefeito Eduardo Cesar, a secretária municipal de Educação, Patrícia Pereira e representantes da Secretaria de Educação de São Sebastião e da Delegacia de Ensino. Patrícia Pereira lembrou que o Saresp 2005 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) apontou a necessidade de aprimoramento na área de matemática e que esse evento seria o início da busca por um aprendizado melhor: “vamos buscar toda a capacitação necessária para aprimorarmos o ensino em Ubatuba, não apenas em uma área, mas no todo, no tempo certo”, disse a secretária.

Ao usar a palavra, na abertura do evento, o prefeito Eduardo Cesar destacou o valor de palestras com pessoas qualificadas como Constance: “com eventos desse tipo mostramos a nossa intenção em nivelar o ensino por cima, visando criar em nossas escolas cidadãos preparados para a vida, preparados para conduzir nossa cidade”, disse o prefeito. Após a palestra, onde falou sobre a construção da autonomia pela criança, a educadora suíça Constance Kamii recebeu da secretária Patrícia um belo exemplar de uma espécie nativa da Mata Atlântica. Após a homenagem, Constance autografou livros e posou para fotos com professores de Ubatuba.

Jean-Piaget

Constance Kamii é suíça, viveu no Japão até os 18 anos, transferindo-se depois para os Estados Unidos, onde em 1955 bacharelou-se em Sociologia no Pomona College.

Na Universidade de Michigan terminou o mestrado de Educação em 1957 e doutorou-se em Educação e Psicologia na mesma universidade em 1965. Aluna e colaboradora de Jean Piaget durante 15 anos, fez diversos cursos de pós-doutoramento nas universidades de Genebra e de Michigan. Kamii é autora de diversos trabalhos publicados nos Estados Unidos, Japão, Europa e Brasil, que tratam das questões da natureza do número, objetivos para "ensinar" números, princípios de ensino, situações na escola que podem ser usadas pelos professores para "ensinar" números e a prática pedagógica de professores.


• Deputado ministra palestra na Associação Comercial

O deputado estadual pelo PTB, Marcelo Bueno, visita Ubatuba neste fim de semana, quando ministra palestra no dia 15, às 15h na Associação Comercial de Ubatuba. O tema da palestra será a disponibilidade de recursos públicos do Estado para o crescimento e desenvolvimento dos municípios paulistas. A palestra é direcionada aos setores representativos da cidade que procuram apoio ao crescimento da cidade para que a administração pública tenha acesso aos recursos, principalmente para urbanização e saúde.

Marcelo Bueno foi o segundo deputado eleito mais votado em Ubatuba, com 1600 votos, tem estado sempre presente no município, apoiando a administração pública junto à Assembléia e ao Governo Estadual. Recentemente Bueno esteve com o prefeito Eduardo Cesar, com a boa notícia da liberação de recursos para viabilizar uma Unidade Básica de Saúde, Casa de Passagem e ambulância. A Associação Comercial fica na Avenida Dona Maria Alves, 588, no Centro de Ubatuba.


• Prefeito ouve comunidade do Pé da Serra e propõe ajuda para minimizar problemas

Eduardo Cesar propôs viabilizar espaço para transferência dos moradores que venham a ter suas casas demolidas

Alguns moradores do Pé da Serra estiveram reunidos na última terça-feira, 11, com o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, para discutir a situação que a comunidade enfrenta por residir em área de preservação permanente, dentro do Parque Estadual da Serra do Mar. No bairro oito casas já foram demolidas por decisão judicial e mais cinqüenta ações civis estão em andamento. Os moradores realizaram um protesto na sede do Horto Florestal, na semana passada, quando se manifestaram contra as demolições.

O prefeito explicou aos presentes que esta é uma situação que ele herdou em sua administração e que, pouco se pode fazer diante de uma determinação judicial. “O que resta para a Prefeitura é tentar minimizar o impacto social que as demolições podem causar”, disse Eduardo Cesar, propondo a viabilização de uma área, a ser analisada pela Secretaria Municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano, para parcelamento de solo e posterior encaminhamento dos citados pela Justiça. “Como prefeito vou tentar encontrar um local para vocês, de preferência próximo ao Pé da Serra, para não mudar seus costumes. Para isso precisamos da colaboração de todos os setores na procura deste espaço”, explicou Eduardo Cesar, referindo-se à sua vontade de transferir as pessoas que venham a ficar desabrigadas para lotes a serem designados pela Prefeitura, que deve ajudar com a infra-estrutura de água, luz e saneamento.

