13/11/2025  23h44
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
02/06/2006 - 06h19
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 


• Ubatuba realiza Semana do Meio Ambiente cheia de atrações

A Semana do Meio Ambiente, em Ubatuba, será repleta de eventos, que estão sendo realizados por meio da união de mais de 20 entidades e ong´s envolvidas com a preservação dos recursos naturais no município. O evento conta também com o apoio da Prefeitura e com a parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação. A pré-abertura do evento aconteceu de 29 a 31 de maio, com um seminário intitulado "I Seminário sobre Políticas Públicas, Alternativas de Desenvolvimento e Participação Social no Litoral". A programação da Semana do Meio Ambiente se estenderá até o dia 10 de junho, nos mais variados lugares da cidade, desde escolas e universidade, até Fundação de Arte e Cultura, Ilha Anchieta, Núcleo Picinguaba, Aquário, Cais, praias e outros lugares.

Diversas atividades relacionadas ao tema estão previstas para esta semana, entre seminários, apresentações culturais, palestras, mesas redondas, workshops, mutirões, mergulhos e limpezas submarinas. O objetivo maior do evento é sensibilizar e informar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente. Segundo a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Gil, um fator interessante é a união de tantas entidades em torno de um mesmo objetivo. “Nossa intenção é que essa corrente cresça a cada dia e que as pessoas vejam o meio ambiente com outros olhos, percebendo a necessidade de mudar hábitos e rever conceitos".

Os principais assuntos da atualidade serão abordados nas atividades da Semana do Meio Ambiente: a preservação do jundu, a coleta seletiva de lixo, o problema do lixo no mar, o reaproveitamento de cascas de frutas e legumes serão algumas das questões abordadas na teoria e na prática. "Educação e informação são fatores fundamentais para que a mudança aconteça", afirma Cristiane. É por isso que a Semana do Meio Ambiente envolverá professores em discussões e palestras que os capacitarão para passar conhecimentos aos seus alunos. Por outro lado, estamos enfocando também a população que não freqüenta as escolas, levando as atividades para as praças, praias, ruas e outros espaços públicos.

A Semana do Meio Ambiente está sendo realizada pelas seguintes entidades: Instituto Florestal: Parque Estadual da Ilha Anchieta e Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Picinguaba; Universidade de Taubaté, Campus de Ubatuba; Centro Acadêmico Latitude 23º; Aquário de Ubatuba; Instituto Argonauta; Projeto Tamar - IBAMA; Instituto Gondwana; Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN); Movimento em Defesa de Ubatuba; Instituto Costa Brasilis; Instituto Supereco; Associação Cunhambebe; Centro de Estudos para a Conservação Marinha, (Cemar); Associação de Restaurantes de Ubatuba (Areuba); Operadora de Mergulhadores; Instituto Oceanográfico-USP; Agenda 21 do Litoral Norte; AICÁS; Associação Sócio-ambientalista Somos Ubatuba (Assu); Seiva – Advogados pela Natureza; APTA: Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Ubatuba (UPDU) e Secretarias de Educação e de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Ubatuba, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba.


• Prestadores de serviços turísticos deverão se cadastrar junto ao Ministério de Turismo

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, informa que os antigos cadastros da Embratur não são mais válidos. Meios de hospedagem, agências de turismo, transportadores turísticos, organizadores de eventos, feiras e exposições, donos de parques temáticos e outros prestadores de serviços turísticos deverão realizar seus cadastros junto ao Ministério de Turismo, que é o órgão responsável pela normatização e fiscalização do turismo nacional. O cadastramento deverá ser feito via Internet, no site: http://www.cadastro.turismo.gov.br.

O cadastramento obrigatório tem como objetivo dar início à atualização e fiscalização, por meio do governo do Estado.

As casas de aluguel possuem um enfoque específico e também deverão ser enquadradas no cadastramento. De acordo com o parágrafo 2º do artigo 3º do decreto 5.406/05, “os empreendimentos ou estabelecimentos empresariais que explorem ou administrem a prestação de serviços de hospedagem mediante unidades mobiliadas e equipadas (...) estão sujeitos às normas legais que regem as atividades comerciais e empresariais hoteleiras”.


