13/09/2025  14h01
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Educação
22/04/2006 - 08h08
Alunos investem na prevenção à AIDS
 
 

A Escola Agrotécnica Federal (EAF) de São Cristóvão, em Sergipe, vem semeando na comunidade a semente do cuidado, da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST) e da Aids. Desde 2001, por meio de uma iniciativa da coordenação de arte, saúde e prevenção no campo, os alunos desenvolvem atividades artísticas (teatro, música, pintura etc.) relacionadas à prevenção, para divulgar o projeto entre os alunos. Saúde e Prevenção nas Escolas foi o nome escolhido para o programa.

"Não queríamos lecionar a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e Aids como todas as escolas fazem. Por isso, resolvemos inovar, buscar uma forma diferente de fazer a educação chegar aos nossos alunos", conta o diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional da escola, Alberto Aciole Bonfim.

"Virei uma espécie de agente comunitário", comenta o aluno Osmar Pereira de Souza, 20 anos. Com a experiência adquirida na escola, Osmar passou a fazer palestras sobre sexualidade e prevenção para os agricultores da comunidade onde vive - município de Esplanada, próximo a Feira de Santana (BA) -, além de orientar os cinco irmãos sobre o assunto.

"A disciplina dentro da escola é rigorosa, mas não podemos ignorar que muitos desses jovens já iniciaram a sua vida sexual. Em alguns casos, temos que fazer o papel de pais e conselheiros, pois a maioria dos alunos vem da zona rural, onde até a informação é precária", conta Alberto. Além da prevenção, a escola tem um programa de profilaxia e tratamento de DST eventualmente detectadas entre os alunos.

Histórico - Fundada há 80 anos, a escola hoje conta com 600 alunos - 250 em regime de internato - e forma técnicos em agroindústria, agricultura e zootecnia, para uma região de economia essencialmente rural. A escola produz cereais, hortifrutis, bovinos, suínos, aves e peixes, além de produtos lácteos e charcutaria (embutidos de carne).

Expansão - O programa de prevenção às DST/Aids da EAF de São Cristóvão para outras escolas agrícolas federais começou com a distribuição de folders e preservativos, oficinas e shows de MPB e performances teatrais em eventos culturais em escolas do interior do Brasil, junto à Secretaria de Saúde de Sergipe. Com isso, foi se disseminando a atividade entre alunos de outras escolas, que começaram a promover atividades semelhantes associadas à prevenção.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "EDUCAÇÃO"Índice das publicações sobre "EDUCAÇÃO"
30/12/2022 - 05h38 Férias escolares
12/12/2022 - 05h34 Quadrinhos, charges, poemas
09/12/2022 - 05h30 Cinco erros ao ensinar finanças aos filhos
07/12/2022 - 06h06 Alfabetização com letra de forma
23/11/2022 - 05h38 Museu reúne arte, ciência e tecnologia em Brasília
18/11/2022 - 05h57 Conheça as etapas de preparação para o Enem
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.