13/09/2025  10h56
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Região
19/05/2006 - 16h03
Agenda 21 – o que fazer?
Rui Alves Grilo
 

Um por todos
Todos por um
Agenda 21

O risco da dengue traz a baila a necessidade de cooperação de todos porque, ainda que você tome todas as precauções, poderá contrair a doença se não houver a cooperação de seus vizinhos. O mesmo acontece se você convive com fumantes que não respeitem o espaço de todos. A simples atitude individual não é garantia de solução dos problemas, daí a necessidade de um processo de conscientização e de participação de todos. Muitas vezes há a necessidade da coação da lei para evitar que as atitudes de alguns prejudiquem a todos.

Diz o ditado popular que “de boas intenções o inferno está cheio”. Se queremos um mundo melhor para todos, temos que lutar e planejar para que isso aconteça. Não dá para fazer tudo ao mesmo tempo e nem há recursos para tudo. Por isso é necessário identificar quais os maiores problemas que enfrentamos, quais seriam as soluções e se elas são possíveis a curto, médio ou a longo prazo.

Limitado pelo Oceano Atlântico e pela Serra do Mar, uma das mais belas paisagens do planeta, é cortada pela Rio-Santos, com quase 80% do seu território ocupado pelo Parque Estadual da Serra do Mar, que abriga a Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade. No entanto, o Litoral Norte vem sofrendo uma grande degradação ambiental devido ao crescimento desordenado que poderá comprometer a sua grande fonte de recursos: o turismo.

Preocupados com essa situação, o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte tomou a iniciativa de elaborar o projeto de uma Agenda 21 Regional, já que grande parte dos problemas são comuns: falta de tratamento da água, do esgoto e do lixo, a poluição das praias e das nascentes, a especulação imobiliária, o grande volume de turistas na alta temporada etc.

Isso não quer dizer que não haja pequenas coisas que cada um possa fazer para melhorar o espaço em que vive. Por exemplo: o óleo de fritura, quando jogado no esgoto causa o entupimento e a poluição; há experiências de moradores que conseguiram uma receita extra usando esse óleo para fazer sabão.

Quase sempre, a percepção de que o espaço melhorou a partir da mudança de atitudes individuais pode levar à ampliação do raio de ação e à percepção de que é necessário o estabelecimento de parcerias e de convencimento de parcelas cada vez maiores da população e das autoridades responsáveis.

Para atingir pessoas de todos os bairros, de diferentes ocupações e situações sócio-econômicas, a Agenda 21 fará oficinas de formação de multiplicadores nos quatro municípios. Um dos objetivos dessas oficinas é a descoberta de lideranças que deverão compor os conselhos municipais e o conselho regional, com a participação de representantes do governo e da população local.


Nota do Editor: Rui Alves Grilo é professor em Ubatuba (SP).
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "REGIÃO"Índice das publicações sobre "REGIÃO"
19/12/2022 - 06h29 Exposição de arte indígena contemporânea em Paraty
11/12/2022 - 05h52 Bloqueio para passagem de cabos na Tamoios
04/12/2022 - 05h27 Tamoios terá bloqueios momentâneos na segunda
26/11/2022 - 07h03 Programação infantil movimenta a Flip em Paraty
24/11/2022 - 06h06 Hoje tem bloqueio momentâneo na Tamoios
13/11/2022 - 05h46 Paraty terá programação gratuita na Pré-FLIP22
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.