• Eduardo César e Patrícia Pereira participam de encontro regional de educação

O prefeito Eduardo César e a secretária municipal de Educação, Patrícia Pereira, participaram de um encontro com pedagogos e representantes de prefeituras da região, realizado pela Secretaria Estadual da Educação, em Caçapava, na última quarta-feira, 31.

O encontro, que contou com a presença da secretária estadual da Educação, Maria Lúcia Vasconcelos, serviu para que as prefeituras da região apresentassem diversas reivindicações, entre elas a ampliação e reforma das unidades escolares municipalizadas e da rede estadual, mais vagas para alunos, mais professores e funcionários para a rede estadual, reforço da merenda e revisão do convênio do transporte escolar.

“Fomos atendidos pela secretária e seus assessores, que se comprometeram em verificar as necessidades do município”, disse Patrícia Pereira. Maria Lúcia deseja conhecer de perto também a comunidade escolar das Delegacias de Ensino. “Tem sido uma experiência muito rica. Existem pontos comuns a todos que devem ser estudados. Recebi excelentes sugestões, e a cada encontro, conheço uma novidade”, disse a secretária estadual.

Para o prefeito Eduardo César a vinda da secretária à região mostra que existe disposição do governo em acompanhar de perto a situação do ensino em todo o Estado. “É importante que a secretária conheça de perto os problemas que acontecem na rede estadual de ensino em todas as regiões do Estado e isto, com certeza, facilitará, futuras parcerias”, disse o prefeito.


• Guarda Municipal de Ubatuba comemora aniversário com futebol

Equipe mantém invencibilidade nos amistosos de aniversário

Em razão do 12º aniversário da Guarda Municipal de Ubatuba (GMU), o Estádio Ciccillo Matarazzo recebeu a já tradicional partida de futebol comemorativa. Desta vez o adversário foi um combinado composto por jogadores da Polícia Militar, Ambiental, Bombeiros e sociedade civil. A partida foi muito equilibrada, terminando empatada em 3 a 3. Barbosa (2) e Darley marcaram para o time da GMU, enquanto Xibiu (2) e André marcaram para o Combinado.

Com o resultado, o time da GMU permanece invicto nas partidas comemorativas. Em 2003 venceu a Costamar Tranportes por 3 a 2; em 2004 o time do Corpo de Bombeiros - 17º GBS foi derrotado por 2 a 1; em 2005 os Bombeiros tentaram a reabilitação, mas a GMU venceu a partida por 5 a 1.


• Vôlei de Ubatuba disputa semifinais da LIVOVALI

O vôlei de Ubatuba entra em quadra neste final de semana para disputar as semifinais da Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (LIVOVALI), em três categorias. A equipe infantil masculino de Ubatuba ficou na segunda posição na fase classificatória e agora enfrenta Mogi das Cruzes no sábado, 3, na casa do adversário. A segunda partida acontece no Tubão, no dia 10. Se necessário, a terceira partida acontece também no Tubão, em data a ser definida pela Liga.

No domingo, 4, tem rodada dupla no Tubão. Às 11h30 entra em quadra o time infantil feminino (terceiro lugar na fase de classificação), para enfrentar o Atleta Cidadão, de São José dos Campos. O segundo jogo desta série está marcado para o dia 11 em São José.

Na seqüência o time infanto-juvenil masculino (também terceiro lugar) encara a equipe de Mogi das Cruzes. O jogo de volta acontece dia 15 em Mogi. Em ambos os jogos, caso haja a necessidade da terceira partida, ela será disputada na casa do adversário.

Retrospecto

Na fase de classificação, o infanto-juvenil masculino perdeu para Mogi por 3 sets a 2, partida disputada em Mogi; o infantil feminino perdeu em casa para o Atleta Cidadão por 3 sets a 0, enquanto o infantil masculino venceu Mogi por 3 sets a 2.


