13/09/2025  09h32
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
01/06/2006 - 08h04
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 
Divulgação 

• Guarda Municipal de Ubatuba completa doze anos

O prefeito Eduardo César e vários secretários municipais estiveram na cerimônia para parabenizar a corporação

A Prefeitura de Ubatuba, juntamente com a Guarda Municipal, realizou uma cerimônia, nesta quarta-feira, 31, para comemorar os doze anos da corporação. Esteve presente todo o efetivo da Guarda Municipal, além de representantes de todas as outras instituições que zelam pela segurança dos munícipes de Ubatuba e que foram ao salão da Igreja São Francisco parabenizar e compartilhar da festa da corporação.

Além da presença do prefeito Eduardo César, que com satisfação congratulou os colegas da Guarda Municipal de Ubatuba, a mesa de autoridades foi formada pelo secretário municipal de Segurança Pública, Andrade Henrique, os vereadores Claudinho Gulli e Jairo dos Santos e por membros do Corpo de Bombeiros, e das polícias Civil, Militar, Ambiental e Rodoviária. O presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), Mohamad Ramadan El Ali também compôs a mesa, além do Frei Aldo Pietrobom, pároco da cidade.

Cumprimentos e elogios

Todos os que fizeram uso da palavra elogiaram a atuação da Guarda Municipal de Ubatuba nesses doze anos de história. A integração com os demais órgãos de segurança foi um dos aspectos mais exaltados, considerada como principal ingrediente na fórmula que faz de Ubatuba uma das cidades com menor índice de criminalidade na região.

O prefeito Eduardo César, que acompanhou de perto a evolução da Guarda Municipal, desde sua criação, falou sobre o amadurecimento da mesma e das melhorias que pretende viabilizar ainda este ano para a corporação: viaturas, motos, fardas, coletes e rádios, além do Plano de Carreira e Estatuto. “A Guarda nunca teve o espaço devido, mas acredito que agora, por vontade da equipe de governo e por reivindicação da própria corporação, conseguiremos a construção de um novo quartel para estas pessoas tão solícitas, sérias e dispostas a ajudar. É um orgulho para o nosso governo termos esta Guarda Municipal que é tão útil para a sociedade”, acrescentou o prefeito.

O delegado titular de Ubatuba, Dr. Fausto Moro Cardoso parabenizou a Guarda pelo ótimo serviço e pela dignidade e competência no auxílio à segurança pública. “Continuem com este ânimo, o maior beneficiário é a população de Ubatuba”, disse o delegado. Os outros quatro representantes das polícias (Sargento Gama – Corpo de Bombeiros; PM Ivo – 3º Batalhão da Polícia Militar de Ubatuba; Tenente Alexandre – Polícia Ambiental e Inspetor D’ângelo – Polícia Rodoviária) falaram do entrosamento entre as corporações, frisando o desempenho dos homens e mulheres que compõem a Guarda Municipal de Ubatuba. O comandante da Guarda, Tenente Carvalho, falou emocionado sobre a dedicação dos integrantes da instituição que aniversariou nesta quarta-feira. “A Guarda Municipal é uma defensora fiel do patrimônio de Ubatuba e trabalha salvando vidas mesmo sabendo que a própria vida está em perigo”, disse o comandante.

Amiga, protetora e aliada

A Guarda Municipal de Ubatuba (GMU) foi criada em 31 de maio de 1994, pela Lei Municipal 1369, com a missão de proteger os próprios municipais, seus bens e serviços. Em Ubatuba, a GMU faz parte do complexo de Segurança Pública Municipal, prestando diuturnamente apoio aos órgãos públicos encarregados da segurança em todo o território de Ubatuba. Atualmente a corporação conta com 44 guardas municipais masculinos e 15 femininos, além de dois integrantes da Polícia Militar inativos e que exercem a função de comando.

A GMU, atualmente instalada no bairro do Perequê-Açú, é uniformizada e aparelhada com armamento tipo pistola 380, revólveres calibre 38, coletes balísticos e rádios comunicadores. Atuam com uma frota de três viaturas de pequeno porte e dez motocicletas. Nesses doze anos de existência acompanhando a evolução dos anseios da comunidade e tendo por lema “amiga, protetora e aliada”, a Guarda Municipal de Ubatuba vem a cada dia integrando-se mais à malha de segurança da sociedade.


