13/09/2025  11h08
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
24/05/2006 - 06h03
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 
 
Divulgação 
  Curso de observação de pássaros, em Ubatuba.


• Curso de observação de pássaros é preparação para evento internacional

O evento Ubatuba Bird, que acontecerá em outubro, deverá atrair observadores de pássaros do mundo todo

Dias claros de outono, a natureza de Ubatuba esbanja beleza e diversidade. Uma característica da cidade, pouco conhecida pelo grande público, começa a ganhar evidência em um grupo diverso. Ubatuba é um dos melhores pontos de observação de pássaros do mundo, justamente por ser preservada e possuir uma grande biodiversidade. Durante o último final de semana, entre os dias 19 e 21, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente realizou um curso de Observação de Pássaros que reuniu 21 pessoas, entre monitores e guias de trilhas, fotógrafos, artistas, pessoas da terceira idade e donos de pousadas.

O curso começou na sexta-feira com uma aula teórica, ministrada pela bióloga Soraya Pieroni, falando sobre os aspectos biológicos das aves, incluindo informações sobre evolução, morfologia, taxionomia, hábitos e formas de identificação. No sábado e domingo, o grupo foi a campo, comandado pelo observador Paulo Boute. Os pontos escolhidos foram uma trilha e um ponto de atração no sítio de Jonas D’Abronzo, no Sertão da Folha Seca e o Parque Estadual da Ilha Anchieta.

Raridade

Ao longo do caminho, Boute foi explicando o que é um guia de observação e quais são as oportunidades no mercado de trabalho para esse profissional. Além disso, ele falou sobre o potencial turístico da avifauna de Ubatuba e sobre o impacto positivo do recente avistamento da Calyptura cristata para o turismo de Ubatuba. Embora esse fato pareça irrelevante para a maioria das pessoas, para os observadores de pássaros do mundo todo, pode significar uma grande realização. A ave foi avistada apenas duas vezes em 200 anos e já havia sido considerada extinta, quando foi vista pela terceira vez, depois de cem anos, em Ubatuba, pelo alemão Martin Schaeffer, no início deste ano.

A Calyptura está entre as 50 espécies mais raras do mundo. Segundo Carlos Rizzo, coordenador do Curso de Observação de Pássaros, não existe registro fotográfico ou sonoro da ave. "O sortudo que conseguir uma simples pose, terá um valor histórico, o primeiro a fotografar a ave pode vendê-la por uma boa bagatela em dólares". Até hoje, o pequeno pássaro, de penas amarelas, brancas, vermelhas e pretas só foi retratado por meio de ilustrações.

O aquarelista Franklin Espindola, de Ubatuba, fez um "retrato-falado" da Calyptura, partindo de informações dadas por Rizzo e por desenhos antigos da ave. O artista participou do curso e afirma que foi muito enriquecedor. Ele conta que foi uma surpresa para ele saber que muitas pessoas no mundo todo praticam a observação de pássaros. "Nunca imaginei que as pessoas se interessassem por isso, viajar o mundo para observar pássaros, tirar fotos, filmar... Eles têm equipamentos fabulosos, binóculos e máquinas fotográficas potentes. Nós temos a matéria prima, a biodiversidade, nossas espécies endêmicas e toda a nossa natureza que encanta a qualquer visitante".

"Ubatuba Bird", um evento internacional

Esse curso é uma preparação para o evento "Ubatuba Bird", uma semana de observação e contagem de pássaros que será promovido pela Prefeitura, e acontecerá em outubro. Este ano o evento terá um incremento muito maior na atração de turistas internacionais em busca da confirmação do avistamento da Calyptura cristata. A notícia do seu avistamento em Ubatuba deverá esquentar a temporada de observação de aves iniciada a partir de maio.

A Prefeitura Municipal, através da SMMA, deverá instalar torres de observação em diversos pontos do município para facilitar a procura da Calyptura cristata dado que ela é uma ave de topo das árvores e seu avistamento a partir do chão é quase impossível.

Este foi o primeiro dos cursos previstos que, até outubro deverá exigir uma atividade mensal do grupo de alunos. Estão incluídas palestras junto aos diversos setores do receptivo de Ubatuba, desde donos e funcionários de Hotéis e Pousadas, garçons, motoristas de táxis e vans inclusive com palestras junto às polícias locais no atendimento de emergências junto ao turista observador de aves.


