13/09/2025  07h07
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Política
27/07/2006 - 17h15
Lula veta projeto do Pastor Amarildo
Carolina Pimentel - ABr
 
Diário Oficial publica veto presidencial ao projeto que regulamentava profissão de jornalista

O veto integral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei nº 79/2004, que modificava a regulamentação da profissão de jornalista, foi publicado hoje (27) no Diário Oficial da União (DOU). O projeto, aprovado pelo Congresso Nacional e de autoria do deputado Pastor Amarildo (PSC-TO), ampliava de 11 para 23 as atividades que deveriam ser exercidas por profissionais com diploma de jornalismo.

O diploma passaria a ser obrigatório para fotógrafos, cinegrafistas, comentaristas, ilustradores e outras funções. De acordo com o veto do governo, a exigência do diploma configurava "excesso na regulamentação da profissão" e também limitava o direito à informação. "É dever do Estado garantir que o cidadão tenha acesso pleno às fontes de informação, de maneira que, ao se negar a possibilidade de um economista consagrado assinar uma coluna periódica e remunerada de economia, por exemplo, verifica-se - além da irrazoabilidade da situação - uma clara violação à liberdade dominante, qual seja, o direito a ser informado", diz o veto.

O projeto dividiu opiniões no setor de comunicação. A organização não-governamental internacional Repórteres sem Fronteira considerou “perigosa” a proposta. A Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e a Associação Nacional de Jornalistas (ANJ) também manifestaram-se contrários à proposta e argumentaram que ela seria uma forma de controlar a mídia. Já a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e vários sindicatos de jornalistas defenderam o projeto com a alegação de que proporcionaria uma reserva de mercado para os profissionais com diploma.

Um parecer elaborado pelo Ministério da Justiça enviado nessa semana à Casa Civil já propunha o veto total ao projeto de lei. “(...) A regulamentação do direito à associação da maneira apresentada no projeto viola a norma constitucional, merecendo, portanto, o veto presidencial”, diz o texto. No parecer, o Ministério da Justiça, depois de propor o veto, destaca a importância do debate sobre a regulamentação da profissão de jornalista e sugere que o governo, promova “uma ampla e profunda discussão com a sociedade civil, entidades de classe e profissionais” sobre o assunto.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, informou ontem (26) que foi criado um grupo de trabalho para analisar a legislação sobre o exercício do jornalismo. Coordenado pelo Ministério do Trabalho, o grupo será composto por cinco representantes dos patrões e outros cinco dos trabalhadores. Segundo Marinho, a equipe poderá apresentar, no prazo de 90 até 120 dias, proposta baseada nos projetos que tramitam no Legislativo ou um novo projeto de lei.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "POLÍTICA"Índice das publicações sobre "POLÍTICA"
24/12/2022 - 06h31 Congresso rejeita vetos presidenciais à LDO 2023
19/12/2022 - 06h27 Governo Lula terá 37 ministérios, diz Rui Costa
30/11/2022 - 05h16 PEC da Transição é formalizada no Senado
31/08/2022 - 05h49 Eleições 2022: saiba o que faz um senador
23/12/2021 - 05h58 Orçamento de 2022 é aprovado pelo Congresso
02/12/2021 - 06h06 Presidente Bolsonaro assina filiação ao PL
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.