12/09/2025  15h50
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
05/08/2006 - 09h02
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 


• Mercado do Produtor Rural de Ubatuba passará a acontecer às quintas-feiras

Devido ao seu grande sucesso, o Mercado do Produtor Rural, previsto para terminar na última quarta-feira, 2, continuará acontecendo por mais três meses. A novidade é que o dia do evento deixará de ser na quarta-feira. A partir desta semana, o Mercado passará a acontecer às quintas-feiras, na Praça Bip, a partir das 8h. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), organizadora do evento, realizou uma pesquisa com os consumidores e concluiu que eles preferem esse dia, por estar mais próximo do fim-de-semana.

Outra novidade interessante será a venda também no varejo, para consumidores que desejam comprar produtos em pequena quantidade. Além disso, a variedade de produtos oferecidos aumentou consideravelmente. Quando começou, há quatro semanas, os produtores tinham 16 itens a oferecer. Agora o número de itens ultrapassa 50.

O evento é o primeiro passo para a implantação de um Mercado Municipal em Ubatuba.

Segundo a gerente de Abastecimento da Smapa, Mirna Zuccherato, os agricultores estão felizes com os resultados do Mercado. “Eles estão percebendo as vantagens de se trabalhar em união. Talvez esse trabalho resulte em uma cooperativa que irá trazer bons frutos para os agricultores ubatubenses.”

O objetivo desse mercado é aproximar o produtor do consumidor, tornando o preço mais justo para ambas as partes. A proposta principal da Smapa, para justificar a consolidação desse projeto é o conceito do “mercado solidário”. O Mercado seria uma forma de trazer o produtor para a cidade e estimular o seu envolvimento com as atividades comerciais. “Nós estamos viabilizando uma forma para que o comerciante de Ubatuba possa criar elos com os produtores. Assim, eles poderão escoar a produção e investir em novas possibilidades, como os alimentos orgânicos e aumentar a variedade de hortaliças”, afirma o engenheiro agrônomo da Smapa Christian Bacci.


• Sala Verde promove cursos no Corcovado

A Prefeitura de Ubatuba, através da Sala Verde, vai realizar, na semana de 7 a 11 de agosto, trabalhos de Educação Ambiental, direcionados à comunidade do bairro do Corcovado. O curso acontecerá na escola do bairro e vai abordar, principalmente, as responsabilidades de todos os cidadãos com o ambiente natural e o construído. Estão previstos dois módulos: o primeiro será na segunda-feira, 7, às 19 horas. Na terça e quarta-feira, os alunos serão envolvidos nas “Aulas Verdes”; quinta-feira haverá o módulo complementar do curso e na sexta-feira os professores participarão de atividade especial. As inscrições são gratuitas serão feitas no próprio local, a partir das 18h30. Toda a comunidade local está convidada a participar.


• 8ª Fest SABE da Tainha acontece no próximo final de semana em Ubatuba

A Sociedade Amigos do Bairro da Estufa (SABE) promove nos dias 11, 12 e 13 deste mês a 8ª Fest SABE da Tainha, em comemoração aos 25 anos da entidade. Para os três dias de festa a Sociedade está prometendo muita animação com shows musicais, concursos e a tradicional tainha assada na brasa. Diversas barracas estarão comercializando doces, salgados, bebidas e a tainha assada acompanhada de arroz, maionese e farofa que será vendida a R$ 18,00.

Na sexta-feira, 11, a atração da festa será a dupla sertaneja Roberto e Amauri, de São Paulo. No sábado, estão programadas as apresentações musicais das crianças do bairro, eleição da Miss Fest SABE e logo após o show da Banda D’Jagha. No domingo, 13, quem se apresenta é o grupo musical Surf Reggae e em seguida Ibraim e Daniel. As atrações musicais acontecem sempre a partir das 21 horas. A 8ª Fest SABE acontecerá na praça Maracanã, na Estufa II, sempre a partir das 19 horas e conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba.


• II Festival Gastronômico espalha delícias pela cidade de Ubatuba

Começa neste sábado, dia 5, o II Festival Gastronômico de Ubatuba, que promete espalhar delícias pelos restaurantes mais conceituados da cidade, com preços acessíveis e ingredientes bem caiçaras. Os restaurantes oferecerão receitas da região e pratos sofisticados com ingredientes típicos. Peixe, camarão, marisco, gengibre, mandioca, banana e palmito prometem trazer uma maravilhosa experiência de sabores ao público.

