13/09/2025  11h08
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
31/05/2006 - 06h00
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 


• Centros de Educação Infantil de Ubatuba começam a funcionar dia 1º de junho

As creches Nativa Fernandes Faria, no Sertão da Quina, Irmã Sofia, no Ipiranguinha e a do bairro da Pedreira, em Ubatuba, passaram, nesta segunda-feira, 29, a treinar seus funcionários para operar em parceria com o Instituto Aryran de Desenvolvimento Humano, Cultura e Meio Ambiente. Os funcionários, que foram contratados pelo Instituto, passam por uma capacitação, que termina nesta quarta-feira, na Secretaria de Educação. A partir de agora as creches passam a ser conhecidas como CEI (Centro de Educação Infantil) e o início dos trabalhos está marcado para a próxima quinta-feira, dia 1.

O Instituto se incumbiu de selecionar os funcionários para trabalhar nessas creches, que antes contavam com funcionários eventuais. Todos os antigos funcionários preencheram currículos e foram entrevistados pela equipe do Instituto Aryran. “Alguns antigos eventuais foram contratados e já estão passando pelo treinamento. A intenção é ampliarmos a parceria com a abertura de novos CEI’s e futuramente outros antigos eventuais venham a ser contratados, já que passaram a fazer parte do banco de dados do Instituto”, disse a secretária de Educação, Patrícia Pereira.

As outras cinco unidades de creche continuam funcionando normalmente com funcionários efetivos. O Instituto Aryran implantará o Projeto Tempo de Infância, desenvolvido especificamente para Ubatuba, onde além das crianças haverá um trabalho especial com os pais e a comunidade.

Tempo de Infância

O Projeto Tempo de Infância, que atenderá aproximadamente 400 crianças, está calcado nos quatro pilares estabelecidos pela UNESCO em suas Metas do Milênio para educação infantil: a criança, o professor, os espaços e a família. Tais pilares são complementares de forma a oferecer uma abordagem integrada nas atividades previstas no projeto. Serão realizados encontros com as famílias para estudo sobre o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança entre 0 e 3 anos de idade.

O Instituto Aryran

O Instituto tem como membros nomes renomados na área da Educação, como Francisco Eduardo Pereira Filho, Lucila Martinez, Roseli Morila B. dos Santos e Vera Melis, que vêm desenvolvendo projetos e programas sociais há mais de vinte anos no cenário nacional e internacional, dentro do contexto das organizações sociais. Estes membros criaram o Instituto Aryran em 2000 para congregar energia, esforços e inteligência ao poder público, visando contribuir para o enfrentamento dos desafios da sociedade brasileira. São planejados e realizados projetos nas áreas de educação, meio ambiente e desenvolvimento humano em municípios brasileiros.


• Ubatubenses poderão adotar árvores no Dia do Meio Ambiente

No Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Elektro, promoverá no calçadão da Av. Dona Maria Alves uma ação voltada à arborização urbana. Serão distribuídas mil mudas de árvores adequadas para espaços urbanos. As pessoas que quiserem adotar uma árvore nesse dia receberão orientações sobre a forma e local corretos de se plantar. Será feito também um cadastro da muda, para saber o destino que será dado àquela árvore. Essa ação faz parte de um trabalho de conscientização e sensibilização.

Nesse mesmo evento, serão distribuídos folders explicativos sobre as atividades, funções e projetos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e dicas sobre como preservar o planeta. No estande, haverá também uma caixa para que os transeuntes dêem suas sugestões sobre como preservar e colaborar para a manutenção do meio ambiente.

Por que plantar uma árvore?

As árvores funcionam como um filtro que reduz o gás carbônico da atmosfera e, conseqüentemente, a poluição do ar. Elas ajudam a manter o clima mais fresco, amenizando a temperatura e oferecendo sombra. Além disso, as árvores diminuem o impacto das chuvas sobre o solo, evitando buracos e erosões. Para o ecossistema, elas servem de abrigo para as mais diversas espécies de insetos, répteis e aves. Por último, muitas delas produzem frutos e embelezam com suas flores o nosso meio ambiente.

Ao plantar uma muda pequenina, é preciso observar alguns aspectos para que a planta adulta não cause transtornos e precise ser retirada. Em primeiro lugar, é necessário escolher árvores de pequeno porte e raízes superficiais se desenvolvam sem causar prejuízo às calçadas, ruas, encanamentos e fiações. O plantio correto permitirá a coexistência com as redes aéreas e eficiência da iluminação pública. É preciso também observar a proximidade da árvore em relação à casa e aos muros, pois ela poderá causar rachaduras e interferências em futuras ampliações.