• Evento marca início dos trabalhos do Plano Diretor Participativo

Mais de 300 pessoas compareceram para prestigiar o lançamento do Plano Diretor e conhecer as formar de participar

A Prefeitura de Ubatuba realizou na noite da última segunda-feira, 22, o evento que marcou o lançamento do Plano Diretor Participativo no município. De extrema importância, a cerimônia contou com cerca de 300 pessoas de norte a sul da cidade, que ouviram sobre a necessidade da participação efetiva de cada um para que o Plano Diretor reflita as vontades dos cidadãos ubatubenses e que possa, assim, transformar a cidade naquilo que a comunidade deseja.

Governo participativo

O prefeito Eduardo César, que se mostrou muito satisfeito com a presença maciça de representantes de vários setores da sociedade, falou sobre a necessidade de o Plano Diretor ser conduzido da forma mais democrática e transparente possível. "Com toda a comunidade envolvida poderemos trazer para Ubatuba o que tanto sonhamos que é o governo participativo. Esta soma de esforços fará com que alcancemos nosso objetivo que é Ubatuba com condições de crescimento em que todos possam viver bem", disse o prefeito que enfatizou que a participação popular é a tônica do Plano Diretor.

Base de gás e força própria

O arquiteto Renato Nunes, membro do Núcleo Gestor do Plano Diretor Participativo, falou sobre o momento especial que o Litoral Norte vive devido a instalação da base de gás em Caraguatatuba e da necessidade de se planejar o futuro de Ubatuba com a comunidade unida: "o público é parte integrante dos trabalhos que serão iniciados. O Plano Diretor tem o sentido de elevar a comunidade ao mesmo patamar de decisões do Legislativo e do Executivo. Nenhuma medida poderá ser tomada sem a participação explícita da população". Nunes enfatizou também a importância de a comunidade ter força própria e se reunir, independente de convocações oficiais. "O Plano Diretor estará centrado em desenvolver o turismo como força econômica, num grande pacote de desenvolvimento", finalizou o arquiteto.

Carta de intenções

A promotora Elaine Taborda frisou que estava ali como qualquer outra cidadã interessada em obter mais informações sobre o Plano Diretor e como participar do mesmo. Na sua avaliação o Plano Diretor é como uma carta de intenções onde todos reunidos dizem o que querem para o município: "chegou a hora de as pessoas dizerem quais são os seus anseios para o futuro de Ubatuba, qual rumo a cidade deve tomar, qual é a vocação econômica etc.". Elaine falou também sobre a necessidade de aproveitar o momento para reivindicar junto ao governo estadual (que possui vários projetos para o Litoral Norte) as contrapartidas das obras em favor do município de Ubatuba. "Somos a bola da vez para o governo estadual, a área de maior crescimento demográfico no Estado. O Plano Diretor é o instrumento certo para se obter a participação democrática nas decisões do futuro de Ubatuba".

Gestão democrática

José Nélio de Carvalho, ex-prefeito de Ubatuba e representante do governo federal, através do Ministério das Cidades, considera que o Plano Diretor Participativo é o ponto de partida para a obtenção da gestão democrática da coisa pública: "este é um exercício de cidadania. O modo de a comunidade fazer com que suas vontades sejam compatíveis com as do Estado e da União".

Vereadores pedem participação

Todos os quatro vereadores presentes no evento parabenizaram a Prefeitura e a comunidade por ter comparecido em massa ao salão da Igreja São Francisco, onde ocorreu o lançamento do Plano Diretor. Jairo dos Santos alertou aos presentes que é necessário que todos tenham consciência que o Plano Diretor Participativo vai nortear todo o planejamento da cidade. Luciana Machado lembrou que a participação é que traz o aprendizado. "Quanto mais participamos, mais aprendemos", disse a vereadora que falou também da coragem que teve o prefeito Eduardo César ao iniciar o projeto de congelamento de áreas irregulares, um ponto fundamental para o futuro de Ubatuba. Charles Medeiros voltou a tocar no assunto da instalação da base de gás e frisou que Ubatuba precisa estar preparada para o momento que o Litoral Norte está para enfrentar: "vocês não podem ter medo de ousar, devem defender seus interesses com unhas e dentes e brigar por suas idéias", disse o vereador ao público presente.

Conferências como base para o Plano Diretor

A nutricionista Mirna Aparecida Zucheratto e o superintendente da atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde, Érico Vasconcelos, apresentaram um panorama das conferências municipais de agricultura, pesca e abastecimento e de saúde, respectivamente. Ambas conferências servem de base para a elaboração do Plano Diretor Participativo, já que os resultados unem as necessidades e reivindicações da população nos setores relacionados.

