13/09/2025  09h05
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Educação
26/06/2006 - 11h06
Capacitação a um clique
Beatriz Borges - ASN
 
Empreendedores conectam-se à Internet para melhorar negócios. Em cinco anos, o Sebrae já capacitou em seus cinco cursos on-line 357.559 pessoas no País

Uma professora de ginástica, uma academia de práticas desportivas em um bairro de classe média de Belo Horizonte (MG) e um desafio: gerenciar uma pequena empresa. O que poderia ter sido uma atividade tranqüila e fácil de ser realizada foi, na verdade, o começo de novos desafios e barreiras a serem enfrentadas pela profissional de Educação Física Daniela Itaborahy dos Santos.

A jovem professora de 25 anos foi convidada por um amigo, no fim do ano passado, para ser sua sócia na Academia Sport Life. Mas, ao invés de apenas administrar os ’louros’ e aproveitar os possíveis lucros, a mais nova sócia do empreendimento teve que se dedicar aos números de balancetes, faturas, contas, fluxo de caixa, saídas e entradas. "Para quem só lidava com o bem-estar físico das pessoas, começar a trabalhar com contabilidade, administração de uma empresa e gerenciamento de funcionários foi uma tarefa muito difícil", diz Daniela.

A solução veio através dos cabos do computador, quando Daniela, ao pesquisar pela Internet informações sobre como gerenciar melhor uma pequena empresa, deparou-se com o curso oferecido pelo Sebrae ’Como Vender Mais e Melhor’, ministrado inteiramente via rede mundial de computadores. "Quando me inscrevi, comecei a ter algum contato com todas as soluções para aquelas dificuldades que me deparei logo que assumi a administração da empresa", disse.

O curso apresenta ao dono de uma empresa as principais ferramentas que ajudam o empresário a investir para aumentar suas vendas, a partir de um modelo de gestão de vendas, planejamento e de ação comercial da empresa. Em 15 horas-aula, o aprendiz do ’Como Vender Mais e Melhor’ recebe todo o conteúdo que o deixa mais próximo do cliente, entendendo e acompanhando de perto as vendas, tendo contato direto com o mercado no qual atua, observando suas mudanças e aprendendo a definir estratégias sobre como atender bem à demanda mercadológica.

Mauro Lemos de Carvalho, tutor do curso on-line ’Como Vender Mais e Melhor’, graduado em Administração de Empresas pelas Faculdades Reunidas Nuno Lisboa (RJ) e pós-graduado em docência pela Cândido Mendes, é enfático em dizer que, além de ser uma tendência mundial, os cursos pela Internet são a chave para o profissional contemporâneo que quer se especializar e estar mais bem preparado para o mercado. "Os cursos oferecidos pelo Sebrae via Internet permitem que os tutores tenham mais liberdade de ação junto aos alunos, tornando esse contato bem mais personalizado. Isso ajuda muito, inclusive para evitar a evasão nos cursos", afirma.

O Sebrae conta em todo o País com tutores que, fazem a inter-relação entre o aluno e o conhecimento. Ao todo, são 116 especialistas em gerenciamento de empresas, finanças, administração de pessoal, entre outros, que estão distribuídos para atender aos alunos dos cinco cursos via Internet.

Aliás, esse tratamento personalizado foi o que atraiu Daniela Itaborahy dos Santos a fazer outros cursos gratuitos do Sebrae pela Internet. Ela conta que, com os aprendizados obtidos no CVMM, como é conhecido o Como Vender Mais e Melhor, aplicou imediatamente o fluxo de caixa e conseguiu colocar as contas em dia. O próximo passo foi o investimento em publicidade para atrair mais clientes para a academia de ginástica. "Tiramos recursos do próprio bolso para fazer uma pequena reforma nas instalações da academia, realizar publicidade no jornal do bairro e comprar uns aparelhos de musculação, já que os nossos estavam ultrapassados", informa.

