13/09/2025  07h07
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
26/07/2006 - 06h12
Administração do desgaste ou do resgate?
Jehu Tozaki
 

Nos dias de hoje a palavra resgate se tornou muito usual quando se fala de violência e crime no Brasil, por outro lado o resgate, num amalgama de nossos sentimentos, se tornou “desgaste”.

Segundo o dicionário:

Resgatar

[Cruz. do lat. *recaptare, ’recatar’, com o lat. *reexcaptare, ’resgatar’.]

livrar de cativeiro; remir; expiar; cumprir; executar; obter por dinheiro a restituição de

Obter a restituição de nossas raízes e de nossa história deveria sim ser alvo de resgate, uma história local que se mistura com a de nosso país. Hans Staden, Padre José de Anchieta, Cunhambebe, entre outros nomes que não são apenas nomes de ruas, foram pessoas que pisaram nas areias de Iperoig e ajudaram a escrever a história de Ubatuba e do Brasil. Nossos patrimônios históricos como o Casarão do Porto e Ruínas da Lagoinha, a cultura dos pescadores, nossas tradicionais festas são únicos e não podem se perder no tempo, privando nossos filhos de suas raízes. Ubatuba rica em detalhes, linda por natureza e forte por seu povo. Já foi um dia e acredito tornará a ser novamente!

Mas certamente não devemos viver olhando apenas o passado, precisamos focar o futuro e não apenas resgatar, mas progredir, melhorar e crescer. Esse sim deveria ser o verdadeiro RESGATE e a verdadeira META de nossa cidade, de todos que receberam o dever de administrá-la.

Promessas qualquer um pode fazer. Cumpri-las, honrá-las com sua palavra, permitir que o povo participe, opine e veja transparência na administração já é outra coisa. Mostrar que tem capacidade, sabedoria e conhecimento para cumprir o que prometeu ou humildade para admitir que não é competente o suficiente para fazê-lo, isso são poucos que o fazem e com certeza não é o caso em nossa cidade.

Um povo sofrido, já quase sem esperanças, pode ser facilmente enganado.

Até agora tenho visto os erros. Critico, reclamo, peço que atitudes sejam tomadas. A cada passo tenho sido visto como oposição, interesseiro, mas também tem os que me vêem como alguém que quer o melhor para Ubatuba. Nessa guerra fria, virtual, onde já ganhei aliados valorosos e inimigos declarados, já recebi também pedido de trégua, dar “paz” a quem me indigna tanto; sinceramente não me incomodo em dar essa “paz” a ele, desde que me seja provado que estou errado, que minhas críticas são infundadas e que ele está fazendo o melhor por minha cidade. Não aceito mais que me venha “tapando o sol com peneira” deixando questões sem respostas.

Não tenho o desejo de destruir ninguém, mas não quero ver minha cidade destruída, não quero um “canteiro de obras” em plena temporada, Irei lutar contra qualquer um que tente destruir nossa cidade, matar nossas raízes como uma amendoeira brutalmente arrancada; e como a mesma amendoeira, tenho fé que Ubatuba resista e sobreviva. Iremos superar as adversidades, cresceremos e floresceremos, pois lutamos por algo que acreditamos “Se queres a paz, prepara-te para a guerra”.

Conto os dias para estar de volta a minha terra, por estar junto aos amigos e familiares e por poder fazer a minha parte para ver essa Ubatuba que sonhamos ser uma realidade!

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.