13/09/2025  13h54
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
13/04/2006 - 09h06
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 


• Ubatuba pede ajuda de turistas para combater mosquito da dengue

O vírus não existe em Ubatuba, mas o clima é propício para a procriação do mosquito, portanto, as medidas de prevenção são indispensáveis. Casas fechadas são um grande obstáculo para a eliminação de criadouros do mosquito

Aproveitando a série de feriados que acontecerão nos próximos três finais de semana, a Vigilância Epidemiológica de Ubatuba aproveita para alertar aos moradores, visitantes e veranistas da cidade sobre a necessidade de eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Desde o ano passado, diversas campanhas e mutirões têm sido feitos nesse sentido, mas um grande obstáculo para o sucesso das ações são as casas que ficam fechadas fora da temporada. O problema fica mais preocupante pelo fato de diversas cidades vizinhas já apresentarem casos confirmados da doença.

Em Ubatuba, até agora, não foi confirmado nenhum caso da dengue, portanto, não existe o vírus da doença, mas os seus transmissores, os mosquitos do gênero Aedes Aegypti encontram na cidade o clima ideal para se reproduzirem. Por essa razão, principalmente a região central tem grande incidência do mosquito. A situação fica preocupante pelo fato de Ubatuba ser uma cidade turística. Se uma pessoa contaminada vier para a cidade, pode provocar uma epidemia.

O coordenador do controle de vetores da Vigilância Sanitária, Neilton Nogueira, diz que o envolvimento da comunidade, inclusive dos turistas, com o propósito de eliminar os criadouros é fundamental. Ele orienta aos turistas, pessoas que possuem ou alugam casas a tomarem algumas precauções antes de irem embora. “É muito importante que os vasos sanitários fiquem fechados, assim como os ralos de toda a casa. Também é preciso fazer uma vistoria no quintal, recolhendo copinhos de plástico, garrafas, tampinhas, enfim, qualquer recipiente que possa acumular águas das chuvas. Nós contamos com a colaboração de todos para acabar com os criadouros de mosquito e afastar o risco de epidemia”.

Prevenir é a solução

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito, os chamados "criadouros". Para diminuir a incidência do mosquito, ou até mesmo, eliminá-lo, é importante não deixar água acumulada em nenhum recipiente. Até mesmo uma tampa de refrigerante pode servir de criadouro para o mosquito da dengue.

Confira algumas dicas e mantenha sua família protegida contra a dengue:

- Misture uma colher de chá de água sanitária com um litro de água e borrife nas plantas de sua casa. A mistura não faz mal às plantas e mata o mosquito da dengue. Mas preste atenção: esse tratamento deve ser feito uma vez por semana, senão, não resolve.

- Para as plantas que, geralmente, sobrevivem na água, uma boa solução é utilizar a gelatina vegetal. Ela é bastante durável e decorativa, encontrada em diversas cores.

- Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos. outra boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos.

- O inimigo pode estar escondido acima do alcance dos olhos. Por isso, é bom sempre vistoriar e limpar calhas e lajes das casas. Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados.

- Lave bebedouros dos animais de estimação com escova ou bucha e troque a água todos os dias.

- Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, em local abrigado. Fure latas e pneus. Este último é um de seus lugares preferidos, por ser escuro e poroso, proporciona condições ideais para a postura de ovos.

- Mantenha seu quintal livre de copos descartáveis, tampinhas de garrafas e tudo o que possa acumular água. O lixo deve ficar o tempo todo fechado.


• Secretaria de Segurança de Ubatuba está em novo endereço

A secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Ubatuba está, desde o início da semana, em novo endereço: rua Gastão Madeira, 120, em frente ao prédio da secretaria de Educação. O atendimento ao público acontece diariamente das 8h às 12h e das 14h às 18h e os telefones são 3833-9625 e 3833-9270.

