10/09/2025  13h33
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
21/08/2006 - 20h39
2ª etapa do 8º Circuito Paulista Universitário
Marcos André Araújo
 
Disputas emocionantes revelam novos campeões no circuito exclusivo para universitários de São Paulo

Encerrou neste domingo, dia 20 de agosto, a segunda etapa do 8° Circuito Paulista Universitário de Surf, realizado na praia de Maresias, em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo. Compareceram para a competição 112 surfistas de 29 universidades do Estado, distribuídos em cinco categorias. As disputas finais reservaram fortes emoções tanto para os atletas como para o público, que encarou a chuva e o frio. Antes, a briga foi pelas quatro vagas da decisão.

A prova adotou o sistema de somatória de pontos, em que, todos os atletas entram no mar duas vezes. As duas melhores ondas de cada fase são computadas e o total de cada atleta define o ranking que classifica os quatro primeiros para a disputa do título. Na categoria Open, dedicada aos universitários do Litoral e Interior, Sergio Rocha (Ed. Física/Unaerp) tirou das mãos de Rene Oliveira (Oceanografia/Unimonte), campeão da primeira etapa, a vaga para a final.

Quem ficou à frente no ranking da Open foi Ricardo Toledo (Ed. Física/Unimódulo), seguido por Wellington Carane (Ed. Física/Unitau) e Rafael Dias (Ed. Física/Unimonte), que ocupou a terceira posição. Mas na final, todos estavam em condições iguais. Toledo e Carane, ambos de Ubatuba, começaram a disputa trocando de liderança, até Rocha encontrar uma boa esquerda. Com fortes batidas de backside na parede da onda, o atleta de Guarujá marcou 8,5 pontos, o suficiente para assumir a primeira colocação.

“O mar estava difícil. O Ricardinho e o Wellington surfaram bem o campeonato inteiro, mas eu estava tranqüilo. Sabia que se eu pegasse uma onda conseguiria a nota que precisava”, revelou Rocha. Para a próxima etapa, que será em Ubatuba, ele já sabe que não será fácil. “Lá vai ser mais difícil ainda, porque o pessoal de Ubatuba é pedreira mesmo, mas vamos devagarzinho, humilde e tentar fazer mais uma final”, prometeu.

Na categoria Paulistana, para os universitários da Capital, Carlos Tizon (Eng. Civil/FEI) também mudou o resultado ao surfar uma esquerda. Ocupando o quarto lugar, ele precisava de 6,85 pontos para assumir a liderança. Thiago Portes (Prop. Mark./Unip), que teve uma boa atuação na final, era o líder, seguido por Michel Cardoso (Comércio Exterior/Mackenzie), campeão da primeira etapa, e Pedro Oliveira (Ed. Física/Unisantana).

No entanto, a tática de esperar a onda salvadora deu certo para Tizon. “Tenho muita sorte aqui. Este é o meu segundo título em Maresias”, comentou o atleta que marcou 8 pontos. Já no universitário, foi a sua primeira final. “Devido ao sistema dessa competição, eu sempre ficava em quinto. E hoje, pontuei o necessário para disputar o titulo”, disse satisfeito com o resultado. Thiago Portes assumiu a segunda posição.

Quem também comemorou bastante foi Jaqueline Diniz (Ed. Física/Unimonte). A atleta de Praia Grande liderou o ranking entre as meninas do Litoral e Interior, mesmo ficando sem tempo para surfar. “Estou trabalhando e estudando todos os dias”, revelou. Entre as meninas da Capital, Juliana Gadelha (Pós em Mídia Interativa/SENAC), também líder no resultado final das duas fases classificatórias, foi a campeã.

Com um mar pesado para as meninas, Juliana parabenizou a coragem das surfistas. “As meninas mostraram muita garra e determinação para passar a arrebentação. A correnteza estava forte e as ondas com uma formação difícil. Todas estão de parabéns”, falou.

No confronto entre as universidades Anhembi Morumbi x ESPM a competição acabou sendo no formato tradicional. Tiago Tashiro (Administração/ESPM) competiu pela primeira vez e levou a melhor. Já na Anhembi Morumbi, Jonathan Paiva (Hotelaria), que está acostumado com o circuito, ditou o ritmo da bateria e foi o campeão.

Bebeu, ligou – Nos dois dias de competição, os atletas contaram com um reforço energético. O Flash Power Energy Drink foi distribuído à vontade entre os surfistas. Sendo uma bebida funcional desenvolvida especialmente para períodos de maior esforço físico e mental, pode ser ingerida em qualquer situação, seja na prática de esportes, no trabalho, ao dirigir ou durante atividades de laser. O Flash Power Energy Drink foi o primeiro energético a chegar ao mercado brasileiro.

A terceira etapa está marcada para os dias 23 e 24 de setembro, na praia de Itamambuca, em Ubatuba, e a Grande Final será nos dias 11 e 12 de novembro, na praia das Pitangueiras, em Guarujá.

O 8º Circuito Paulista Universitário de Surf é uma realização da APSU (Associação Paulista de Surf Universitário) e do Ibrasurf (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf), com o patrocínio da Skol e Star Point, co-patrocínio da Flash Power, Nivana e Taca. Apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, Turco Loco, Volcom, Reef, Diamond Head e Bully’s. Organização Federação Paulista de Surf, Associação São Sebastião de Surf, Associação Ubatuba de Surf e Associação de Surf do Guarujá. Esta etapa contou com o apoio da Associação de Surf de Maresias.

Resultados da segunda etapa

Masculino Open
1 – Sergio Rocha – Unaerp
2 – Ricardo Toledo – UniMódulo
3 – Wellington Carane – Unitau
4 – Rafael Dias - Unimonte

Masculino Paulistana
1 – Carlos Tizon - FEI
2 – Thiago Portes – Unip
3 – Michel Cardoso – Mackenzie
4 – Pedro Oliveira – Unisantana

Feminina Open
1 – Jaqueline Diniz – Unimonte
2 – Lívia Lopes – Unitau
3 – Nina Santinho – Unitau
4 – Amanda Simões – Unitau

Feminina Paulistana
1 – Juliana Gadelha – SENAC
2 – Fernanda Gonçalves – FAAP
3 – Virginia Ferraz – PUC
4 – Gisele Mocelin – FMU

Anhembi Morumbi
1 – Jonathan Paiva
2 – Marcelo Bodon
3 – Rafael Cortez
4 – Santiago Roig

ESPM
1 – Tiago Tashiro
2 – Caio Antunes
3 – Rafael Dias
4 – Leonardo Vida

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.