Os resultados positivos foram o impulso para que ela fizesse também o curso ’Aprender a Empreender’, concluído em abril, o ’D’Olho na Qualidade’ e o ’Análise e Planejamento Financeiro’. "Este último tem muitas planilhas, o que nos ajudou ainda mais a colocar as contas em dia", diz.

Daniela informou que, mesmo assumindo o gerenciamento da academia não parou de dar aulas de ginástica durante todo o dia. E ainda assim arrumava tempo para acessar a Internet e realizar as atividades dos cursos do Sebrae. Ela conta que acessava em torno de uma hora por noite para não deixar acumular as tarefas e os aprendizados. "Os fóruns de debates são interessantíssimos; a participação direta do tutor foi fundamental para dar um ar de aproximação e não deixar que o ambiente de um computador tornasse o curso chato e monótono". Além disso, ela completa dizendo que a linguagem extremamente clara e fácil foi importante para a conclusão do curso.

A partir desse primeiro contato com cursos pela Internet, ela começou uma pós-graduação a distância sobre Educação Física Escolar pela Universidade de Brasília.

Recorde de conclusão

Em cinco anos de atuação com educação a distância, o Sebrae já capacitou 357.559 empreendedores via Internet, o que equivale a quase três vezes e meia a lotação total do maior estádio do mundo, o Maracanã, que é de 103.022 lugares. Só no primeiro trimestre deste ano, em quatro (Aprender a Empreender, Análise e Planejamento Financeiro, Como Vender Mais e Melhor e D’Olho na Qualidade) dos cinco cursos pela rede mundial de computadores, 62.994 (71%) pessoas que concluíram um curso.

"Isso é um recorde para nós, já que sabemos que muitos alunos se matriculam, mas, por alguma dificuldade, não conseguem terminar o curso", afirma Márcia Maria de Matos, técnica da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae e responsável pela educação a distância via Internet oferecida pela Instituição. Segundo ela, essa percentagem alta significa que, de cada 17 mil matriculados até março de 2006, 11.991 são concluintes.

Em 2005, por exemplo, 1.024 turmas foram realizadas para quatro cursos (Aprender a Empreender, Análise e Planejamento Financeiro, Como Vender Mais e Melhor e Iniciando um Pequeno Grande Negócio), totalizando 204.800 pessoas concluintes.

Dados de uma pesquisa realizada pelo Sebrae dão conta que, desse total de conclusão, a grande maioria é do curso Iniciando um Pequeno Grande Negócio (IPGN), que desde 2001 já capacitou 140.742 pessoas.

O IPGN orienta o empreendedor a organizar suas idéias, indicando um passo-a-passo para elaborar um Plano de Negócios, que especifica os principais requisitos para se abrir um empreendimento.

Com duração de 60 dias, o IPGN é dividido em cinco módulos, facilitando o binômio ensino-aprendizagem e colocando à disposição do aluno temas como o perfil do empreendedor, idéias, oportunidades e definição do negócio, análise de mercado, concepção dos produtos e serviços e análise financeira.

"É interessante percebermos que, mesmo não sendo uma Instituição especificamente voltada para a educação, estamos no topo do ensino a distância, juntamente com grandes escolas de todo o País. Por isso mesmo, o Sebrae já recebeu um prêmio da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, que certifica a qualidade e dá a dimensão dos nossos cursos", destaca Márcia Matos.

Clique aqui para acessar o Ambiente Educacional Sebrae.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "EDUCAÇÃO"Índice das publicações sobre "EDUCAÇÃO"
30/12/2022 - 05h38 Férias escolares
12/12/2022 - 05h34 Quadrinhos, charges, poemas
09/12/2022 - 05h30 Cinco erros ao ensinar finanças aos filhos
07/12/2022 - 06h06 Alfabetização com letra de forma
23/11/2022 - 05h38 Museu reúne arte, ciência e tecnologia em Brasília
18/11/2022 - 05h57 Conheça as etapas de preparação para o Enem
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.