13/09/2025  13h50
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
27/04/2006 - 06h01
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Bicicletas estacionadas.

• Prefeitura inaugura ciclofaixas em Ubatuba

A inauguração acontece na Praça Cícero Gomes, na segunda-feira, a partir das 8 horas da manhã

A Prefeitura de Ubatuba vai inaugurar oficialmente as ciclofaixas das ruas Thomaz Galhardo e Conceição na próxima segunda-feira, 1, em uma festa que vai comemorar a iniciativa que vem transformando o trânsito local, tornando-o mais seguro e mais confortável, tanto para os ciclistas como para motoristas e pedestres. A partir das 8 horas a Praça Cícero Gomes (antiga praça da Emdurb) recebe uma equipe de recreação que vai divertir as crianças, enquanto o Clube de Ciclismo irá orientar sobre as regras que devem ser seguidas para o melhor aproveitamento dos benefícios trazidos pela implantação das ciclofaixas. A banda local Pracaniz anima a manhã de feriado, em um palanque montado na Praça, que fica próxima ao trevo de entrada da cidade. O prefeito Eduardo César vai prestigiar a festa e percorrer a ciclofaixa montado em uma bicicleta de seis lugares, acompanhado dos monitores do Clube de Ciclismo Ubatuba.

Seminário

Na programação de inauguração das ciclofaixas consta também o “Seminário Ciclo Litoral Norte”, que acontece na terça-feira, 2, das 8h às 17h no auditório da EM Presidente Tancredo Neves. O seminário tem o objetivo de divulgar o programa cicloviário de Ubatuba para as quatro cidades do Litoral Norte, já que todas elas enfrentam algum tipo de problema relacionado ao trânsito de bicicletas. “A intenção é buscar uma solução integrada para a região”, explica o chefe da Coordenadoria de Trânsito de Ubatuba, Ronaldo Lopes.

O seminário possui caráter técnico e tem como público alvo técnicos da região, órgãos gestores das rodovias estaduais e federais e órgãos regionais de segurança e fiscalização.

O Programa Cicloviário

O Programa Cicloviário de Ubatuba é um grande investimento da atual administração para disciplinar o trânsito de bicicletas. Composto por um sistema cicloviário desenvolvido a partir da infra-estrutura já existente para a circulação de bicicletas e de levantamentos realizados pela Coordenadoria de Trânsito, o Programa Cicloviário consiste não só em rede de ciclovias e ciclofaixas, mas também em sinalização viária e de identificação, além do sistema de bicicletários e paraciclos, bike-lanes e calçadas, que vão totalizar 35 km de infra-estrutura para circulação de bicicletas em Ubatuba. Somente as ciclofaixas das ruas Thomaz Galhardo e Conceição já somam 3km de estrutura para o ciclista. O restante abrange desde o trevo da Praia Grande até o trevo do Perequê-Açú.

Assessoria técnica

O Programa é resultado de um projeto desenvolvido pelo arquiteto urbanista Sérgio Bianco, usuário da bicicleta como meio de transporte, especialista em projetos cicloviários, coordenador do Grupo de Trabalho de Bicicletas da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e consultor do Ministério das Cidades. O projeto do arquiteto conta também com uma campanha de comunicação institucional que permite agregar valores aos ciclistas através de sua contribuição à mobilidade urbana e qualidade ambiental em relação à sociedade como um todo, para que a mesma enxergue positivamente os ganhos que significam para a cidade o uso da bicicleta como meio de transporte. Uma das premissas do projeto é a educação. Acredita-se que é necessário primeiro ensinar as leis de trânsito, respeitando a linguagem local, havendo assim uma mudança gradual, com paciência e persistência.

Um dos maiores índices de bicicleta por habitante

Hoje Ubatuba tem cerca de 70 mil bicicletas, segundo estimativas da Coordenadoria Municipal de Trânsito, sendo que a população da cidade, segundo o IBGE está em torno de 80 mil habitantes. “Cogita-se que Ubatuba tenha hoje um dos maiores índices de bicicleta por habitante do país”, afirma Ronaldo Lopes, chefe da Coordenadoria de Trânsito. As duas ruas onde foram implantadas as ciclofaixas figuram entre as de maior circulação de bicicletas em toda a cidade.

