13/09/2025  10h57
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
18/05/2006 - 06h12
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 


• Instituições fechadas de Ubatuba não apresentam casos de tuberculose em 2006

O Programa de Controle de Tuberculose de Ubatuba, órgão ligado à Secretaria de Saúde, realizou, durante a semana do Dia Mundial de Combate da Tuberculose, de 20 a 24 de março, diversas atividades com o objetivo de mobilizar e sensibilizar segmentos da sociedade em relação à tuberculose. Foram realizadas buscas ativas em instituições fechadas do município, tais como: Lar Vicentino, Lar do Menor, Lar Avivalista, casas de recuperação, Cadeia Pública e Santa Casa. Nenhum caso de tuberculose foi identificado durante a busca ativa.

Foram interrogadas 400 pessoas e identificados 36 sintomáticos respiratórios. Foram coletadas 50 amostras de escarros, sendo 36 no ato da visita e 14 segundas amostras coletadas posteriormente. Numa parceria com a Secretaria de Educação, foram realizadas palestras com todos os diretores de escolas municipais, discutindo o papel da Sociedade na identificação de casos suspeitos e eliminação do preconceito.


• Prefeitura forma comissão para estudo do Estatuto dos Servidores

A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Administração instituiu uma Comissão Especial responsável pela organização, acompanhamento e avaliação para estudo do quadro de funcionários. Foram nomeados para compor a comissão os servidores Silvio Bonfiglioli Neto, George Friederich Augusto de Azevedo, Flávio Bellard Gomes, Clingel Antonio da Frota, Gilson Ferreira da Silva, Jair Antonio de Souza e Patrícia Gomes Veloso Pereira.

No último dia 2, a Comissão deliberou que, de imediato, serão iniciados os trabalhos para apreciação do atual Estatuto dos Servidores Públicos Municipais, sendo formada uma subcomissão, com participação de representante do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Ubatuba. Os trabalhos de avaliação do Estatuto tiveram início no dia 9 de maio, e estão sendo realizados de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 9h30, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento. De acordo com o prefeito Eduardo César, “precisamos de um quadro de funcionários motivados e satisfeitos, porque deles depende o bom atendimento à população da cidade”.

Pedido do vereador

Na sessão de Câmara Municipal da semana passada, o vereador Charles Medeiros usou a tribuna para solicitar junto a Prefeitura reajuste salarial e estudo do Plano de Carreira para os servidores públicos municipais. O prefeito Eduardo César lembrou que o reajuste será dado na data base da categoria, em setembro próximo. “O percentual ainda está sendo estudado junto aos setores competentes”, explica o prefeito. Com relação ao estudo do Estatuto, o prefeito diz que o mesmo já vem sendo feito pela comissão acima citada.


• Casa do Brinquedo inaugura sua unidade base

Um mundo em miniatura, todo montado de acordo com as características da realidade que cerca a criança ubatubense, compõe o cenário de fantasia da Casa do Brinquedo. E a unidade da Casa do Brinquedo instalada no Centro Materno-Infantil já atendeu mais de duas mil crianças

Ubatuba agora terá um espaço especial para a criançada, cheio de diversão e centenas de brinquedos. Dando continuidade ao projeto desenvolvido numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Fundo Social de Solidariedade do Estado e do Município, a Unidade Base da Casa do Brinquedo “A onda é brincar” será inaugurada no próximo dia 29 de maio, data em que é comemorado o Dia Internacional do Brincar.

Antes da inauguração, às 13h30, auxiliares de serviços infantis da rede municipal de ensino assistirão a uma conferência com a mestra em metodologia do ensino pela Unicamp, Adriana Friedmann. Ela falará sobre a importância do brincar na formação do indivíduo, numa palestra intitulada “Brincar – Linguagem da Criança”. Depois da conferência, às 16h30, cerca de 80 crianças inaugurarão a Casa do Brinquedo, numa solenidade onde estarão presentes diversas autoridades do Vale do Paraíba e região.

Um mundo em miniatura, todo montado de acordo com as peculiaridades e características da realidade que cerca a criança ubatubense compõe o cenário de fantasia da Casa do Brinquedo. Serão seis tendas temáticas, com centenas de objetos, diferentes tipos de brinquedos, capazes de encantar qualquer criança de 4 a 12 anos. Quitanda, consultório médico, casinha, bonecas, jogos de encaixes e regras, massa de modelar, bolas, cordas túneis, balanço e muito mais.