Órgãos já existentes no município, como Guarda Municipal, coordenadoria de Defesa Civil, Junta de Serviço Militar e o Serviço Municipal de Trânsito, foram incorporados à Secretaria de Segurança Pública. É de competência da Secretaria levar ao munícipe um serviço de segurança mais organizado e mais atuante, alem de zelar pela segurança dos escolares em toda a rede de ensino do município em conjunto com os órgãos de segurança do Estado; coordenar os serviços de trânsito e executar a fiscalização do tráfego; coordenar, planejar e elaborar as operações de Defesa Civil e estabelecer estratégias de ações e informações junto às polícias civil, militar, federal e corpo de bombeiros, entre outras atividades afins.


• Prefeitura implanta mais sinalização de apoio às ciclofaixas

Em breve os ciclistas infratores começarão a ter suas bicicletas apreendidas

Continuando com a implantação das ciclofaixas nas ruas Thomaz Galhardo e Conceição, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Coordenadoria de Trânsito, completou na última quarta-feira, 12, mais uma etapa rumo à concretização do Projeto Cicloviário. Foram pintadas advertências de velocidade (“devagar”) na entrada da cidade, início da Avenida Thomaz Galhardo. No mesmo local foi colocado um redutor de velocidade (lombada) para que os veículos trafeguem lentamente, já que ali é um dos lugares mais complicados, aonde o ciclista que vem do trevo tem que atravessar a rua para seguir pela ciclofaixa.

Apreensão de bicicletas

De acordo com o coordenador de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba, Ronaldo Lopes, muito em breve os ciclistas que trafegarem na contramão ou desrespeitarem as leis, como por exemplo, o sinal obrigatório de parada, ou pedalar sobre a calçada, terão suas bicicletas definitivamente apreendidas. A Prefeitura espera que ante a punição o ciclista passe a respeitar as regras de uso das ciclofaixas, já que muitas pessoas continuam desobedecendo às orientações da Guarda Municipal e dos monitores do Clube de Ciclismo de Ubatuba.

Segundo Márcio Ferreira, o tráfego na contramão dentro das ciclofaixas diminuiu consideravelmente desde o começo do trabalho de conscientização que o Clube de Ciclismo vem fazendo com um centro de informações em pontos de grande movimento. Até esta sexta-feira, 14, os monitores continuam com o “pit stop” na Praça 13 de Maio; o local onde ficará a tenda na próxima semana deve ser definido em reunião entre a Coordenadoria de Trânsito e o Clube de Ciclismo de Ubatuba.


• Paixão de Cristo em Ubatuba promete emocionar diferentes públicos

O famoso espetáculo ubatubense que retrata a saga de Jesus Cristo na Terra, traz algumas inovações para 2006. Na Sexta-Feira Santa, dia 14, a partir das 21h, a Ilha dos Pescadores se transformará em cenário para a apresentação. Além da ênfase na cultura caiçara, a Paixão de Cristo, neste ano, traz também como novidade uma campanha do agasalho. Em uma parceria com o Fundo Social da Solidariedade da Prefeitura, haverá uma tenda próxima à ponte do Perequê-Açú, arrecadando os agasalhos, que serão doados a instituições de caridade do município.

A encenação começa com o nascimento de Jesus dentro de um barco, abaixo da ponte que liga o bairro Perequê-Açú ao Centro. Depois os atores passam por dois palcos que serão montados dentro da Ilha e a Via Crucis acontecerá nas ruas que circundam o Mercado de Peixe. A morte de Cristo acontecerá de forma tradicional, no alto do Morro da Prainha.

Mais de 30 profissionais, entre atores, produtores e técnicos estão envolvidos no espetáculo, que contará ainda com a presença de cerca de 200 figurantes. O ator Bado Todão, que representa o papel de Jesus Cristo desde 1989 e é também o produtor da peça, diz que a alternativa de executar a encenação na Ilha dos Pescadores é uma oportunidade de resgatar um pouco da cultura, tendo como cenário uma vila caiçara. “Eu acredito que a população local irá nos receber com muito carinho e, se eles permitirem, a Ilha pode se tornar um espaço definitivo para a apresentação”.

