13/09/2025  12h04
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
06/05/2006 - 06h00
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Foto extraída do site do programa Ídolos.

• Ubatuba está representada nas semifinais do programa “Ídolos”

O ubatubense Gabriel Chagas está entre os trinta semifinalistas do programa “Ídolos”, que é transmitido pelo SBT, às quartas e quintas-feiras. Gabriel, que está com 25 anos, canta, compõe e toca violão e conseguiu estar entre os trinta escolhidos pelos jurados, entre 12 mil inscritos em todo o Brasil. A mãe do candidato a ídolo, Maria de Lourdes Chagas, conta que Gabriel sempre gostou de música e canta desde muito menino, mas que com a surpresa de vê-lo na televisão ela ainda não se acostumou: “acho que ainda não pus os pés no chão. Ele foi com sua simplicidade e sua atitude, com tranqüilidade e mostrou que tem estilo, sem mudar seu jeito de ser”. Maria de Lourdes acredita que é justamente o estilo despojado de Gabriel que cativou os jurados do programa.

Gabriel já tocou e cantou em algumas bandas em Ubatuba, interpretando músicas ligadas a MPB, forró e reggae. Há algum tempo o participante do programa passou por sérios problemas de saúde e sua mãe acredita que seu bom desempenho no “Ídolos” deu forças e esperanças para o filho: “de uns tempos para cá ele amadureceu muito. Não tenho nem palavras para expressar a felicidade de ver o Gabriel levantando a auto-estima depois de passar por períodos tão difíceis”, conta emocionada Maria de Lourdes.

Gabriel está em um dos três grupos de dez candidatos que foram para as semifinais do programa.

Nesta semana três foram escolhidos entre o primeiro grupo de dez e na próxima semana Gabriel e mais nove candidatos concorrem a outras três vagas, que posteriormente somarão nove prováveis vencedores do concurso. O programa “Ídolos” vai ao ar às quartas-feiras às 21h45 e as quintas às 22h30. Nesta fase os telespectadores podem votar ao vivo em seus candidatos preferidos. Gabriel irá se apresentar nesta quarta-feira, 10, à partir das 21h45. A mãe coruja convida a população de Ubatuba a prestigiar o filho da terra.


• Prefeitura assina convênio para o Centro de Educação Infantil

Por meio de sua Secretaria de Educação, a Prefeitura de Ubatuba assinou nesta sexta-feira, 5, convênio com o Instituto Aryran de Desenvolvimento Humano, Cultura e Meio Ambiente para implantação do Projeto Tempo de Infância, desenvolvido especificamente para Ubatuba. Esteve em Ubatuba com a secretária municipal de Educação, Patrícia Veloso Pereira, a diretora executiva e educacional do Instituto Aryran, Professora Doutora Vera Melis, que assinou o convênio e explicou que a intenção é garantir os direitos da criança em Ubatuba. “O Instituto Aryran contribui com as prefeituras para uma educação de qualidade e com criatividade, para crianças da primeira infância (de 0 a 3 anos). Trazer este projeto para cá significa agradecer a cidade por compartilhar um sonho e contribuir para que Ubatuba tenha um novo olhar sobre a infância, mostrando para as outras cidades da região a importância desta faixa etária”, disse Vera.

O Projeto Tempo de Infância, que atenderá 400 crianças, está calcado nos quatro pilares estabelecidos pela UNESCO em suas Metas do Milênio para educação infantil: a criança, o professor, os espaços e a família. Tais pilares são complementares de forma a oferecer uma abordagem integrada nas atividades previstas no projeto. Serão realizados encontros com as famílias para estudo sobre o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança entre 0 e 3 anos de idade. Para a secretária Patrícia Pereira, “esse convênio vem ao encontro com os ideais da atual administração e foi assinado com pessoas de competência indiscutível e que já provaram seus trabalhos em vários municípios. Acredito que esta parceria vai mudar a história do atendimento às creches de Ubatuba”.