• Prefeitura atende 700 pessoas com o Projeto Ação Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba promoveu no sábado, 27, na Escola Municipal Tancredo Neves, o Projeto Ação Ubatuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba e o Poupatempo de São José dos Campos.

Durante todo o dia uma equipe de aproximadamente 60 pessoas, cuidou para que estudantes das escolas estaduais e pessoas cadastradas pela Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, pudessem obter carteiras de identidade, carteiras de trabalho e atestados de antecedentes criminais.

A equipe da Casa do Brinquedo montou suas tendas de atividades de lazer na quadra da escola e as crianças puderam se distrair, com diversas atividades de lazer. Na tarde de segunda-feira foi divulgado o balanço final do Projeto Ação Ubatuba: foram solicitadas 510 identidades, 200 carteiras de trabalho e 25 atestados de antecedentes. Edison Soler, coordenador do Projeto Ação Ubatuba, disse que todos ficaram satisfeitos. “A procura foi tanta que ultrapassamos a marca prevista de 500 identidades. Os usuários de Ubatuba aprovaram e o pessoal do Poupatempo ficou satisfeito com a estrutura montada pela Prefeitura de Ubatuba”, disse Edison.


• Prefeitura capacita fiscais para atuação em campo

A Prefeitura de Ubatuba, através do Procon, proporcionou a dois funcionários um curso de fiscalização no Procon de São Paulo, com o qual a Prefeitura mantém convênio, para que comece a haver atuação em campo. Henrique Zwibelberg, coordenador do Procon de Ubatuba, explica que até então não havia atuação nas ruas por falta de fiscais devidamente qualificados e que a partir de agora começa uma vistoria em toda a cidade.

Renata Santiago e Leogilson Celino foram formados fiscais federais e percorrerão todo o comércio abrangido pelo Código de Defesa do Consumidor, realizando uma fiscalização geral nos produtos, avaliando a qualidade e os padrões exigidos. “Haverá uma melhora significativa com um comércio mais correto em Ubatuba”, disse Henrique.


• Ubatuba terá palestra sobre Acessibilidade

A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Ubatuba e o Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência (CMPAPPD), promovem no próximo dia 5 de junho a palestra “Acessibilidade: você também tem compromisso".

Ministrada por Célia Leão,deputada estadual e autora da lei nº 11.263, de novembro de 2002, que dispõe sobre critérios para implementação de acessibilidade no estado de São Paulo, a palestra mostrará que toda a população, e não apenas o portador de deficiência, deve atentar à questão da acessibilidade.

Yara Regina de Camargos, presidente do CMPAPPD, acredita que muitas barreiras ainda precisam ser quebradas. “Não apenas os obstáculos físicos precisam ser removidos, mas todas as barreiras que impeçam os deficientes devem ser eliminadas”, disse Yara.

A presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência lembrou que existe uma campanha onde todos podem se informar sobre o tema. “Recentemente foi lançada uma campanha para que a população se informe sobre acessibilidade, com o tema “Acessibilidade: Siga essa idéia!”. Basta acessar o site www.sigaessaideia.org.br ou acessibilidade.sigaessaideia.org.br e obter todas as informações”, finalizou Yara.

A palestra “Acessibilidade: você também tem compromisso ", acontecerá na Associação Comercial e Industrial de Ubatuba, na próxima segunda-feira, 5 de junho às 19h.


• Prefeitura de Ubatuba inaugura unidade base da Casa do Brinquedo

Próximo desafio é uma unidade na Santa Casa

A Prefeitura Municipal de Ubatuba inaugurou, na última segunda-feira, 29, com muita festa, a unidade base da Casa do Brinquedo, no centro da cidade. Dezenas de convidados, entre eles, a primeira-dama de São Sebastião, Rosa Maria Mota, compareceram para prestigiar a parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria Municipal de Educação. No lado externo da casa, localizada na rua Salvador Correia, foram montadas tendas temáticas, com brinquedos para crianças de 4 a 12 anos. Antes da inauguração oficial, dezenas de crianças já brincavam no espaço a elas destinado, se divertindo com jogos, casinha de bonecas, bolas e centenas de outros brinquedos.

