10/09/2025  13h32
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
28/08/2006 - 05h24
Ubatuba na 3ª etapa do Hang Loose Surf Attack
Fábio Maradei
 
Sob os olhares atentos do pai, Filipe Toledo garante mais um título paulista no Hang Loose Surf Attack

Sob os olhares atentos e até impacientes do pai, o bicampeão brasileiro profissional, Ricardinho Toledo, o ubatubense Filipe Toledo garantiu neste domingo (dia 27), na Praia do Tombo, em Guarujá, mais um título paulista no Hang Loose Surf Attack. A conquista foi um dos destaques da 3ª etapa do circuito mais tradicional e importante da nova geração brasileira.

Com uma vitória emocionante, o pequeno talento de apenas 11 anos sagrou-se campeão invicto e por antecipação da categoria estreantes (até 12 anos). Este foi o seu terceiro titulo estadual (é bicampeão petit). Além dele, Miguel Pupo, o Valinha, de São Sebastião, outro filho de um surfista profissional famoso – Wagner Pupo, festejou o campeonato paulista na mirim (sub-16), em outra decisão de empolgar o público.

Ele foi o segundo colocado em Guarujá, sendo superado pelo catarinense Alejo Muniz. Assim como Filipe, ele festejou a terceira conquista estadual. Nas outras três categorias em disputa no circuito, nada está definido, prometendo disputas acirradas para a etapa decisiva, em São Sebastião, no mês de novembro.

Uma das grandes expectativas fica para a categoria júnior (sub-18), que em Guarujá teve dobradinha de Praia Grande, com vitória de Dodô Veiga e o segundo lugar de Alex Ribeiro. O líder ainda é o ubatubense Wiggolly Dantas, o Guigui, que tenta o quinto título estadual. Na iniciantes (sub-14), Sidney Guimarães, de Peruíbe, chegou como líder, mas ficou em terceiro lugar na etapa e perdeu a ponta para o vencedor, Jessé Mendes, de Guarujá.

Gabriel Medina, de São Sebastião, vencedor da abertura e ausente da 2ª etapa por estar com o braço quebrado, ficou em segundo lugar e voltou à briga. Já na petit, (sub-10), o catarinense Luan Wood chegou com a mão na taça, mas acabou derrotado na semi e quem aproveitou foi o ubatubense Wesley Dantas (irmão mais novo de Guigui), que venceu em Guarujá e aumentou bem as suas chances.

GRANDES ATUAÇÕES - A 3ª etapa teve a participação de 145 surfistas de sete estados, competindo em ondas críticas de menos de meio metro. As condições mínimas não prejudicaram, nem tiraram o brilho de grandes atuações. Um dos destaques do evento foi o guarujaense Edgar Groggia, um dos atletas que mais evoluiu nesta temporada. Ele chegou a duas finais, liderou em ambas e ficou na segunda colocação, após disputas acirradas.

A primeira final a entrar no mar foi a iniciantes. Conhecendo muito bem a praia do Tombo, em qualquer situação, Jessé Mendes aproveitou bem o potencial das ondas, garantindo a vitória com notas 5,25 e 4,60. Gabriel Medina precisava apenas de 3,50 para virar o resultado, mas foi “marcado” totalmente pelo vencedor, terminando na segunda colocação. O então líder, Sidinho, terminou em terceiro lugar, seguido de Luan Felipe, de Praia Grande.

Com dois títulos paulistas na bagagem, Jessé ficou feliz com o resultado. “Sabia que era importante vencer aqui em casa para ficar em vantagem na última etapa. Estou tranqüilo, porque assim como o Gabriel poderia ter vencido aqui, eu posso vencer. Ele conhece bem as ondas de São Sebastião, mas estou confiante”, afirmou Jessé, 13 anos.

PRIMEIRA VITÓRIA - Na final petit, Edgar Groggia saiu na frente, mas Wesley Dantas virou para garantir a sua primeira vitória no Hang Loose. “Foi irado. Mas deixa eu me concentrar porque tenho outra final pela frente”, disse o surfista só de oito anos, que tem como principal incentivador o irmão, Guigui. Edgar ficou com o vice e também está na briga pelo título do Circuito. Vitor Bernardo, também de Guarujá, e Phelipe Chagas, de Ubatuba, completaram o pódio.

