10/09/2025  20h16
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
16/06/2006 - 12h03
Surf na Escola ganha ônibus e pranchas
 
 
Projeto da Federação Paranaense (FPS) passa a contar com meio de transporte exclusivo e novos materiais
 
Salim 
  Os instrutores do projeto Surf na Escola e alguns dos alunos se preparando para uma aula prática na praia de Matinhos.

Nesta segunda-feira (12), o projeto Surf na Escola - Nas ondas da educação recebeu da Prefeitura de Matinhos um ônibus inteiramente equipado que será utilizado para transporte dos mais de 250 alunos que participam do projeto. Além disto, a Federação Paranaense de Surf (FPS), responsável pela criação e implantação do Surf na Escola, recebeu 24 novas pranchas softboard (com bico arredondado e quilhas de plástico - específicas para iniciantes).

O ônibus e as pranchas foram entregues pelo Prefeito de Matinhos, Francisco dos Santos, ao presidente da FPS, Antônio Manoel Barboza "Maninho", na cerimônia de comemoração do aniversário da Cidade de Matinhos. "Com um meio de transporte, os alunos poderão fazer visitas técnicas e conhecer novas praias do nosso litoral. Além disto, muitos alunos que não podiam comparecer às aulas por problemas de locomoção também poderão participar", afirma Maninho. "As pranchas também serão de grande valia para que possamos continuar oferecendo segurança e conforto aos alunos durante as aulas práticas".

Planejado há quatro anos e implantado há dois, o Surf na Escola tem como objetivo mostrar a importância da cidadania associada ao meio ambiente, proporcionando maior confiança aos alunos. Além do desenvolvimento esportivo, visa conscientizar os alunos a respeitar a preservação das praias, vegetações, fauna e flora dos ambientes litorâneos e orientar sobre drogas e cidadania.

Sobre o Surf na Escola - Nas ondas da Educação

Com ajuda de parcerias firmadas com o Ministério do Esporte, Governo do Estado do Paraná - Paraná Esporte, Prefeitura Municipal de Matinhos através da Secretaria da Educação e Cultura, os alunos das escolas públicas de Matinhos passaram a conhecer o esporte e praticá-lo.

Há dois anos, o projeto Surf na Escola já faz parte da grade curricular dos alunos municipais de Matinhos e é desenvolvido no contra-turno escolar nas demais cidades, levando o surf para a sala de aula e incentivando alunos de escola pública e estadual a praticarem o esporte. Além dos alunos entrar em contato com o esporte e ter uma iniciação perfeita na modalidade, eles recebem reforço escolar e alimentação. Foi constatado através de um documento publicado pela ONU, em 2003, que os alunos que praticam esporte uma hora por dia têm um rendimento maior do que os alunos que não praticam nenhuma atividade física.

O projeto Surf na Escola é o pioneiro no Brasil e já incentivou outras cidades como Balneário Camboriú (SC), Itacaré (BA) e Maresias (SP) a desenvolverem. Além do interesse de cidades litorâneas brasileiras, o projeto tem recebido convites dos Estados Unidos (EUA) e Austrália para levar o projeto para seus países. Segundo o prefeito de Matinhos, Francisco Carlin dos Santos, o surf é um dos principais estimuladores da economia no município, trazendo movimento para comércio e emprego para a população durante o ano todo.

As aulas de surf são ministradas por: graduados em Educação Física e Esporte da PUC/PR; o campeão brasileiro de natação, Piero Rudnik e pelo preparador físico da CBS e da FPS, Luis Fernando Martins, ambos formados Técnicos e Instrutores pela CBS-ISA (Internetional Surfing Association), além do Campeão Júnior, Péricles Dimitri e do Top 9 sul-brasileiro, Samuca da Barra. O projeto é coordenado pelo Antônio Manoel Barboza "Maninho", presidente da FPS.

Os alunos recebem toda assistência para iniciação ou treinamento para o surf. Além das aulas teóricas sobre a história do surf, o início do surf no Paraná, geografia do surf e princípios básicos do surf (remada, peixinho, drope e manobras), os alunos aprendem as condições do vento e do mar e navegam na Internet. Aulas práticas são na praia, onde os alunos contam com uma barraca Super Standart e todo equipamento necessário para a prática como: pranchas softboard (com bico arredondado e quilhas de plástico) especiais para o aprendizado 6’0 / 7’0 / 9’0; lycras personalizadas; leashes e parafinas. Os alunos também recebem folhetos explicativos e, ao término do curso na escolinha, cada aluno recebe um certificado personalizado.

Para participar do projeto é preciso estar com as notas na média, 6,0. Hoje são 250 alunos que possuem entre 4 e 14 anos de idade. São duas escolas cadastradas no projeto e mais 40 convidados das demais escolas públicas.

Alguns alunos do projeto já contam com patrocínio para praticar o esporte, como é o caso do João Marcos Mouro (Joãozinho), Júnior Saltori e Henrique Ricardo (Tudá). Eles recebem de seus patrocinadores pranchas profissionais e acessórios e já estão competindo representando o estado do Paraná.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.