O prefeito Eduardo César disse que, além da identificação com a cultura caiçara, a mudança de cenário trará outros benefícios para o evento. “O fato de ser um local relativamente pequeno faz com que as pessoas possam assistir à peça com mais facilidade, sem ter que ficar se deslocando muito. Espero que a apresentação deste ano seja melhor que a do ano passado e que no ano que vem seja melhor ainda, porque continuaremos apoiando o evento sempre”.

As inscrições para a figuração da Paixão de Cristo estarão abertas até mesmo no dia do evento. Quem quiser participar desse belo espetáculo deve comparecer à Rua Dr. Esteves da Silva 268, em frente à Ordem dos Advogados do Brasil.

Encenação no Ipiranguinha

Os moradores da região oeste poderão prestigiar uma encenação da Paixão de Cristo no dia 13, quinta feira, a partir das 19h30. Este é o quarto ano da apresentação, que envolve toda a comunidade local, independente da religião. Os atores estarão presentes na missa da Igreja Nossa Senhora de Fátima. A encenação, que começa logo após, inicia-se na Praça Madre Sofia. Depois, os espectadores seguem em procissão a via sacra pela Rua da Cascata, finalizando na rua dos Pacíficos.

Semana Santa agitada na região sul

A comemoração da Semana Santa na Maranduba deve atrair não só os moradores de Ubatuba como muitos turistas. Na sexta-feira, 14, haverá uma encenação da Paixão de Cristo com atores da igreja católica do próprio bairro, a partir das 20 horas, na Praça de Eventos. Para animar o sábado de aleluia, a banda local D´Jahga se apresenta na Praça de Eventos. A festa acontece a partir das 20h, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Secretaria Municipal de Turismo e Comissão dos Moradores da Maranduba.

Cinema ao ar livre

A Fundart promoverá a exibição do filme “Paixão de Cristo”, em dois bairros da região sul. A produção de US$ 25 milhões, dirigida por Mel Gibson e assistida por cerca de 300 milhões de pessoas no mundo inteiro, será exibida na Praia da Maranduba e no Sertão da Quina, no Campo de Futebol. O primeiro bairro receberá o cinema itinerante no dia 13, quinta-feira, às 21 h. No Sertão da Quina, a exibição do filme acontecerá no dia 14, sexta-feira, também às 21 horas, ambos com entrada franca.


• Eduardo César recebe Diploma de Destaque em Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentado

O prefeito de Ubatuba foi um dos escolhidos em todo o Brasil para receber o Diploma de Destaque em Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentado, conferido pelo Instituto Ambiental Biosfera e Instituto Brasileiro de Estudos Especializados (Ibrae). Eduardo César vai receber o diploma na próxima quinta-feira, 20, às 16h em seu gabinete.

A escolha foi feita por um conselho formado por profissionais de todo o país e a premiação é concedida a empresas privadas, órgãos governamentais e personalidades brasileiras que se destacaram nacionalmente pelo apoio, incentivo ou estímulo à realização de programas e iniciativas de sucesso nas áreas de meio-ambiente, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. A premiação é conferida não por um projeto específico e sim pelo conjunto de ações empreendidas tendo como meta a melhoria da qualidade de vida dos empregados ou das comunidades, em âmbito local, regional ou nacional.

ONG - O Instituto Ambiental Biosfera é uma das mais tradicionais organizações não-governamentais brasileiras da área ambiental. A entidade foi criada no Rio de Janeiro em dezembro de 1989 e tem como objetivo principal a promoção, sob a óptica do desenvolvimento sustentável, de ações e iniciativas direcionadas à realização de programas, projetos, estudos, pesquisas e eventos nas áreas de meio ambiente, conservação florestal, ecoturismo e ecoesportes.


• Fiscalização realiza destruição de CDs e DVDs

A Gerência de Tributos Mobiliários da Prefeitura de Ubatuba informa que na próxima segunda-feira, 17, às 9h, será realizada a destruição de vários CDs e DVDs sem notas fiscais, apreendidos pela equipe de fiscalização e Guarda Municipal. A destruição é realizada abertamente para que a população tome conhecimento do fato, sem deixar dúvidas sobre o encaminhamento dos produtos após a apreensão.


