• Ubatuba inicia campanha de vacinação contra poliomielite no próximo dia 21
A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Saúde, vai antecipar a campanha de vacinação contra a poliomielite para os bairros mais distantes. No dia 26 de agosto ocorre mais uma etapa da Campanha Nacional contra Poliomielite, mas a partir do dia 21, próxima segunda-feira, já acontecerá a vacinação antecipada para os locais onde não haverá postos no dia 26. A meta da Vigilância Epidemiológica é vacinar pelo menos 95% da população de crianças menores de cinco anos, que em Ubatuba está em torno de 7 mil crianças. O objetivo da Campanha é de evitar a reintrodução da doença em nosso território, uma vez que não temos notificação de casos da poliomielite no país há 17 anos. Em Ubatuba vinte postos estarão abertos no Dia Nacional. A poliomielite A doença está sendo erradicada no mundo, mas o vírus ainda existe em alguns lugares, por isso, é fundamental que todas as crianças sejam vacinadas. A poliomielite, ou paralisia infantil, como também é conhecida, é uma doença contagiosa, transmitida pelo poliovirus através das vias aéreas superiores, caracterizada por causar uma paralisia de início súbito, geralmente em membros inferiores. Os sintomas da poliomielite são: febre, mal estar, dor de cabeça, acompanhada ou não de paralisia. No início da década de 80, houve uma grande incidência da doença no Brasil, deixando milhares de deficientes físicos por ano. No fim dos anos 80, a doença foi controlada na maior parte do mundo, devido às ações de imunização. Ainda hoje, pode-se observar um grande número de pessoas com a síndrome pós-pólio, seqüelas deixadas pela infecção. O objetivo das campanhas de vacinação em massa é produzir uma extensa disseminação do vírus vacinal, que competirá com a circulação do vírus selvagem, interrompendo a cadeia de transmissão da doença.
• Bairro Estufa 2 recebe “Recreando em seu bairro” A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da equipe de recreação da Secretaria de Esportes e Lazer promove neste domingo, 20, a volta das atividades do “Recreando em seu Bairro”, no segundo semestre. Os monitores estarão a partir das 9 horas, na Praça Maracanã, na Estufa 2, para desenvolver junto às crianças da comunidade, diversas atividades esportivas e de lazer, como vôlei, futebol, gincana e tenda de pintura. As atividades terminam por volta das 13h. Escultura na areia Após o “Recreando”, na Estufa, a equipe de recreação estará com todas as atenções voltadas para o Concurso de Escultura na Areia, que acontece no próximo dia 27 na praia do Perequê-Açú. Tradicional na cidade, o concurso costuma reunir dezenas de pessoas no canto direito da praia, todos usando e abusando da criatividade para esculpir seus trabalhos. O Concurso de Escultura na areia premiará os três melhores trabalhos nas categorias mirim (até 10 anos), infantil (11 a 14 anos), Juvenil (15 a 17 anos) e adulto, e acontecerá em frente ao Quiosque São Lourenço, na Praia do Perequê-Açú, a partir das 9h. As inscrições poderão ser feitas no local.
• Fundac oferece cursos para crianças e adolescentes A Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba), órgão da administração indireta da Prefeitura, está oferecendo oficinas esportivas também para jovens não cadastrados na Fundação. Além de atender às crianças e adolescentes do Projeto Arco-Iris e do Programa Amigos do Adolescente, agora outros jovens carentes poderão usufruir as aulas de karatê, judô, jiu-jitsu, capoeira angola, futmesa, street dance e futebol de areia. Para participar o interessado deve comparecer à sede da Fundac, à Avenida Thomaz Galhardo, 865, onde passará por uma avaliação sócio-econômica e, havendo vagas, poderá iniciar as atividades. Voluntários valiosos Os cursos são ministrados por voluntários que abraçaram a causa da criança e do adolescente em situação de risco. A diretora-presidente da Fundac, Josiane Grunvald, fala com orgulho das atividades desenvolvidas pela Fundação: “tenho muito prazer em falar sobre a Fundac, pois contamos com uma equipe técnica muito capacitada e envolvida. Contamos também com valiosos voluntários que, além de estarem dando a maior força, são atletas reconhecidos nacional e internacionalmente”, comemora Josiane. Os voluntários que contribuem com a Fundac são os seguintes: Ednaldo Muniz “Jabá” (karatê), Luis Carlos Castilho Júnior “Tutinha” (judô), Alessandro de Souza “Tinho” e Osieo Hecher (jiu-jitsu), Mestre Jequié e Luiz Paloma (capoeira), Ralph Solera (futmesa), Willian Silva Oliveira (street dance) e Almir Ramos Correa “Pipoca” (futebol). Futmesa No sábado, 19, a Fundac promove a Copa Caiçara de Futmesa, a partir das 10h, na sede da Fundação. Oito dos alunos do professor Ralph Solera já participam de campeonatos e a equipe foi campeã nos Jogos Regionais de Lorena. Mais informações sobre as oficinas esportivas no telefone 3832-1980. • Ubatuba ganha Centro de Informações Turísticas Móvel
Ubatuba passou a contar com um posto volante de informações turísticas que vai levar conhecimento sobre os diversos assuntos referentes ao atendimento ao turista, como localização de pontos turísticos, lazer, hospedagem, informações históricas e administrativas. O veículo é um Fiat Iveco, adquirido pela Prefeitura de Ubatuba, com verba advinda de uma emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Ortiz. O Centro de Informações Turísticas Móvel foi uma proposta concebida junto ao Ministério do Turismo, que deu o aval e incentivou o Litoral Norte a ser contemplado como precursor do projeto, sendo a primeira região do Brasil a contar com esta nova ferramenta de divulgação turística. “O objetivo é levar todo o potencial turístico de Ubatuba ao alcance de todos, em diversos locais. Vamos mostrar tudo o que as pessoas podem encontrar aqui, já que muitos dos freqüentadores, mesmo os mais assíduos, não conhecem a metade do que Ubatuba tem a oferecer”, explica o secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe Azevedo. A unidade móvel será equipada com computadores, data-show, barracas, material promocional, fotos e vídeos. O atendimento será feito por pessoas treinadas e capacitadas para passar informações a todo o tipo de turista. Por enquanto o veículo está exposto no calçadão da Avenida Maria Alves. De acordo com o secretário de Turismo, a previsão para o início das atividades com o Centro de Informações Turísticas Móvel é na segunda quinzena de setembro, quando já começam as preparações para a temporada de verão. “Passaremos por diversas praias e depois vamos para as cidades que são os principais núcleos emissores de turistas, participar de eventos e feiras”, conta Luiz Felipe. Nova sede A partir de setembro a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) funcionará em nova sede. A mudança atende a um antigo anseio da Secretaria que era desmembrar a sede administrativa da Setur do Centro de Informações Turísticas, ambos, por enquanto, em funcionamento conjunto na Avenida Iperoig. Para o secretário de Turismo, “é importante que os dois setores tenham condições adequadas de trabalho, sem que a parte burocrática interfira na visitação pública e vice-versa”. Além de um local para o desenvolvimento das funções administrativas, a nova sede da Setur oferecerá um espaço para que o Conselho Municipal de Turismo se reúna. A nova sede da Setur fica na Avenida Guarani, 465 e o Centro de Informações Turísticas continuará funcionando na Avenida Iperoig. Mais informações nos telefones 3833-9123 ou 3832-4255.
|