A princípio, a Unidade Base da Casa do Brinquedo funcionará durante dois dias da semana, sendo que um é livre e aberto ao público e no outro, os atendimentos serão feitos por meio de agendamento. Nos dias restantes, a Casa do Brinquedo continua em sua versão itinerante, visitando escolas do Camburi à Maranduba. “A criação da Casa do Brinquedo “A Onda é Brincar” nesta gestão, revela o nosso cuidado com o futuro cidadão. É tratando a criança com respeito, carinho e propiciando a ela seus direitos de criança é que teremos, no futuro, cidadãos conscientes e preparados para construir uma cidade justa e digna para todos os seus moradores”, enfatiza o prefeito Eduardo César.

Brincar é importante

A coordenadora do projeto, Renata Ramos Martins, afirma que esse projeto surgiu do reconhecimento da importância do brincar e das diversas circunstâncias que, muitas vezes, impedem que as crianças possam realizar essa atividade. “As crianças, hoje em dia têm sofrido privação do brincar, por uma série de fatores. Seja por falta de companhia, pela situação financeira ou pelo perigo das ruas. Os próprios pais e educadores banalizaram a brincadeira, dando preferência para o brincar pedagógico. Nós estamos criando um espaço voltado ao brincar espontâneo, garantindo um direito que está previsto, inclusive, no Estatuto da Criança e do Adolescente”.

Renata explica ainda que brincar para a criança tem uma função que extrapola a diversão. Segundo ela, a criança aprende a viver brincando. “A Casa do Brinquedo foi especialmente pensada e desenvolvida para que a criança aprenda a lidar com o mundo, a conviver, fazer amigos, saber emprestar, escolher, perder, esperar. Quando essas experiências são vividas na infância, o indivíduo se torna muito mais flexível, equilibrado, tem mais facilidade para lidar com as frustrações. Estudos mostram que parte da agressividade dos adolescentes tem relação com a frustração de não ter podido brincar durante a infância”.

A unidade base da Casa do Brinquedo fica na Rua Salvador Correa, 276. Para mais informações e agendamentos, ligue para: 3832-1608

Chega de choro

A Casa do Brinquedo mudou também a vida das crianças que aguardam atendimento no Centro Materno-Infantil. Numa parceria com a Secretaria de Saúde, uma “filial” do projeto foi instalada de forma fixa no local. No corredor do Centro Materno-Infantil, um ambiente totalmente transformado. Além da Casa do Brinquedo, as paredes foram todas pintadas com um cenário típico de Ubatuba. Os desenhos mostram belos cenários, muita natureza, crianças brincando na praia, pais e mães caiçaras, mulheres grávidas, bolas, pipas e pranchas. Desde janeiro, quando foi instalada no Centro, foram atendidas mais de duas mil crianças.

A pediatra responsável pelo Centro Materno-Infantil, Dra. Márcia de Carvalho Pinto, afirma que a nova ambientação mudou totalmente a rotina de trabalho. “Não se ouve mais choros desesperados de crianças que aguardavam impacientes o atendimento. Dá para perceber uma mudança até mesmo no comportamento das mães. A agressividade com a criança diminui, as mães observam, participam das brincadeiras. Esses fatores afetam diretamente no estado emocional das crianças. Elas entram no consultório mais alegres e confiantes.”


• Regional Norte realiza atividades bairro a bairro

Vários serviços de melhorias foram realizados em diversos bairros da região norte que passa a contar a partir de agora com atendimento na área da assistência social

A Prefeitura de Ubatuba, através da Administração Regional Norte, vem realizando uma série de melhorias em toda a região. A existência da sede no Puruba facilitou a proximidade da Prefeitura com os moradores de bairros mais distantes, viabilizando o maior atendimento às necessidades daquela região. Parte da Operação “Cidade Limpa”, cerca de vinte trabalhadores braçais estiveram desempenhando serviços de limpeza, como capina e roçada em vários bairros da região norte, entre eles, Ubatumirim, Estaleiro, Cambucá, Puruba, Félix, Fazenda da Caixa, Camburi, Prumirim, Morro do Tiagão e Recanto Itamambuca.

A Administração Regional Norte também realizou outras melhorias: no Sertão do Ubatumirim foram instaladas linhas de tubos; no Sertão do Puruba, linhas de tubos também foram colocadas e caixas de drenagem de águas pluviais foram construídas; no Prumirim foram realizados trabalhos de melhorias na entrada da igreja, além de doação de brita para efetuar parceria com a comunidade para manutenção de acessos, o que também foi realizado no Félix. No Estaleiro foi realizada limpeza do acesso que liga a praia ao antigo cemitério e do próprio cemitério, além de da limpeza geral do antigo caminho que liga o cemitério à estrada da Almada. Também foi reaberta a vala de drenagem, importantíssima para a manutenção do cemitério.