Durante todo o mês, acontecerão apresentações musicais e exposições nos restaurantes que participam do evento, além de degustações, exposições de arte e artesanato e outras atividades de entretenimento.O evento trará também, de forma gratuita, oficinas de culinária, preparadas pelos chefs dos restaurantes ubatubenses e palestras sobre a gastronomia e os temperos caiçaras, contando com a presença do famoso restaurateur paulistano, Walter Mancini e de técnicos do Senac.

Segundo Zeca Ribeiro, um dos coordenadores do Festival, o objetivo do evento é trazer para Ubatuba um público fiel, com alto poder de compra e formador de opinião. “Com essa ação, nós pretendemos criar melhorias e benefícios aos estabelecimentos associados, promovendo a qualificação de mão-de-obra, fidelizando clientes, promovendo os restaurantes e marcas participantes e estreitando o relacionamento com os fornecedores”.

No cardápio das oficinas, que acontecerão no Campus da Unitau, os chefs ensinarão delícias como o Linguado ao molho de mel e gengibre e Caldeirada Caiçara. Além disso, os chefs amadores ubatubenses poderão participar de um concurso, para apresentar suas invenções. O evento está sendo organizado pela Associação dos Restaurantes de Ubatuba, com o apoio de empresas privadas e parceria com a Prefeitura e a Universidade de Taubaté.


• Campanha de vacinação anti-rábica continua nesta semana em Ubatuba

A raiva é transmitida pela saliva, ataca o sistema nervoso central de qualquer mamífero, provocando uma série de alterações físicas dolorosas, até levar a óbito

A Campanha de vacinação anti-rábica continua percorrendo os bairros da cidade durante esta semana. Até agora já foram vacinados 4.763 cães e 483 gatos, em cerca de 30 bairros. A meta é vacinar 12.873 cães e 4.062 gatos. Na semana passada, por conta da chuva, a vacinação em alguns bairros da região norte foi adiada e acontecerá entre os dias 22 e 25.

As instruções para os donos é que não permitam que as crianças acompanhem os animais na vacinação. No caso de cães bravos, pede-se que os donos levem consigo uma focinheira.

Os bairros da região norte que foram adiados são: Sertão e Praia do Puruba, Sertão e Praia do Prumirim, Praia do Félix, Praia do Léo, Praia Vermelha do Norte, Itamambuca, Ranário, Morro do Tiagão, Casanga, Barra Seca e Ressaca.

Observe o roteiro programado para esta semana, pela Secretaria de Saúde e agende-se para levar seu animal de estimação para ser vacinado. As comunidades da Praia do Flamengo, Flamenguinho, Praia Sete Fontes e Bonete, por terem acesso de barco e dependerem das condições do tempo, serão comunicadas com antecedência pela equipe de saúde da família responsável pela área com relação à data de vacinação.


• Reuniões temáticas auxiliam na elaboração do Plano Diretor de Ubatuba

O Núcleo Gestor e o Grupo de Elaboração do Plano Diretor Participativo de Ubatuba têm se reunido freqüentemente com representantes dos diversos setores da sociedade para que sejam inseridos todos os assuntos importantes para o município na minuta do Plano Diretor. Após o encerramento das 13 reuniões territoriais, que trataram das necessidades de Ubatuba, dividida por bairros, iniciaram-se as reuniões temáticas, que tratam das diretrizes do Plano Diretor divididas por temas, tais como turismo, meio ambiente, cultura, saúde, educação etc.

Estiveram na sede do Plano Diretor, auxiliando na elaboração da minuta da lei o Superintendente da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Dr. Érico Vasconcelos; o responsável pela Comissão de Congelamento, Claudinei Salgado, tratando de assuntos relacionados à habitação; o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Christian Bacci; o secretário de Segurança Pública, Andrade Henrique; o chefe da Defesa Civil, Pedro Marciano; o coordenador de trânsito, Ronaldo Lopes; o comandante da Guarda Municipal, Carvalho e a secretária de Educação, Patrícia Pereira. Representantes da Região Sul também estiveram na sede na última semana, apresentando o documento que prepararam sobre seus bairros para ser inserido na minuta do Plano Diretor.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.