O Instituto Aryran

O Instituto tem como membros nomes renomados na área da Educação, como Francisco Eduardo Pereira Filho, Lucila Martinez, Roseli Morila B. dos Santos e Vera Melis, que vêm desenvolvendo projetos e programas sociais há mais de vinte anos no cenário nacional e internacional, dentro do contexto das organizações sociais. Estes membros criaram o Instituto Aryran em 2000 para congregar energia, esforços e inteligência ao poder público, visando contribuir para o enfrentamento dos desafios da sociedade brasileira. São planejados e realizados projetos nas áreas de educação, meio ambiente e desenvolvimento humano nos municípios brasileiros.


• Dengue: mais dois casos confirmados em Ubatuba

Ubatuba registrou mais dois casos autóctones de dengue nos últimos dias. Agora são oito casos confirmados, sendo dois importados e seis autóctones. O número de casos suspeitos aumentou para 103. Todas as pessoas infectadas são moradoras dos bairros Itaguá e Centro. Em vista disso, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, está realizando ações concentradas nesses dois bairros. No Itaguá, mais de quatro mil residências foram vistoriadas. A prefeitura já publicou um decreto que permite a entrada dos agentes nas casas fechadas que apresentam riscos.

No centro, a nebulização começou na sexta-feira, dia 5. A eficiência do veneno, aplicado por meio de uma bomba motorizada é de 80 a 90%. O coordenador do controle de vetores da Vigilância Sanitária, Neilton Nogueira, lembra à comunidade que a participação de todos é fundamental para vencer essa luta. “É importante que os donos das casas permitam a entrada dos agentes. No caso da nebulização, na hora da aplicação, nós pedimos para que a casa seja toda aberta, tirar roupas do varal, prender os bichos de estimação e cobrir coisas na cozinha. Depois, é preciso continuar atento, para que não hajam criadouros, inclusive nas calhas e caixas d’água. As pessoas contaminadas não correm risco, estão se recuperando bem, mas relatam uma terrível sensação de mal-estar em decorrência da doença”, finaliza Neilton.


• Equipe de judô representa Ubatuba em Paraibuna

No último sábado, 29, Ubatuba foi representada por 24 alunos da escolinha de judô da FUNDAC, liderados pelo professor Luiz C. Castilho Jr., o Tutinha, na cidade de Paraibuna. Eles participaram do Festival de Judô, realizado no Ginásio Municipal, com a presença de 8 cidades e aproximadamente 200 atletas. Os atletas ubatubenses ficaram em 5º lugar na soma geral dos pontos, premiados com um troféu. O próximo desafio será no próximo dia 7, na 2ª Etapa do Circuito Shiran de Judô, que será realizado na cidade de São Sebastião.

Na opinião do professor Tutinha, os alunos apresentaram uma boa performance. “Nossos alunos foram brilhantes quanto à garra, às técnicas e à determinação, sem contar com a experiência que adquiriram e o impacto sócio-educativo que receberam. Toda a equipe está de parabéns.” O professor Tutinha lembra ainda que qualquer cidadão pode participar desse projeto ao fazer a sua declaração do Imposto de Renda, podendo destinar 6% do valor a pagar ou a restituir ao FMDCA, Banco do Brasil - Ag. 2748-0, conta 8726-2. “Participe e forme o futuro cidadão e quem sabe futuros campeões, dando oportunidade àqueles que não podem ter. Assim, Ubatuba forma seu futuro e eleva o nome da cidade através do esporte”.

Os atletas de Ubatuba agradecem a FUNDAC, a Secretaria de Educação, Transporte da Prefeitura Municipal e a Associação Esportiva de Ubatuba e a todos as pessoas e comerciantes que apoiaram esta iniciativa.