• Marginal da Capitão Felipe começa a receber melhorias

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, começou as obras de urbanização da marginal da Avenida Capitão Felipe, no bairro do Itaguá. Há um mês o prefeito Eduardo César esteve reunido com os comerciantes locais para apresentar o projeto e ouvir as sugestões e críticas, já que a obra reflete diretamente em seus pontos comerciais. Desde então as obras estão em andamento, porém em ritmo desacelerado, já que grande parte do projeto ainda depende de aprovação de órgãos como Cetesb, DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e DPRN (Divisão de Proteção de Recursos Naturais) para a liberação da usina de asfalto. A posição da Secretaria de Obras foi iniciar as obras para agilizar o processo quando vierem os pareceres favoráveis dos referidos órgãos.

O projeto inclui a pavimentação da marginal da Avenida Capitão Felipe, no trecho entre a Rua Irene e o trevo da Praia Grande. A implantação de calçada e ciclofaixa, melhorando o trânsito local, também fazem parte do projeto. A intenção do prefeito Eduardo César é proporcionar um visual diferente e muito mais receptivo no local, que é uma das entradas da cidade. “Esse projeto tem um enfoque turístico, queremos melhorar essa que também é uma das entradas da cidade. O turista deve entrar em Ubatuba e ver limpeza, beleza e segurança”, disse o prefeito, que pretende fazer do Itaguá mais um “cartão de visita” de Ubatuba.

Mal-entendido

Na manhã desta quarta-feira, 12, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, João Paulo Rolim, esteve vistoriando as obras e conversando com os comerciantes do entorno da marginal que vai receber a urbanização. Para sua surpresa, alguns comerciantes estavam confundindo as obras da marginal com um boato que surgiu a respeito de um projeto que estaria tramitando na Câmara Municipal sobre mudança na Avenida Capitão Felipe, tornando-a uma rua de mão única. O secretário desconhecia tal projeto e ao buscar informações certificou-se de que o mesmo não existia. Foi simplesmente um boato espalhado que fez com que os comerciantes erroneamente pensassem que o projeto da Prefeitura incluísse a mudança de mão na Capitão Felipe. Consultado sobre o assunto, o secretário municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi Irineu, confirmou que o referido projeto não existe: “a oposição lançou notícias infundadas afim de tumultuar a opinião dos comerciantes”.


• Prefeito se reúne com moradores do Taquaral

O prefeito Eduardo César participou na segunda-feira, 10, de uma reunião com a comunidade do bairro do Taquaral para discussão de diversos temas. A reunião foi marcada por Joanilson dos Santos, presidente da Associação de Moradores do Taquaral e aconteceu no ginásio de esportes da E. M. José Simeão. Dezenas de moradores puderam, durante quatro horas, expor idéias e fazer perguntas sobre a situação do bairro ao prefeito, ao secretário de Arquitetura e Urbanismo, Rafael Ricardi Irineu, a aos assessores de Planejamento e Desenvolvimento Municipal, René Nakaya e de Assuntos Comunitários, Silvana Niel. O maior questionamento foi quanto a implantação de 144 casas da CDHU em área do bairro onde os moradores aguardavam a construção de uma área. Eduardo César esclareceu que mesmo com a vinda das casas a área de lazer será implantada e que outras melhorias estão chegando ao bairro, como a construção de dois novos consultórios no posto de saúde do bairro. “Sei que a chegada de novas casas precisa vir acompanhada da infra-estrutura necessária e vamos providenciá-la no tempo certo”, disse o prefeito.

O presidente da Associação de Moradores apresentou ao prefeito uma lista com 16 reivindicações feitas pelos moradores; o prefeito leu a lista durante a reunião e se comprometeu a estudar os pedidos e responder durante uma nova reunião que acontecerá no início de maio. Ao final o secretário de Arquitetura, Rafael Ricardi Irineu apresentou uma explanação sobre toda a área do bairro, onde por exemplo, estão localizadas as áreas de preservação, onde pode ser construídas indústrias, moradias, comércio e áreas de lazer.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.