13/09/2025  13h58
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
28/04/2006 - 14h04
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 


• Justiça decreta bloqueio de bens de ex-funcionário da Prefeitura

A liminar decreta também a indisponibilidade de bens do ex-prefeito Paulo Ramos e de seu ex-assessor de gabinete, Casemiro Galvão

A juíza da 1ª Vara Cível da Comarca de Ubatuba, Mônica Di Stasi concedeu na última quarta-feira, 26, liminar decretando a indisponibilidade dos bens do ex-servidor contratado em cargo de comissão na Secretaria de Meio Ambiente, Fabian Alberto Peres e também do ex-prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos de Oliveira e de seu assessor de gabinete, Casemiro Galvão. O valor do bloqueio de bens é de até R$ 58 mil para ressarcimento ao patrimônio público. No início deste mês a Prefeitura entrou com ação civil pública por improbidade administrativa baseada no inciso I, do artigo 37 da Constituição Federal, que versa sobre contratação de estrangeiros para cargo público. Fabian Peres é argentino e hoje exerce o cargo de assessor do vereador Jairo dos Santos na Câmara Municipal de Ubatuba.

Uma comissão sindicante formada pela Prefeitura coletou informações sobre o caso e concluiu que a referida contratação foi carregada de vícios, principalmente pela clara ofensa ao princípio da legalidade, já que na época foi desconsiderado o parecer da Secretaria de Assuntos Jurídicos que advertia sobre a ilegalidade de contratação de estrangeiros para cargos em comissão. Os responsáveis insistiram na contratação, gerando lesão aos cofres públicos, sendo que Fabian Peres não possuía a cidadania brasileira na data de sua nomeação.

Com a finalidade de restabelecer a moralidade administrativa e garantir o ressarcimento dos prejuízos causados ao patrimônio público, a Constituição Federal impõe a indisponibilidade dos bens daqueles que no exercício da função pública praticam atos de improbidade administrativa.


• Ubatuba lidera evento de conservação marinha no Dia da Terra

Diversos eventos no mundo todo foram realizados no dia 22 de abril para celebrar a vida no planeta. Em Ubatuba, além das atividades de mergulho em vários locais, organizadas em parceria com a Associação dos Operadores de Mergulho de Ubatuba (AOMU), o “Seja Mar no Dia da Terra” realizou também atividades em terra. As ações se concentraram nas praias da Sununga e Lázaro. Nesse dia, voluntários de mais de 70 países participaram do “VII Dive in to the Earth Day” através de ações locais para proteger e conservar o ambiente marinho. Para comemorar o “Dive in to Earth Day” – que no Brasil se realiza pela primeira vez - o evento ganhou 2 nomes: “Mergulhe no Dia da Terra” para as atividades de mergulho, e “Seja Mar no Dia da Terra” para as atividades que se desenvolveram nas praias. “Para quem trabalha com conservação marinha há tantos anos promovendo a conscientização do público, é muito gratificante ver como as diferentes instituições ao longo de toda a costa brasileira se mobilizaram rapidamente para prestar uma homenagem ao mar no Dia da Terra”, explica Mabel Augustowski, oceanógrafa-bióloga e Diretora do CEMAR. “De Pernambuco a Santa Catarina, passando pela Bahia e Rio de Janeiro, tivemos atividades que variaram entre coleta de lixo (nas praias e subaquático) a reimplantação de pólipos de coral reproduzidos em laboratório”, concluiu Mabel.

Resultados surpreendentes

As forças da natureza não podiam deixar de se fazer presentes nesta data: logo pela manhã, um forte vento noroeste deixou o mar de Ubatuba agitado e uma leve chuva caía, mas ao longo do dia as condições ficaram propícias para a festa. Entre os inúmeros presentes às praias, mais de 50 pessoas de diversas localidades e idades se inscreveram nas atividades previstas nas praias do Lázaro e Sununga e participaram ativamente da limpeza de praia e do Encontro Aberto de Disco e Skimboard em meio a muita música e alto astral.

A limpeza das praias foi organizada por representantes do Grupo de Voluntários do Greenpeace. Após recolher todo o lixo, resultados muito interessantes foram encontrados: o saldo geral é que essas praias, apesar do feriado, estão bastante limpas, a quantidade de lixo foi relativamente pequena – um fruto do trabalho e da conscientização dos moradores locais. Um recado para os fumantes: os materiais mais freqüentes foram aqueles oriundos de cigarros – principalmente bitucas e plásticos das embalagens – mas houve também a surpresa: uma dentadura.

