13/09/2025  08h56
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
28/06/2006 - 18h10
Notícias de Ubatuba
Cristiane G. Zarpelão
 
 
Cristiane Zarpelão 
  Câmara aprova obrigatoriedade de agências bancárias colocarem assentos para seus usuários.

• Agências bancárias obrigadas a colocar assentos para clientes

A Câmara Municipal de Ubatuba aprovou por unanimidade, na sessão de ontem, projeto de lei do vereador Charles Medeiros, que dispõe sobre a obrigatoriedade das agências bancárias estabelecidas no município de Ubatuba, a colocarem assentos para seus usuários.

Conforme a lei, ficam as agências bancárias de Ubatuba obrigadas a manterem no setor de caixas, assentos suficientes destinados exclusivamente aos usuários idosos, deficientes físicos e gestantes, para que possam aguardar sentados pela prestação do serviço bancário respeitando a dignidade desses cidadãos.

Segundo o vereador Charles Medeiros, é dever do município de assegurar a garantia de acesso a todos os cidadãos de modo justo e igualitário, aos bens, serviços e condições de vida indispensáveis a uma existência digna. "Considerando que é de conhecimento de todos, o desconforto, o prejuízo e o constrangimento físico e emocional a que muitas vezes são submetidos os idosos, gestantes e deficientes físicos ao permanecerem em pé por longos períodos para serem atendidos pela prestação dos serviços bancários, propus a promulgação de lei para que seus direitos sejam respeitados", justificou o vereador.

Charles afirma "não ser aceitável que essas pessoas, na qualidade de consumidores fiquem a mercê de um serviço que não lhes reconhece a dignidade, causando-lhes constrangimento, além de colocar em risco sua própria saúde", diz Medeiros.

De acordo com a lei, as denúncias dos usuários devidamente comprovadas, serão comunicadas aos órgãos competentes e as despesas decorrentes da execução desta, serão suportadas por dotações orçamentárias próprias suplementadas se necessário.

As agências bancárias terão o prazo de noventa dias após a publicação desta lei, para instalar os assentos em suas dependências, para uso de seus clientes durante a permanência dentro da agência. O descumprimento das disposições contidas na referida lei acarretará ao infrator a imposição de multa no valor de R$ 1.200,00, dobrado em caso de reincidência.


• Moradores reivindicam finalização de tratamento de esgoto

Os moradores do bairro Estufa 1 estão reivindicando da Sabesp uma solução urgente para os problemas envolvendo a rede de esgoto instalada no bairro.

Segundo um morador, que preferiu não se identificar, a rede de esgoto já está instalada há cerca de três anos, mas não se encontra em operação em função da falta de bombas de recalque. "Algum morador fez ligações clandestinas na rede ocasionando um brotamento de esgoto a céu aberto e conseqüentemente um mau cheiro horrível", diz um morador.

"Isso sem contar o risco de transmissão de doenças", acrescentou.

Outro morador se diz indignado com a Sabesp. Ele diz que já há estação de tratamento do referido esgoto em pleno funcionamento e até hoje o mesmo não está sendo tratado. "Queremos saber o por que que não foram instaladas as referidas bombas", questiona.

Os moradores se dizem satisfeitos em relação à Prefeitura, que está asfaltando as ruas do bairro, mas dizem que de nada adiantará se a Sabesp não solucionar o problema, "pois o esgoto sem as bombas, continuará brotando no asfalto do mesmo jeito".

Outro lado

O gerente de Setor da Sabesp de Ubatuba, Iberê Fábio Horie, diz que sempre que recebem denúncias de ligações clandestinas, a "prioridade zero" é atender prontamente. "Assim que recebemos a denúncia, vamos ao local e procuramos resolver o problema de vazamento de imediato", mas ressalta: "primeiro temos que ver se é ligação da Sabesp, se for rede de água pluvial não podemos mexer", explicou.

Horie solicita ainda, que os moradores não façam esse tipo de ligação clandestina. "É muito importante que a população se conscientize disso. Essas ligações só causam problemas", enfatiza.

Djalma Clarindo da Silva, encarregado operacional da Sabesp de Ubatuba, diz que as obras não foram concluídas e que existem sim, alguns pontos onde ocorrem problemas de vazamento.

"Nossa prioridade é verificar, localizar o problema e lacrar os PVs (poço de visita). Já fizemos isso no bairro do Perequê, por exemplo", disse.

Em relação a finalização das obras, Djalma disse que eles não tem autonomia para esse tipo de realização. "É a diretoria geral que vê isso e não temos nenhum posicionamento de finalização. Não podemos afirmar quando serão encerrada as obras", conta.

"Existem várias coisas que devem ser feitas. Como uma estação elevatória de esgoto por exemplo. Por enquanto, nos cabe fazer a avaliação e resolver o problema do vazamento prontamente", concluiu Horie.


• ACIU conscientiza empresários de Ubatuba

Empresário, não coloque seus produtos na calçada

A Associação Comercial de Ubatuba - ACIU tem recebido várias reclamações de consumidores em geral e de empresas associadas devido ao fato de alguns comércios exporem seus produtos nas calçadas.

Segundo o presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat, o objetivo é a democratização do espaço público no centro da cidade. "Sabemos que nossas calçadas são estreitas, se colocarmos produtos de nossos estabelecimentos nessas áreas, além de atrapalharmos o trânsito de pedestres, enfeiar a cidade, também poderemos causar um mal-estar com os demais empresários, pois se um pode todos os outros se sentem no mesmo direito", acredita o presidente da ACIU.

"O que está acontecendo é que as empresas estão tomando todo o espaço das calçadas. Alguns deles acabam desrespeitando e até "escondendo" o negócio do vizinho com tanta publicidade. E ainda colocam em risco a vida das pessoas, pois existem itens que se cair na cabeça de um machuca feio", afirmou um empresário que preferiu não se identificar.

Por este motivo, Ahmad solicita aos empresários da cidade, filiados ou não à ACIU, que se conscientizem e não exponham mais seus produtos nas calçadas. "Vamos ter bom senso e cuidar para que nossa cidade não fique com cara de 25 de março. Sabemos que a fiscalização da Prefeitura não consegue dar conta, pois são apenas 6 fiscais para Ubatuba inteiro".

Contamos com a compreensão de todos. Moradores, empresários e turistas agradecem.

• Gabriel Chagas não se apresentará mais na Festa do São Pedro Pescador

Gabriel Chagas, semifinalista ubatubense do concurso "Ídolos do SBT" iria se apresentar tendo uma participação com a Banda D’Jahga na Festa de São Pedro Pescador.

Segundo a administração da Fundart, o cantor não se apresentará mais devido a não ter dado certo as negociações.


• Curso do Sebrae em parceria com a ACIU

Últimas vagas: Qualidade máxima no atendimento ao cliente

Tópicos abordados no curso:

- ANALISAR SITUAÇÕES CRÍTICAS DE ATENDIMENTO;

- ATENDER E ENTENDER SEU CLIENTE;

- DEFINIR O PERFIL PROFISSIONAL DO ATENDENTE;

- AVALIAR O ATENDIMENTO PRESTADO AOS CLIENTES;

Dias: 03,04,05 e 06 de julho
Horário: das 18h00 às 22h00
Investimento: R$ 55,00 (deverá ser pago na hora para a efetuação automática da matrícula)
Vagas: 30

Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto.

Os interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ACIU e falar com Cristiane pelo telefone 3832-1449.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.