Início dos trabalhos

O evento marcou o lançamento do Plano Diretor Participativo. Isso significa que as comunidades devem começar a se unir para discutir o que querem para seus bairros e levar estas necessidades ao Núcleo Gestor, uma forma democrática de decidir o futuro da cidade. Quem tiver sugestões já pode enviar para o e-mail planodiretor@ubatuba.sp.gov.br. Várias reuniões setoriais já foram marcadas e podem ser conferidas no site do plano diretor no endereço: www.ubatuba.com.br/planodiretor que estará funcionando a partir do próximo dia 30.

A mesa de autoridades do evento foi formada pelo arquiteto Renato Nunes; o engenheiro e secretário de Arquitetura e Planejamento Urbano, Rafael Ricardi Irineu; a promotora de Meio Ambiente, Elaine Taborda; representando o Ministério das Cidades, o ex-prefeito de Ubatuba, José Nélio de Carvalho; o vice-prefeito Domingos dos Santos, os vereadores Luciana Machado, Claudinho Gulli, Jairo dos Santos e Charles Medeiros, além do prefeito Eduardo César.


• Ações de combate à dengue apresentam resultados positivos

O número de casos confirmados de dengue não aumentou desde a última sexta-feira, dia 12. Ubatuba continua com 21 casos, sendo que um deles ainda é inconclusivo. O número de casos suspeitos, atualmente, é de 196. Desde que foram confirmados os dois primeiros casos autóctones da doença, no dia 24 de abril, a Prefeitura vem tomando medidas enérgicas no combate ao mosquito. As ações estão concentradas principalmente nos bairros mais atingidos. Dos 21 casos autóctones, 16 são do Itaguá e cinco do Centro.

Numa ação conjunta entre diversas secretarias municipais, o Departamento de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde está coordenando uma série de procedimentos emergenciais. Limpeza de terrenos, nebulização, campanhas audiovisuais de conscientização, treinamentos para profissionais da área da educação, reuniões com pais de alunos, mutirões de limpeza e visitas a casas são algumas das ações que podem ter contribuído para que os números não tenham aumentado.

Embora as notícias sejam boas, o superintendente de proteção à saúde, Neilton Nogueira alerta à população que as ações de prevenção precisam continuar. "Tudo indica que o vírus da dengue foi bloqueado e a situação está sob controle, mas nós não podemos afirmar que o risco de epidemia não existe mais. O problema da dengue está presente em nossas vidas, precisamos estar sempre atentos a essa questão, não permitir que haja criadouros em nossas casas. Volto a dizer que a única forma de prevenir é não permitir que o mosquito se desenvolva".

O prefeito Eduardo César reforça o pedido à população, dizendo que "a luta contra a dengue é uma obrigação de todos nós. A prefeitura está tomando todas as medidas cabíveis, mas se cada cidadão não fizer a sua parte no sentido de eliminar o mosquito, nossos esforços serão em vão".

Prevenir é a solução

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito, os chamados "criadouros". Para diminuir a incidência do mosquito, ou até mesmo, eliminá-lo, é importante não deixar água acumulada em nenhum recipiente. Até mesmo uma tampa de refrigerante pode servir de criadouro para o mosquito da dengue.

Confira algumas dicas e mantenha sua família protegida contra a dengue:

- Misture uma colher de chá de água sanitária com um litro de água e borrife nas plantas de sua casa. A mistura não faz mal às plantas e mata o mosquito da dengue. Mas preste atenção: esse tratamento deve ser feito uma vez por semana, senão, não resolve.

- Para as plantas que, geralmente, sobrevivem na água, uma boa solução é utilizar a gelatina vegetal. Ela é bastante durável e decorativa, encontrada em diversas cores.

- Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos. Outra boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos.

- O inimigo pode estar escondido acima do alcance dos olhos. Por isso, é bom sempre vistoriar e limpar calhas e lajes das casas. Mantenha as caixas d’água, poços, latões e filtros bem fechados.

- Lave bebedouros dos animais de estimação com escova ou bucha e troque a água todos os dias.

- Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, em local abrigado. Fure latas e pneus. Este último é um de seus lugares preferidos, por ser escuro e poroso, proporciona condições ideais para a postura de ovos.

- Mantenha seu quintal livre de copos descartáveis, tampinhas de garrafas e tudo o que possa acumular água. O lixo deve ficar o tempo todo fechado.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.