No Prumirim, com total apoio da Administração Regional Norte, aconteceu a confraternização das Associações da Região Norte, nos dias 12 e 13 de maio. As reformas e construções de abrigos para passageiros de ônibus ao longo do trecho de rodovia nos bairros é outro investimento da Administração Regional Norte em prol dos moradores de bairros distantes, que dependem do transporte público e até então não tinham onde esperar com comodidade e segurança. Para o prefeito Eduardo César “a atenção à Região Norte é uma importante premissa da atual administração. A descentralização dos atendimentos e das melhorias é essencial para o desenvolvimento do município como um todo”.

Assistência Social

Outra ação de extrema importância foi o início do atendimento de assistente social, no último dia 12. Todas as sextas-feiras haverá atendimento pré-agendado para analisar a situação das famílias e viabilizar o cadastro em programas como Bolsa Escola e Viva Leite, além da doação de cestas básicas. De acordo com a secretária de Assistência Social, Kátia Nunes, a assistência social descentralizada é uma proposta do governo Eduardo César que está se tornando realidade com o atendimento na região norte e em breve também na região sul.


• I Rali Ubatuba, Pura Aventura é adiado para os dias 02 e 03

O “I Rali Ubatuba, Pura Aventura”, que aconteceria nos dias 19 e 20 de maio, foi adiado por conta da onda de violência que assolou o estado de São Paulo nos últimos dias. Em compensação o evento, que acontecerá nos dias 02 e 03 de junho, ganhará um show do Mané Sagaz, uma banda de samba-rock que se apresentou no Domingão do Faustão há duas semanas e já está fazendo sucesso no Brasil. O público poderá assistir à largada promocional, que acontecerá no Itaguá das 20 às 23 h. Todos os jipes participantes estarão na Av. Leovigildo Dias Vieira, além de alguns carros antigos do Museu do Automóvel, que ficarão expostos em frente ao Shopping.

Na largada promocional, os jipes serão vistoriados pela “Associação dos Fora de Estrada” (Asfe). Depois, a Polícia Rodoviária fará a vistoria da documentação e a Samesp fará um “check-up” para saber se os participantes estão em condições físicas de correr. A entrega das planilhas acontecerá após um jantar no Restaurante Raízes.

O evento

O “I Rali Ubatuba, Pura Aventura” está sendo promovido numa parceria entre a empresa Ben Kalechh, de Caraguá e a Secretaria de Turismo, que promoverá uma quinzena de esportes radicais durante o mês de julho. O Rali é, então o primeiro evento desse projeto chamado “Ubatuba, Pura Aventura”. Segundo os produtores, serão, no mínimo, 60 e no máximo 96 veículos participantes. A pontuação dessa prova vale como currículo para o Rally dos Sertões e para diversas outras provas importantes em nível nacional. A organização do evento está acontecendo desde dezembro do ano passado e promete movimentar o comércio e o turismo local.

A empresa Ben Kalechh, de Caraguá, que está promovendo o “Projeto Litoral Norte Off Road”. O objetivo do projeto é fomentar e desenvolver ações dos “fora de estrada” na região. O coordenador do evento, Itzac Ben Kalech explica “off road” significa qualquer esporte de aventura que aconteça fora da estrada, utilizando veículos que tenham tração nas quatro ou em duas rodas e isso inclui, além de jipes, carros comuns, motos e até bicicletas. Os eventos podem ser “in door”, ações feitas em espaços limitados, ou “out door”, esportes, gincanas e provas que percorrem trilhas e estradas. “O que vale é o espírito off road, é reunir pessoas que têm em si o espírito de aventura. Nós estamos realizando esses encontros, visando a união e harmonia entre os quatro municípios.”.

A prova

As características naturais de Ubatuba proporcionam aos aventureiros “off road” (fora de estrada) uma prova de nível médio, que exigem mais técnica de regularidade do que esforço do veículo. Isso significa que o competidor tem um tempo exato para percorrer o trajeto e passar pelos pontos dentro do tempo estabelecido. Três categorias poderão competir, sendo os “graduados”, que já venceram em outras categorias e possuem veículos bem equipados, a categoria “turismo”, para participantes que já superaram a classe aberta e competem com menos equipamentos e tecnologia e finalmente, a categoria “aberta”, que é para principiantes que utilizam apenas equipamentos básicos, como o velocímetro do próprio carro. Serão 70 km de prova, para serem cumpridos entre 4 e 5 horas.

Para quem quiser participar, o ranking da prova valerá pela 3ª etapa da XIII Copa Sudeste (promovida pela Asfe), que tem suma importância no contexto nacional. Ela vale também como 1ª etapa da IXª Copa Vale Raid (Regularidade absoluta em itinerário desconhecido) e como 1ª etapa da I Copa Litoral Norte. As inscrições podem durante a largada promocional.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.