Programação do Seminário Ciclo Litoral Norte

08h00 – café da manhã

08h45 – abertura

09h15 – apresentação do Programa Cicloviário

09h45 – Secretaria de Saúde

10h05 – Secretaria de Educação

10h20 – Secretaria de Meio Ambiente

10h35 – Secretaria de Turismo

11h00 – Comunicação, publicidade e sinergias para agregar valor e cidadania

11h30 – Marcos Bicalho - superintendente da ANPT

12h00 – Pausa para almoço

14h00 – Augusto Valeri – Ministério das Cidades

14h30 – Mesa Redonda: a visão dos Governos Estadual e Federal em relação à mobilidade de bicicletas no Litoral Norte, a adequação da BR-101 ao uso da bicicleta, formas de financiamento e suporte técnico. Participação de Augusto Valeri, do Ministério das Cidades

16h00 – café

16h30 – Marcos Mazzaron – presidente da Federação Paulista de Ciclismo

16h45 – Sonia Maria B. Molina – Liga do Vale do Paraíba

17h00 – encerramento.


• Santa Casa de Ubatuba se prepara para tornar-se referência na região

O único hospital de Ubatuba irá ganhar, no próximo mês, uma nova ala com 30 leitos, área de isolamento e uma Unidade de Tratamento Intensivo

A Santa Casa de Ubatuba está passando por uma ampliação que fará com que ela se torne referência na região. No piso superior do edifício, está sendo construída uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com capacidade para dez leitos. Haverá também uma área de isolamento, para pacientes com doenças infecto-contagiosas e uma clínica médica com, aproximadamente, 30 leitos.

A obra, que é resultado de uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal, está sendo finalizada e tem previsão de inauguração para o final de maio. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está estudando a possibilidade de fazer também uma parceria com a iniciativa privada para equipar as novas instalações.

A diretora administrativa da Santa Casa, Quésia Kamimura afirma que essa ampliação é muito significativa para o município. “Atualmente, quando um paciente necessita de uma Unidade de Tratamento Intensivo, ele precisa se deslocar para outras cidades, como São José dos Campos ou Jacareí. As novas instalações da Santa Casa permitirão que tratamentos de média e alta complexidade sejam realizados aqui mesmo. Esse fator fará com que o hospital de Ubatuba se torne uma referência na região”.

Mudanças e reformas

Desde que assumiu a Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora dos Passos, no início de novembro de 2005, a Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com os governos estadual e federal, vem realizando reformas em todo o prédio e mudanças na estrutura de funcionamento do hospital.

Entre as diversas mudanças, a Sala de Urgência passou por uma completa reestruturação.

Onde antes havia apenas um leito, uma bomba de fusão e um cardioversor, foram instalados cinco novos conjuntos de equipamentos. O Secretário de Saúde, Marcos da Silveira Franco relata que quando aconteciam acidentes graves envolvendo mais de três pessoas, era comum perder pacientes. Além disso, toda a área do Pronto Socorro foi azulejada e reformada. Trocou-se o telhado e o piso e melhorou-se a iluminação. As mesas dos consultórios foram substituídas por de granito, que proporciona melhor higienização. A cozinha foi completamente reformada e os funcionários possuem agora um novo refeitório.


• Atletas de Ubatuba disputam o Oakley Junior Challenge

Os surfistas Hizunomê Bettero, Diego Santos, Wigolly Dantas e Matheus Toledo participam da terceira edição Oakley Junior Challenge, evento especial para atletas da nova geração, que será disputado em Ubatuba entre os dias 15 e 21 de maio. Os atletas foram escolhidos pela Oakley e Abrasp, levando em consideração os rankings brasileiro, Pro Júnior, bem como algum destaque individual. A competição será disputada em baterias com uma hora de duração, formada por quatro competidores e cada um podendo surfar até 15 ondas. Os atletas não são eliminados e têm o direito de entrar no mar quatro vezes; os campeões são os que somarem o maior número de pontos das três notas computadas em cada apresentação, sendo uma delas dobrada.

A diferença em relação ao evento do ano passado é a ausência da categoria feminina, porém, o espaço será preenchido pelos amadores com até 16 anos. Hizunomê Bettero, Diego Santos e Wigolly Dantas estão na categoria Sub 20, enquanto Matheus Toledo participa da Sub-16. Os finalistas da categoria principal dividem R$ 20 mil, enquanto os competidores da Sub-16 recebem R$ 10 mil.

O Oakley Junior Challenge será um torneio móvel, isso quer dizer que ele poderá ser feito em mais de uma praia, e entre as opções estão Félix, Itamambuca, Vermelha do Centro e Vermelha do Norte. O campeonato vai acontecer na praia que oferecer melhores condições. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e da AUS (Associação Ubatuba de Surf).


• Ubatuba recebe “peneira” de futebol em maio

O Pão de Açúcar Esporte Clube promoverá uma “peneira” para descobrir novos talentos do futebol em Ubatuba, no próximo dia 9 de maio. A peneira será realizada no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo e os jogadores devem ser nascidos entre os anos de 1990 e 1993. É necessário comparecer com calção, meia e chuteira e portar documento de identidade. O Pão de Açúcar trabalha com categorias de base e apóia o futebol profissional do Juventus.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.