• Municipal de Basquete de Ubatuba tem rodada nesta sexta-feira

Equipe do Prato Cheio pode garantir vaga na semifinal

O Ginásio de Esportes Tubão recebe nesta sexta-feira, a quarta rodada do “3º Campeonato Municipal de Basquete Masculino”. Às 19h entram em quadra Tachão e Hlera; logo após jogam Prato Cheio (que pode garantir matematicamente a vaga na semifinal em caso de vitória) e Tortilhão.

A classificação mostra ligeira vantagem para a equipe do Prato Cheio, com duas vitórias; o Tortilhão tem uma vitória; a equipe do Tachão, uma vitória e uma derrota. O time do Hlera tem uma derrota e a Clínica Itaguá, duas derrotas. Vale lembrar que os jogos da primeira rodada (Tortilhão X Tachão e Hlera X Clínica) não foram realizados e aguardam nova data.

O “3º Campeonato Municipal de Basquete Masculino” é promovido pela Prefeitura Municipal de Ubatuba por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.


• I Rali Ubatuba, Pura Aventura começa nesta sexta-feira

O I Rali Ubatuba, Pura Aventura, começa nesta sexta-feira, dia 2, com uma grande festa de confraternização que acontecerá ao longo da Av. Leovigildo Dias Vieira, na Praia do Itaguá. Na Praça Alberto Santos, a partir das 21h, a banda de samba-rock, Mané Sagaz, entra no palco, incendiando a largada promocional que começará às 20h. Serão mais de 70 jipes desfilando na avenida, sem contar a exposição de carros antigos que acontecerá em frente ao shopping. O evento está sendo promovido pela empresa Bem Kalechh Off Road, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio de sua Secretaria de Turismo.

Na largada promocional, os jipes serão vistoriados pela Associação dos Fora de Estrada (Asfe). Depois, a Polícia Rodoviária fará a vistoria da documentação e os participantes passarão por um “check-up” para saber se estão em condições físicas de correr. A entrega das planilhas acontecerá durante um jantar no Restaurante Raízes.

A prova, em si, acontece durante todo o dia 3, com os carros se embrenhando em estradas de terra, praias e asfaltos, num rumo desconhecido, que será descoberto à medida que a prova acontece. Ao todo, são 70 km de prova para serem cumpridos entre quatro e cinco horas.

Prova de regularidade

As características naturais de Ubatuba proporcionam aos aventureiros “off road” (fora de estrada) uma prova de nível médio, que exigem mais técnica de regularidade do que esforço do veículo. Isso significa que o competidor tem um tempo exato para percorrer o trajeto e passar pelos pontos dentro do tempo estabelecido. Três categorias poderão competir, sendo os “graduados”, que já venceram em outras categorias e possuem veículos bem equipados, a categoria “turismo”, para participantes que já superaram a classe aberta e competem com menos equipamentos e tecnologia e finalmente, a categoria “aberta”, que é para principiantes que utilizam apenas equipamentos básicos, como o velocímetro do próprio carro. Serão 70 km de prova, para serem cumpridos entre 4 e 5 horas.

Para quem quiser participar, o ranking da prova valerá pela 3ª etapa da XIII Copa Sudeste (promovida pela Asfe), que tem suma importância no contexto nacional. Ela vale também como 1ª etapa da IXª Copa Vale Raid (Regularidade absoluta em itinerário desconhecido) e como 1ª etapa da I Copa Litoral Norte.

Levantando poeira

O evento está movimentando o comércio local, numa época em que a cidade costuma ficar vazia. Uma rede de hotéis e restaurantes está participando do evento, com pacotes promocionais para os participantes. Para se ter uma idéia, são oito hotéis e pousadas fidelizados, que têm reservados 500 leitos para o evento. O prefeito Eduardo César se diz orgulhoso “por ter aberto as portas da cidade” para o I Rali Ubatuba, Pura Aventura. “Nós estamos acolhendo um evento que trará ótimos frutos, não só para Ubatuba, mas para o Litoral Norte. Tenho certeza que este será o primeiro de muitos off roads na cidade”.

Para o organizador do evento, Itzac Ben Kalech, o sucesso antecipado do evento significa o coroamento de um trabalho que vem sendo desenvolvido há anos. “Nós estamos descobrindo um número inesperado de off roaders que prestigiarão os nossos eventos no Litoral Norte”.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.