13/09/2025  13h58
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Informática e Internet
15/04/2006 - 17h01
Golpes na compra on-line de pacotes turísticos
 
 
Em 2005 foram movimentados R$ 1,8 bilhão em compras de passagens aéreas pela Internet

Os feriados da Páscoa, de Tiradentes e do Dia do Trabalho estão movimentando o turismo brasileiro e a Internet vem se consolidando como um dos principais canais de negociações do setor, tanto para a compra de passagens aéreas, como para a aquisição de pacotes completos. Para auxiliar os consumidores que utilizam esta alternativa, o Movimento Internet Segura (MIS) sugere um conjunto de medidas para tornar a compra pela rede uma experiência sem qualquer tipo de susto.

Somente a compra de passagens aéreas pela Internet movimentou R$ 1,8 bilhão em 2005. O montante representa um crescimento de 80% em relação ao ano anterior. "Comprar pela Internet é sem dúvida, uma experiência segura e de praticidade para o cliente. No entanto, é importante que alguns cuidados básicos sejam tomados, sendo que muitos deles não são nada diferentes do que as ações de segurança replicadas do mundo real", comentam o consultor do Movimento Internet Segura, Gastão Mattos.

Segundo ele, a Internet esta sendo mais utilizada como forma de "materializar" a isca da fraude do que propriamente o meio para efetivar o crime. E isto não somente em relação a compras do setor de turismo. Por isso existem dicas básicas para qualquer transação e algumas específicas para assuntos relacionados a viagens. As principais são:

1) Proteja seu computador. Tenha instalado antivírus (de preferência atualizado automaticamente, porque nós temos a tendência de esquecer de fazer as atualizações manualmente), um firewall e um anti-spams.

2) Fique atento à barra de endereços de seu navegador. Verifique se o endereço digitado não mudou durante a navegação. Caso seja uma conexão segura (aquela conexão com endereços iniciados em https:// e com o cadeado ativado), clique no cadeado e verifique se a informação do certificado corresponde com o endereço na barra de endereços do navegador.

3)O fato de uma empresa, no caso um hotel ou uma pousada, ter um endereço na Internet não é prova de sua idoneidade e integridade. Confirme informações antes de fornecer dados pessoais ou se comprometer com qualquer reserva.

4) Prefira empresas que atuam sem restrições a meios de pagamento (cartões de credito, boletos etc.).

5) Caso o estabelecimento somente aceite depósito em conta, desconfie. Se além disso, os dados da conta de depósito não corresponderem aos da empresa, a desconfiança deve ser maior.

6) Para confirmar reservas com depósitos como descrito no item anterior, somente em casos onde a pessoa já procedeu desta forma e tudo deu certo, ou por indicação de pessoas de confiança que fizeram o mesmo e também não tiveram problemas.

7) Observe se o site da empresa a ser contratada apresenta claramente formas alternativas de contato (telefone de atendimento) para esclarecer dúvidas dos clientes.

8) Procure informações alternativas para estabelecimentos não conhecidos ou pouco tradicionais. No caso de hotéis, por exemplo, contate sem compromissos uma agencia de viagens para verificar a validade das informações apresentadas no site.

9) Não aceite ofertas de pacotes tentadores via e-mail. Eles são geralmente encaminhados por endereços falsos, com preços fora da realidade, prêmios instantâneos ou descontos especiais. Certifique-se sobre a procedência do e-mail e em caso de dúvida, contate a empresa através do atendimento on-line ou telefone fixo.

10) Não abrir, em hipótese alguma, anexos de e-mails vindos de desconhecidos ou mesmo de conhecidos mas com texto suspeito. Só clique em links se tiver certeza absoluta que o remetente lhe enviou um arquivo anexado. Nesse caso, aceite somente se o arquivo for um documento, planilha ou semelhante. Caso negativo apague imediatamente a mensagem. Nunca clique arquivos com extensão desconhecida. Na dúvida, apague.

Sobre o Movimento Internet Segura

O Movimento Internet Segura (MIS) foi criado em setembro de 2004 sob a coordenação da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net). A preocupação principal do MIS tem sido a de atuar na educação do usuário de Internet no sentido de evitar que as pessoas façam transações na rede de forma insegura caindo em golpes, ou que simplesmente deixem de fazer compras na rede acreditando que essa é uma prática insegura.

A iniciativa conta com a participação direta das empresas American Express, Banco do Brasil, E-Consulting, McAfee, Microsoft, Redecard, Serasa, Symantec, Visanet, Lojas Pernambucanas, Sack’s, Auto Z (portal do grupo DPaschoal), Rede de Bem Estar Social (*), Philips, Brasil Telecom e das lojas eletrônicas americanas.com, comprafacil.com.br, extra.com.br, livrariacultura.com.br, livrariasaraiva.com.br, magazineluiza.com.br, marisa.com.br, shoptime.com.br, siciliano.com.br, somlivre.com, submarino.com.br e tokstok.com, que participam do projeto Liquidaweb.

No endereço www.internetsegura.org, o internauta recebe informações didáticas sobre segurança e integridade na navegação pela Internet.

(*) A Rede de Bem Estar Social é uma entidade ligada ao Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo (Sincor-SP).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "INFORMÁTICA E INTERNET"Índice das publicações sobre "INFORMÁTICA E INTERNET"
26/01/2022 - 05h47 Agência Brasil explica o que são cookies
20/04/2021 - 06h28 Cyber segurança e os dados
11/02/2021 - 06h10 Dia da Internet Segura
03/08/2020 - 07h40 Brasil, o país do podcast
02/08/2020 - 06h25 Como evitar ataques cibernéticos em home office
27/06/2020 - 06h53 Como evitar ataques cibernéticos em home office
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.