Os atletas premiados foram:

Campeões

Matheus B. Moura
Gleison de Oliveira
Diego Cantinho
Walace Fernando
Daniel M de Castro
Ana Carolina
Cláudio Ulisses

Vice-campeões

Douglas G. Santos
Mateus do Rosário Silva
Bianca de Deus Silva
Maurício Junior
Gabriel S.Camargo
Domingos A.L.Vieira

3º lugares

Arthur D. Nunes
Lucas Damásio L. da Silva
Yuri D. Nunes
Alexander Vieira
Guilherme G. Santos
Cleber de Oliveira Santos
Maruan D. V.S.Marques
Antonio Pires P. de Campos
Luiz Felipe Matheus
Julian Matheus Miguel
Horacio Messias


• Atletas do Supino mostram sua força em Ubatuba

No último domingo, 30, o Ginásio de Esportes Tubão teve a presença de atletas do Brasil inteiro na I Copa de Supino Amigos do Tico Sapão. O nome do campeonato foi uma homenagem a Cláudio Rogério Alves Novaes, conhecido como Tico Sapão, que representou a cidade de Ubatuba. Sapão ainda tem esperanças para o Pan 2007: “continuo garantindo a minha vaga para o Pan 2007, no Rio”, diz Cláudio.

Apesar da competição ter iniciado às 13h30, os atletas compareceram ao Tubão às 10hs para a pesagem. A copa foi dividida em 5 categorias, que variam de acordo com o peso dos atletas. Mais de nove cidades e três estados estiveram presentes.

Os classificados foram Ba de Oliveira, de Caraguatatuba, que venceu na categoria 70 a 79kg, Cláudio Rogério, Sapão, de Ubatuba, que ganhou na categoria 80 a 89kg, Leandro Camponi, de Franca, que venceu na categoria 90, super pesados e o vice-campeão foi o Sapão. E Honório foi o campeão da categoria Máster, acima dos 36 anos.

Esteve presente na Copa o Presidente da CONFABRA, Confederação Brasileira dos Atletas de Força, Wolney Teixeira, o secretário municipal de Esportes, Bittencourt Júnior, o vereador Charles Medeiros e Ciro, da pousada Mar Azul. Também estavam lá os atletas Messias, campeão Sul Americano, Honório, campeão mundial entre outros que compareciam ao campeonato. O evento contou com o apoio da CONFABRA e da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba.


• I Rali Ubatuba Pura Aventura promete “levantar poeira” na cidade

As estradas de terra, asfalto e praias distantes de Ubatuba serão cenário para o “I Rali Ubatuba Pura Aventura”, que acontecerá nos dias 19 e 20 de maio. O evento está sendo promovido numa parceria entre a empresa "ben Kalechh Off Road" e a Prefeitura e marca o lançamento do projeto “Ubatuba Pura Aventura” da Secretaria de Turismo, que promoverá uma quinzena de esportes radicais durante o mês de julho. Segundo os produtores, serão, no mínimo, 60 e no máximo 96 veículos participantes. A pontuação dessa prova vale como currículo para o Rali dos Sertões e para outras competições de importância em nível nacional. A organização do evento está acontecendo desde dezembro do ano passado e promete movimentar o comércio e o turismo local.

O I Rali Ubatuba Pura Aventura é resultado de uma parceria da Prefeitura com a agência "ben Kalechh" que está operando o “Projeto Litoral Norte Off Road”, cujo objetivo é fomentar e desenvolver ações dos “fora de estrada” na região. O coordenador do evento, Itzac Ben Kalech e Almeida, explica que “off road” significa qualquer ação de aventura que aconteça fora da estrada, utilizando veículos que tenham tração nas quatro ou em duas rodas e isso inclui, além de jipes, carros comuns, motos e até bicicletas. Os eventos podem ser “indoor”, ações feitas em espaços limitados, ou “outdoor”, esportes, gincanas e provas que percorrem trilhas e estradas, preferencialmente dentro da natureza. “O que vale é o espírito off road, ou seja, reunir pessoas que têm em si a aventura fervendo nas veias. Nós estamos realizando esses encontros, visando a união e harmonia entre os quatro municípios do Litoral Norte de São Paulo.”