União e tranqüilidade

O prefeito fez questão de deixar claro seu limite perante a Justiça, explicando aos moradores que pouco poderia ser feito. Foi proposta pelo advogado Alexandre Lourenço de Oliveira a interferência do prefeito junto ao Poder Judiciário, pedindo adiamento por noventa dias para cumprimento das liminares de demolição, para que assim dê tempo para a Prefeitura estudar qual o melhor local para transferir as pessoas. “Precisamos agir com união e calma. Devemos fazer uma força tarefa, com envolvimento de todos os órgãos para definir o espaço, seu tamanho, tudo dentro da lei. Acho que se tivermos pé no chão e encararmos a realidade, sem querer apontar culpados, mas procurando as soluções poderemos minimizar o problema”, disse Eduardo Cesar.

Estiveram presentes na reunião os secretários municipais de Meio Ambiente e Arquitetura, Cristiane Gil e Rafael Ricardi Irineu, respectivamente. O tenente Alexandre, da Polícia Ambiental, a diretora do Parque Estadual da Serra do Mar, Eliane Simões, o assessor de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, René Nakaya, o Adjunto de Gabinete e responsável pela Comissão de Congelamento, Claudinei Salgado e Viviane Buchianeri, entre outros, também fizeram parte da reunião.

“Estamos na mesma canoa e a Prefeitura está disposta a trabalhar dia e noite para tentar resolver o problema”, finalizou o prefeito.


• 650 beneficiados recebem cartões do Bolsa Família em Ubatuba

A coordenação do Cadastro Único de Ubatuba (integração das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Cidadania e Desenvolvimento Social) e funcionários da Caixa Econômica Federal entregaram no último sábado, dia 8, 650 dos 800 cartões do programa Bolsa Família para beneficiados pelo programa em Ubatuba. As pessoas das regiões Norte e Sul do município começaram a chegar em frente ao Ginásio de Esportes Tubão por volta das 7h, e se organizaram em fila, para aguardar a abertura do portão, uma hora depois. A entrada aconteceu sem nenhum tumulto e os beneficiados aguardavam na arquibancada a chamada dos grupos para checagem dos documentos e entrega dos cartões. No período da tarde foram entregues cartões para as famílias das regiões Centro e Oeste. A equipe do cadastramento forneceu lanches e água para os beneficiados que aguardavam atendimento.

As pessoas que não puderam comparecer no sábado ao Tubão serão contatadas pelo Correio, pelas equipes do PSF ou nas escolas onde seus filhos estudam, para que possam receber o cartão e ter acesso ao benefício. Joyce de Oliveira, coordenadora do Cadastro Único de Ubatuba faz questão de lembrar a função do município no processo: “ao município cabe o cadastramento das famílias. A aprovação é feita pelo Governo Federal, que avalia a situação de cada família”, disse a coordenadora. Quanto a entrega dos cartões, a coordenadora afirmou não ter tido problemas. “Tudo transcorreu na mais perfeita ordem. Apenas algumas pessoas não levaram a documentação, mas foram atendidas e orientadas sobre o procedimento a ser tomado. Quero agradecer aos funcionários da Caixa Econômica Federal, que foram grandes parceiros”, disse Joyce.

Atendimento

As famílias que precisam ser recadastradas, as já beneficiadas (para entrega e complementação de documentos e cadastramento de novos benificiários), que precisam informar o número do NIS (para desconto de tarifa de energia), que estão com multiplicidade cadastral, bloqueio de beneficio, denúncia e atendimento a benificiário de outro município, devem comparecer à secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social (Rua Paraná, 375). O atendimento é feito das 8h às 12h e das 14 às 17h.


• Vôlei infantil de Ubatuba conquista vitórias na LIVOVALI

As equipes de vôlei infantil de Ubatuba entraram em quadra no último domingo, pela segunda rodada da LIVOVALI (Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte), no Ginásio de Esportes Tubão. Pela manhã o time masculino de Ubatuba venceu Mogi das Cruzes por 3 a 2, em uma partida emocionante. Ubatuba ganhou o primeiro set por 25/14, mas permitiu reação da equipe de Mogi que venceu os sets seguintes: 25/23 e 25/21. Precisando vencer para levar o jogo ao Tie Break, Ubatuba marcou 25/19. No set decisivo Ubatuba pontuou 15/8 e conseguiu sua primeira vitória na Liga. O time feminino entrou em quadra para enfrentar Jacareí em busca da segunda vitória na Liga e conseguiu. Com parciais de 25/12, 25/6 e 25/19, Ubatuba encontrou dificuldades apenas no terceiro set, quando chegou a estar seis pontos em desvantagem, mas voltou a encontrar o caminho e marcou 3 sets a 0 em pouco mais de uma hora de jogo. O vôlei infantil de Ubatuba volta a jogar no dia 30: o masculino vai a Caraguá enfrentar o time da casa às 11h; o feminino joga às 14h30, enfrentando Taubaté, no Vale.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.