10/05/2025  13h22
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Esportes e Lazer
29/06/2004 - 07h07
Robert Scheidt é tricampeão da Semana de Kiel
Guto Francischini e João Pedro Nunes
 
Foi o oitavo título do velejador no ano, o 108º na carreira.
 
C. Beeck 
  Scheidt veleja em Kiel, onde conquistou o tricampeonato.

O velejador Robert Scheidt continua imbatível em 2004 e mostrou mais uma vez por que é apontado como principal favorito à medalha de ouro na Olimpíada de Atenas. Com um segundo e um sétimo lugares nas regatas deste domingo, o vice-líder do ranking mundial garantiu o tricampeonato da Semana de Kiel, um dos campeonatos mais tradicionais da vela no mundo. Foi ainda o 108º título de Scheidt na carreira, sendo o 93º na classe Laser. Campeão em Kiel também em 1999 e 2000, Robert terminou a competição com 25 pontos perdidos, contra 27 do austríaco Andreas Geritzer.

"Estou um pouco atordoado pela maneira como as coisas estão dando certo este ano. Espero que consiga guardar um pouco para Atenas", afirmou o iatista, de 31 anos, patrocinado pelo Banco do Brasil, Medley Genéricos, Varig e Volvo Car Brasil e integrante da Equipe Petrobras de Vela. Antes do título em Kiel, Scheidt já conquistara os campeonatos Brasileiro, Sudeste Brasileiro, Centro-Sul-Americano, Cricket Match Race, Pré-Olímpica de Búzios, Semana Olímpica de Hyères, na França, e Mundial de Bodrum, na Turquia.

Segundo o heptacampeão mundial, as duas regatas decisivas deste domingo foram emocionantes. "Não tinha vento pela manhã, e a primeira largada foi dada num local muito distante. Consegui largar melhor que o austríaco, liderei boa parte da regata, mas no final acabei ultrapassado pelo croata Mate Arapov e cheguei em segundo." Andreas Geritzer foi sexto.

Com esse resultado, Geritzer precisava chegar à frente de Scheidt e no máximo em terceiro lugar na última regata para ficar com o título. "Ele montou a primeira bóia na minha frente mas, no final da regata, resolveu fazer marcação sobre mim. Mas a tática não deu certo, pois ele acabou ultrapassado pelo inglês Paul Goodison, ainda sofreu uma punição e chegou somente em 11º, enquanto o sétimo lugar garantiu meu terceiro título aqui."

Além de enfrentar alguns dos principais adversários dos Jogos Olímpicos, em Kiel Scheidt lutou contra uma gripe forte e velejou em diferentes condições de vento. "A conquista é valorizada porque não comecei o campeonato nas melhores condições físicas, melhorei aos poucos e também tive de me adaptar aos ventos fortes do início da disputa e aos ventos fracos deste último dia", contou o medalha de ouro em Atlanta/96 e de prata em Sydney/2000.

Foram disputadas 12 regatas desde quarta-feira, e Scheidt obteve três vitórias, dois segundos, três terceiros, um quarto, um quinto e dois sétimos lugares, ambos descartados.

A Semana de Kiel, integrante do Grand Slam da Vela juntamente com as semanas de Spa, na Holanda, e de Hyères, na França, teve em 2004 sua 122ª edição e contou com a presença de mais de cinco mil velejadores, de 50 países, competindo em 29 classes. Estiveram em Kiel 15 medalhistas olímpicos em Sydney, seis campeões mundiais e quatro campeões europeus em 2004.

Essa foi a 10ª participação de Robert Scheidt na Semana de Kiel. Além dos títulos de 1999, 2000 e 2004, ele foi vice no ano passado, segundo em 1995 e 1998, terceiro em 2001, quinto em 1993, sexto em 1997 e sétimo em 1994.

Nesta segunda-feira, Scheidt embarcou para Atenas, onde treina durante dez dias antes da disputa do Campeonato Grego, de 8 a 12 de julho. "Será meu último campeonato antes da Olimpíada e uma ótima oportunidade para velejar mais uma vez na raia olímpica e analisar os adversários."

Os cinco primeiros da Semana de Kiel foram:

1º) Robert Scheidt - 25 pontos perdidos
2º) Andreas Geritzer (AUT) - 27 pp
3º) Paul Goodison (ING) - 34 pp
4º) Mate Arapov (CRO) - 41 pp
5º) Roope Suomalainen (FIN) - 43 pp

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ESPORTES E LAZER"Índice das publicações sobre "ESPORTES E LAZER"
31/12/2022 - 07h24 Medo de aprender a nadar pode atrapalhar diversão
25/12/2022 - 06h45 Stock Car: os outros heróis de 2022
08/12/2022 - 05h28 Stock Car anuncia praças do calendário para 2023
25/11/2022 - 05h33 Campanha para arrecadar chuteiras
19/10/2022 - 05h55 Stock Car terá novo regulamento para pit stops
13/10/2022 - 06h08 Stock Car anuncia calendário 2023 com 12 datas
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.