Os convidados puderam assistir a um vídeo, onde foi mostrado o dia-a-dia da Casa do Brinquedo Itinerante. A coordenadora do projeto, Renata Ramos Martins, emocionada, lembrou que a Casa do Brinquedo foi um sonho conquistado em etapas. “Fomos desenvolvendo a idéia passo a passo até chegar à realização desse sonho, que é a unidade base da Casa do Brinquedo, onde a criança não apenas brinca, mas sim, aprende a brincar”, disse Renata.

Segundo Patrícia Pereira, secretária de Educação, uma grande equipe se mobilizou para que esse projeto chegasse até aqui. O prefeito Eduardo César tem muitos sonhos e mobiliza todas as forças até concretizá-los”. A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise César, aproveitou para anunciar o próximo passo do projeto. “Nossa meta agora é a implantação de uma unidade da Casa do Brinquedo na Santa Casa”. Para a primeira-dama de São Sebastião, Rosa Maria Mota, valeu a visita. “Temos a idéia de montar uma Casa do Brinquedo em São Sebastião e saímos daqui com ótimas referências”, comentou.

O prefeito Eduardo César encerrou a série de pronunciamentos: “Podemos ver que o trabalho aqui foi feito com amor. Em cada canto da Casa do Brinquedo podemos ver o coração e a dedicação da equipe que possibilitou a conclusão de mais uma obra dessa administração”, comentou o prefeito.

Em seguida, Renata Martins acompanhou os convidados em uma visita a área interna da Casa dos Brinquedos, onde foi descerrada a placa de inauguração e servido um coquetel.

Funcionamento

A Unidade Base da Casa do Brinquedo funcionará as segundas-feiras para atendimento ao público em quatro horários, das 8 às 9:30h, das 10 às 11:30h, das 13:30 às 15h e das 15:30 às 17h; nas quartas-feiras o atendimento será direcionado para turmas de colégios municipais, estaduais e particulares, bem como entidades e ongs, mediante agendamento.

Nos demais dias o projeto segue com suas atividades itinerantes, levando a diversão aos bairros de Ubatuba.

A unidade base da Casa do Brinquedo fica na Rua Salvador Correa, 276. Mais informações e agendamentos, pelo telefone 3832-1608.


• Justiça dá sentença favorável à Prefeitura com relação à Praça Bip

A Juíza Mônica Di Stasi julgou improcedente a ação popular que culminou na proibição de obras no local

A Prefeitura de Ubatuba obteve sentença favorável da Justiça na ação popular que proibiu a continuidade das obras na Praça Bip. A juíza da 1ª Vara da Comarca de Ubatuba, Mônica Di Stasi, julgou improcedente a ação movida em 2002, que alegava que a finalidade do local era servir exclusivamente como área verde. Porém, a Prefeitura, por meio do decreto municipal 3937/02, definiu que a Praça Bip seria usada para exposições, eventos, feiras e atividades correlatas. A decisão da juíza, que entendeu que a Prefeitura pode utilizar o espaço como determina o decreto, foi publicada no Diário Oficial no último dia 22. A Prefeitura vai iniciar a pintura do local, mas para dar continuidade às demais obras de melhorias, é necessário aguardar a confirmação da sentença pelo Tribunal de Justiça.

Incentivo ao produtor local

O prefeito Eduardo César pretende realizar todas as melhorias necessárias para fazer da Praça Bip um espaço ideal para a comercialização dos produtos agrícolas. Para isso, é intenção da Prefeitura que haja a manutenção completa da praça, que hoje se encontra em situação ruim, com infiltrações, estrutura abalada, problemas nos banheiros e na cobertura, além da necessidade de uma nova pintura e construção de um telhado para proteger das chuvas os locais descobertos.

Para a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, a decisão da Justiça é um fator importante e positivo para poder haver a implantação das melhorias que incentivarão o comércio dos produtos locais. “A feira deve ter uma configuração de ordenamento, com a estrutura que a feira livre merece”, disse a secretária. Quanto à cobertura ali existente, segundo a gerente de abastecimento da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Mirna Zucheratto, ela favorece o escoamento da produção local, garantindo para a população alimentos mais saudáveis e baratos.

Segundo o prefeito Eduardo César, a Justiça se fez valer, com uma decisão que vai favorecer não só a classe que trabalha diretamente com o comércio de produtos agrícolas, mas todos os munícipes e turistas que encontrarão na Praça Bip um local ideal para realizarem suas compras com segurança e conforto.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.