Festa aquática

O encontro aberto de skimboard foi um sucesso e contou com a participação de 25 atletas de diversas idades. O Skimboard praticado na Sununga teve suas origens no Disco (também conhecido como Sonrisal), tradicionalmente feito em madeira pelos moradores locais – muitos deles filhos e netos de pescadores tradicionais. Já o Skimboard se assemelha a uma mini-prancha de surf com a qual se desliza em direção à onda. A Sununga é hoje o “Pipeline” dessas práticas e já reconhecida internacionalmente, devido a suas dimensões, sua declividade e à formação de suas ondas. Seus praticantes – assim como ocorre com as atividades de mergulho – são hoje multiplicadores do valor inestimável da preservação das nossas praias e do mar. No Lázaro, alguns pescadores e canoeiros da nova geração são também colaboradores do Projeto TAMAR.

As atividades de mergulho foram divididas entre as saídas ao mar feitas pelas operadoras Omnimare, Confraria do Mergulho e NDS e também com saídas para snorkeling com a operadora Bixodágua.com.br na praia do Lázaro. Compareceram aproximadamente 70 mergulhadores, que foram recebidos com uma preleção sobre as boas práticas ambientais para o mergulho. Já as saídas para snorkeling ficaram prejudicadas devido ao forte vento noroeste, mas os participantes e colaboradores se envolveram em atividades como a limpeza de praias, mostrando assim que o importante mesmo era fazer parte da festa e conscientizar o público sobre importância da conservação e limpeza das praias.

Os eventos “Seja Mar no Dia da Terra” e do “Mergulhe no Dia da Terra” foram organizados em Ubatuba graças a uma parceria com: Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação Cunhambebe (ACIA), contando com o apoio da Associação Ubatubense de Disco e Skimboard (AUSKIM), MilClean, Teamwork, Aquário de Ubatuba, , Hotel Canoeiro e Bar do Peres, Quiosque do Meio, Quiosque Belisco do Bidico, Quiosque do Joãozinho (Nara), Lanchonete Pantanal (Chaim) e Rose’s Bar.

A história do “Dive in”

O Dia da Terra é comemorado por 12.000 organizações, em 174 países, que organizam atividades como limpezas de praias, palestras sobre aquecimento global, campanhas de reciclagem, concursos, workshops, shows e outros eventos culturais que têm como objetivo comemorar e conscientizar as comunidades sobre a importância da preservação do Planeta Terra. O nome do evento, que significa “Mergulhe no Dia da Terra”, deve-se ao fato de que o movimento começou inicialmente voltado para as atividades de mergulho, mas hoje se desenvolve com as atividades mais variadas: mergulhos e snorkeling em nome da conservação, limpeza subaquática e de praias (‘clean-up’), concursos de fotos submarinas, workshops educativos, entre outras.

A data foi criada nos Estados Unidos em 1970, como parte de protestos contra a poluição, e passou a ser comemorada por outros países nos anos 90. No ano 2000, a ONG americana The Coral Reef Alliance (CORAL) iniciou uma campanha para conservar o mar no Dia da Terra, já que o mar ocupa mais de 70% do nosso Planeta. Atualmente, No Brasil, o evento organizado mundialmente pela CORAL tem como representante o CEMAR – Centro de Estudos para a Conservação Marinha, organização não governamental sediada em Ubatuba, SP e contou com o apoio da Revista Mergulho.


• Campeonato Fraldinha de Ubatuba começa em 6 de maio

O Campeonato Municipal de Futebol da Escolinha Rubens Salles, categoria Fraldinha, começa no próximo sábado, 6 de maio. A cerimônia de abertura será às 9 horas no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo, com desfile das equipes. A bola rola a partir das 10h, com a realização da primeira rodada. As demais rodadas do campeonato também terão as partidas acontecendo aos sábados sempre a partir das 10 horas. A disputa será em turno único, e o campeão será o time com o maior número de pontos após as nove rodadas. Confira os jogos da primeira rodada: 10h - Rei do Camarão X Marconi, Irmãos Ribeiro X Restaurante Baleia Branca; 11h - Ismael Comida Caseira X Varejão Santa Rita, Auto Posto Jija X Smidi Calçados; 12h Rossi Calçados X Mercado 24 horas.

Sub 18

A seleção sub 18 de Ubatuba continua os preparativos para disputar a fase regional dos Jogos da Juventude. Na fase pré-regional, Ubatuba venceu São Sebastião por 2 a 0 (gols de Harrisson e Hambúrguer) e Caraguá, na disputa direta pela vaga, por 3 a 0 (Marcio, Harrisson e Dodô). O técnico André Paulo acredita que a equipe pode chegar mais longe no torneio. “Enfrentaremos as equipes vencedoras das regiões de São José, Guará e Pinda, todas equipes fortes, mas sei que o time vai se esforçar para conquistar a vaga para a fase estadual”, disse o treinador.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.