O ranking da prova valerá pela 3ª etapa da XIII Copa Sudeste (promovida pela Associação de Fora de Estrada - Asfe), que tem suma importância no contexto nacional. Ela vale também como 1ª etapa da IXª Copa Vale Raid (Regularidade absoluta em itinerário desconhecido) e como 1ª etapa da I Copa Litoral Norte. Para o final do mês de julho, dias 28, 29 e 30, dentro do projeto Ubatuba Pura Aventura, está programado o Master Ubatuba Off Road, que terá uma etapa do Campeonato de Rock Crawling e uma Gincana Rock Crawling Light para veículos 4x4 comuns.

A prova

As características naturais de Ubatuba proporcionam aos aventureiros “off road” (fora de estrada) uma prova de nível médio, que exigem mais técnica de regularidade do que esforço do veículo. Isso significa que o competidor tem um tempo exato para percorrer o trajeto e passar pelos pontos dentro do tempo estabelecido vencendo as condições naturais dos trechos. Três categorias poderão competir, sendo os “graduados” (somente para pilotos e navegadores federados), que já venceram em outras categorias e possuem veículos bem equipados; a categoria “turismo”, para participantes que já superaram a classe aberta e competem com menos equipamentos e tecnologia e finalmente, a categoria “aberta”, que é para principiantes que utilizam apenas equipamentos básicos, como o velocímetro do próprio carro. Serão 70 km de prova, para serem cumpridos entre 4 e 5 horas.

A competição é da modalidade RAID (regularidade absoluta em itinerário desconhecido) e quem quiser participar deve se inscrever pelo site www.copalinor.com.br que contém o Regulamento, ou no local da Largada Promocional, dia 19 a partir das 19h, em frente ao Restaurante RAIZES, na Praia do Itaguá - Centro.

Vantagens para a cidade

Itzac explica ainda que Ubatuba foi escolhida por todo o contexto que compõe o cenário turístico. Afirma que Ubatuba se destaca, além da beleza, pela organização do comércio, pela qualidade dos hotéis e restaurantes e pela administração da cidade, que está se dedicando ao desenvolvimento de um turismo de qualidade. “O nosso público é composto por pessoas de classe média/alta e alta. Qualquer veículo off road custa de 60 a 450 mil reais. Os competidores nunca vêm sozinhos e nunca ficam só para a competição. A nossa idéia, então, é movimentar a cidade, trazendo pessoas que saibam prestigiar a cidade, respeitar a natureza e proporcionar retorno positivo à economia de Ubatuba, gerando empregos e divulgando ainda mais a cidade. Estamos tomando todas as precauções para que esse seja o primeiro de muitos off roads”.

Uma das características interessantes da organização de um evento como esse é o princípio da responsabilidade social. Sempre que possível, a mão de obra contratada será de pessoas da própria cidade. Em Ubatuba, estão sendo convocados estagiários de turismo para ficarem nos Pontos de Controle (PC’s), anotando os veículos e os tempos realizados por cada um. Além disso, a equipe de apoio será formada também por pessoas da 3ª idade e jovens do ensino médio. Oficinas mecânicas da cidade prestarão assistência a veículos que possam vir a quebrar e funcionários da Samesp ficarão responsáveis pela prestação de socorro.

O Secretário de Turismo, Felipe Azevedo afirma que essa é mais uma ação inédita no sentido de fomentar o turismo na cidade. “É será a primeira vez que um evento desse porte é promovido na cidade. Estamos trazendo para Ubatuba um público selecionado. Com eventos como esse, nós colocamos Ubatuba no caminho da profissionalização do turismo”.

O I Rali Ubatuba, Pura Aventura possui o Certificado de Ecologicamente Correto, emitido pela Fundação Bem Viver. A parte técnica do evento está sendo realizada pela ASFE - Assoc. de Fora de Estrada e auditada pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP). As Polícias Rodoviária e Ambiental já emitiram ofício autorizando a realização da prova.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.