• Artigo Quinto toca no Calçadão nesta sexta-feira

O Grupo Artigo Quinto, formado por integrantes da Banda Lira Padre Anchieta, fará uma apresentação acústica no calçadão, em frente ao Fórum e ao Museu Washington Oliveira, nesta sexta, dia 2, a partir das 16 horas. No repertório, estão cantigas de roda, ciranda e MPB, arranjados para três clarinetas, sax, flauta e baixo. A apresentação faz parte do projeto “Som da Tarde”, da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), em que diversos grupos se apresentarão às tardes de sexta-feira, sempre que houver tempo bom, em frente ao Museu, na praça Nóbrega.

A idéia é levar a boa música a um público mais amplo e atrair novos alunos para os cursos de música da Fundação. Outra oportunidade de conhecer o Artigo Quinto será no sábado, dia 3, na Praça Exaltação à Santa Cruz, às 20h30. O grupo ainda fará um recital pedagógico na escola municipal Ernesmar de Oliveira, na praia Dura, somente para alunos.


• Prefeito Eduardo César recebe prêmio em Balneário Camboriú

O programa de congelamento de áreas irregulares foi novamente premiado em evento de porte nacional

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, esteve no último final de semana (26 a 28 de maio) em Balneário Camboriú (SC), onde recebeu o Prêmio Êxito Administrativo, considerado um diferencial para o mandato de qualquer prefeito. O prêmio foi entregue em reconhecimento aos trabalhos prestados frente à administração pública, no Encontro Nacional de Prefeitos. Eduardo César foi homenageado na categoria “Chico Mendes” (Ecologia e Desenvolvimento Sustentado), devido, especialmente à implantação do programa de congelamento de áreas irregulares.

O evento contou com cerca de duzentas pessoas, com 150 prefeitos de todo o Brasil, que de alguma forma se destacaram e fizeram a diferença na administração pública de sua cidade. O Prêmio Êxito Administrativo foi o segundo reconhecimento público e nacional pelo programa de congelamento de áreas irregulares implantado pelo prefeito Eduardo César. No mês anterior o prefeito de Ubatuba esteve no Rio de Janeiro, onde foi homenageado com o Diploma de Destaque em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, prêmio oferecido pela Ong Biosfera e o Instituto Brasileiro de Estudos Especializados (Ibrae) pelo mesmo motivo: os bons resultados advindos do programa de congelamento. “Fui muito bem recebido e fiquei extremamente feliz por poder ter participado de um evento grandioso com a presença de administradores de todo o Brasil. Este prêmio reflete o esforço da nossa administração em fazer de Ubatuba um lugar ainda melhor para se viver”, disse o prefeito Eduardo César.


• Prefeito se reúne com comunidade da Vila Mariana Teixeira

O prefeito Eduardo César esteve reunido com a comunidade da Vila Mariana Teixeira, no bairro Lagoinha, na última segunda feira, dia 29. O encontro foi pedido por um grupo de cerca de 30 moradores que está se organizando para formar uma associação. Além do prefeito, estiveram presentes, representando a Prefeitura, o Secretário de Obras, João Paulo Rolim e a Assessora de Desenvolvimento de Assuntos Comunitários, Silvana Niel.

Os moradores fizeram diversas reivindicações, entre elas, a pavimentação e manutenção das vias públicas, a construção de uma área de lazer com quadra de esportes e pista de malha, o desassoreamento do Rio Lagoinha, que transborda em época de chuvas intensas, alagando o bairro.

A princípio, a Prefeitura comprometeu-se a pavimentar a rua principal com bloquetes. Uma nova reunião será marcada ainda para este mês para estudar a possibilidade de estender pavimentação para todas as ruas da Vila, com a ajuda da comunidade. Nessa oportunidade, será apresentado também um projeto para a construção da quadra. Em relação ao desassoreamento do rio, a Prefeitura se comprometeu a entrar com um processo de licenciamento junto aos órgãos competentes, nas esferas estadual e federal.

O prefeito Eduardo César afirmou ter ficado feliz com a receptividade das pessoas e com a intenção que eles têm de se organizar como associação. “É uma honra para mim poder ir pessoalmente a reuniões com as comunidades, que estão se fortalecendo a cada dia e percebendo o ideal da política participativa. Somente assim, unindo forças, que nós conseguiremos transformar Ubatuba na cidade que sonhamos”.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.