10/09/2025  20h30
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
13/06/2006 - 09h01
Paulista Universitário de Surf
Marcos André Araújo
 
Cambury é tomada por emoções na primeira etapa do paulista universitário. Cinco atletas comemoram seus títulos em ondas pequenas e escassas
 
Ariel Schwartzman 
  Palanque do 8º Circuito Paulista Universitário de Surf.

A etapa de abertura do 8° Circuito Paulista Universitário de Surf reuniu 83 atletas de diversas faculdades do Estado de São Paulo, neste final de semana, dias 10 e 11 de junho. Cinco deles conseguiram driblar as pequenas ondas da praia de Cambury e levantaram o caneco de campeão. René Oliveira (Unimonte), Michel Cardoso (Mackenzie), Rose Santana (Unimes), Virginia Ferraz (PUC) e Ariel Schwartzman (FAAP) foram os felizardos.

O caminho para o título não foi fácil. A prova teve duas fases, em que cada atleta entrou no mar duas vezes. Os quatro melhores colocados avançaram para a grande Final. Valendo importantes pontos para o ranking paulista, aquele que estava mais preparado, com bom equipamento e com uma dose extra de sorte, soube tirar leite de pedra. Apesar das dificuldades que permaneceram durante toda a manhã, nas baterias decisivas, as ondas, até que surgiram para alguns.

Na masculina open, o calouro Popó Batista mostrou que está pronto para a universidade das ondas. Cursando o primeiro ano de Educação Física, na Unimonte, o surfista de 18 anos destruiu as pobres vagas, abriu boa vantagem em relação aos demais e liderou boa parte da bateria. Todavia, o nível dos concorrentes não era fraco.

Precisando de 6 pontos para reverter o resultado, René Oliveira encontrou a onda salvadora para marcar 7,5 e assumir a primeira colocação. “Dei sorte, porque o mar estava muito difícil e a onda que viesse, com certeza, qualquer um faria os pontos que precisava”, avaliou o campeão. “Eu vim para Cambury com o objetivo de ganhar essa etapa para ter uma vantagem em relação aos outros adversários”, disse.

Novato também no circuito, René fez a mala. O estudante de Oceanografia, da Unimonte, fez dobradinha com Popó Batista, que ficou em segundo lugar. Ambos os atletas recebem um grande incentivo da faculdade, com bolsas de 100%. René, no sábado, também foi o dono da manobra mais radical da bateria Expression Session, exclusiva para a radicalidade.

Entre a masculino paulistana, Michel Cardoso, da Mackenzie, cumpriu o que prometeu. Na última sexta-feira, o atual campeão brasileiro e bicampeão universitário paulista completou 24 anos de idade e tinha avisado que estava pronto para vencer a etapa. “Esse é um dos melhores presentes. Fico muito contente em trazer mais um resultado para a Mackenzie”, comemorou o atleta que também recebe uma bolsa de 100% para estudar o último ano de Comercio Exterior.

Bruno Kock, que cursa Propaganda e Marketing, na Unip, estava liderando, no entanto, Michel conseguiu uma onda de 5,15 e assumiu a primeira colocação. “Sair com uma vitória logo na primeira etapa é uma boa vantagem. Agora é administrar o resultado nas próximas etapas”. Pedro Oliveira, aluno do último ano de Educação Física, da Unisantana, ficou em terceiro, seguido de Jonathan Paiva, da Anhembi-Morumbi.

Na disputa entre os alunos da PUC x FAAP, a vez foi do estudante de Cinema, Ariel Schwartzman, da FAAP. Com a prancha ideal para a condição em que estava o mar, ele aproveitou bem as ondas que vieram. “O segredo é uma prancha boa e leve. Surfei com um foguete, 5’10”, round pin, feita pelo shaper Alexandre Roymay. Tive a felicidade de achar uma esquerda que abriu e fazer três manobras”, vibrou.

Representantes femininas – As meninas não mediram esforços para encarar as pequenas ondas e enfrentar o frio que surgiu no domingo depois de um sábado ensolarado. Na feminino open, Rose Santana assumiu com tranqüilidade a última bateria. Em seu segundo ano no circuito, a aluna de Educação Física, da Fefis/Unimes, abriu com uma nota 6,25 pontos. “Estou treinando bastante e agora que consegui desconto na faculdade, entrei focada em levar esse título”, disse a atual campeã brasileira.

A arma para aproveitar bem as ondas foi feita pelo seu patrocinador. “Surfei com uma biquilha feito pelo Horácio, da Viking. Antes de vir para cá ele me disse para usar essa prancha”, contou. A prancha que ela estava surfando acabou caindo e quebrando no sábado. “Tinha que ser assim”, avaliou.

Na outra categoria, a feminina paulistana, Virginia Ferraz surfou o máximo que pôde para comemorar o tão sonhado título. “Nunca tive um bom lugar no universitário, finalmente consegui”, disse satisfeita, a estudante de Turismo, da PUC. “Valeu todo esforço, pois foi difícil surfar nessas ondas complicadíssimas”, resumiu.

Acidente – Uma ocorrência tirou a alegria de todos que estavam na praia assistindo as baterias finais. Na categoria masculino open, Alexandre Sasaki, estudante de Turismo, da FABE (Faculdade de Bertioga), radicalizou na finalização de uma de suas ondas, voando alto. Infelizmente, no momento da aterrissagem, ele fraturou a tíbia e a fíbula, do tornozelo direito. O ex-profissional foi o autor da maior nota do campeonato, com 9 pontos, no sábado.

Festa Na Mata – Para este ano, diversas festas estão programadas para os universitários. No sábado, depois do campeonato, os atletas passaram à noite no Galeão, dançando e curtindo vídeos de surf.

Próximas etapas – A segunda etapa acontece nos dias 19 e 20 de agosto, na praia de Maresias. A terceira será entre os dias 23 e 24 de setembro, em Itamambuca (Ubatuba), e a grande Final nos dias 11 e 12 de novembro, na Praia das Pitangueiras, Guarujá. Mais informações pelo telefone (11) 5183-8366 e no site www.ibrasurf.com.br.

O 8º Circuito Paulista Universitário de Surf é uma realização da APSU e do IBRASURF, com o patrocínio da Skol e Star Point, co-patrocínio da Flash Power, Nivana e Taca. Apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, Volcom, Reef, Diamond Head e Bully’s. Organização Federação Paulista de Surf, Associação São Sebastião de Surf, Associação Ubatuba de Surf e Associação de Surf do Guarujá.

Masculino Open
1 – René Oliveira – Unimonte
2 – Popó Batista – Unimonte
3 – Sergio Rocha – Unaerp
4 – Alexandre Sasaki – FABE

Masculino Paulistana
1 – Michel Cardoso – Mackenzie
2 – Bruno Kock – UNIP
3 – Pedro Oliveira – Unisantana
4 – Jonathan Paiva – Anhembi-Morumbi

PUC/FAAP
1 – Ariel Schwartzman – FAAP
2 – Arthur Carratu – PUC
3 – Luis Zaneti – PUC
4 – Jean Paulo Lasm – FAAP

Feminina Open
1 – Rose Santana – Unimes
2 – Jaqueline Diniz – Unimonte
3 – Patricia Oliveira – Brás Cubas
4 – Amanda dos Santos – Taubaté

Feminina Paulistana
1 – Virginia Ferraz – PUC
2 – Fernanda Gonçalves – FAAP
3 – Tatiana Dias – UNIP
4 – Patrícia Keller – Mackenzie

Expression Session – René Oliveira (Varial)

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.