MIGUEL X ALEJO - Na final mirim, o que se viu foi um show de estratégia. Miguel Pupo e Alejo Muniz, velhos rivais no Hang Loose Surf Attack, se alternaram na liderança, até que o surfista catarinense assumiu a ponta e decidiu “marcar” Miguel de forma acirrada. Valinha remou do canto esquerdo para o direito e Alejo sempre em sua “cola”.

Numa tentativa radical, o surfista de São Sebastião saiu do mar e correu para a outra extremidade, tentando se livrar da incômoda perseguição, mas em vão, porque o competidor de Santa Catarina não perdeu tempo. Com a vitória, Alejo segue na briga pelo título do Circuito (não pode ser campeão estadual por ser de outro estado) e Valinha já assegurou o paulista.

Os dois se enfrentaram em 2004, com Alejo faturou o primeiro lugar do ranking na iniciantes. “Fiquei sem fôlego da corrida forte que dei. Tentei tudo. Foi uma final muito boa, contra o meu maior rival. Sempre batemos de frente”, disse Valinha, 14 anos.

Alejo, por sua vez, esbanjou preparo. “Quero tentar mais esse título aqui no Hang Loose, que é um campeonato muito bom. Não cansei na final, porque estou treinando com o Ricardo Villava e me senti bem”, disse Alejo, que atualmente mora em Guarujá, na casa de seu preparador físico. Ainda na final, Caio Ibelli ficou em terceiro lugar e Jessé Mendes, novamente numa decisão, foi o quarto.

Logo na seqüência, foi a vez da final da estreantes (sub-12). Filipinho enfrentou três rivais que já tinham feito a final da petit - Edgar Groggia, Phelipe Chagas e Wesley Dantas. A briga ficou mesmo concentrada entre Filipe e Edgar. O surfista de Ubatuba saiu na frente, mas o guarujaense virou, até que o novo campeão da categoria arrancou uma nota 8 para ratificar o título.

“Estou muito feliz. Foi duro e quero vencer a última etapa para festejar”, disse Filipe, que foi orientado pelo pai. “É show ter ele por perto. Ele dá a maior força, incentiva muito”, destacou. Para Ricardinho, que já viu seus filhos faturarem oito títulos paulistas (cinco de Matheus, o mais velho, e agora o terceiro de Filipe), essa conquista foi uma das mais sofridas.

“É duro, o coração bate mais forte”, brincou Ricardinho, que continua na ativa, competindo no Paulista Amador e Universitário. Edgar saiu do mar com outro segundo lugar, mostrando seu grande potencial. Phelipe foi o terceiro e Wesley, que já havia vencido na petit, desta vez ficou em quarto.

DODÔ VEIGA - Na última decisão da etapa, a júnior (sub-18), Dodô Veiga começou a competir motivado, por seu principal rival, Wiggolly Dantas, ter perdido na semi e logo de cara garantiu um 8,25 para não perder mais a liderança, saindo do mar carregado nos ombros pela galera de Praia Grande. Alex Ribeiro, seu companheiro de treino, radicalizou nas “merrecas”, mas não o suficiente para “roubar” a vitória. Com a dobradinha, os dois estão na briga direta com Guigui.

“Estou muito animado com mais essa vitória importante e por ter me aproximado mais na briga pelo título. Agora é tudo ou nada em São Sebastião e, se Deus quiser, voltar para a casa com o título”, disse Dodô. “Sei que não é fácil, mas também vou com tudo, porque é um local que gosto de competir. Quero vencer e vou torcer para o Guigui perder”, afirmou Alex.

Logo após a bateria, Guigui fez questão de provocar. “Quero ver uma decisão em ondas grandes. Mar com boas condições. Daí vamos conhecer o campeão mesmo”, falou. Os ubatubenses Gustavo Henrique e Felipe Mendes terminaram na terceira e quarta colocações, respectivamente.

UBATUBA LEVA - Junto com as disputas individuais, a etapa contou com a competição paralela por equipes. Ubatuba faturou mais uma vitória, somando 4.726 pontos, contra 4.571 dos donos da casa. Praia Grande ficou em terceiro lugar, com 3.623, seguida de São Sebastião, com 2.946. Peruíbe ficou em quinto lugar, com 2.448, enquanto a cidade vizinha, Itanhaém, somou 1.179. Santos foi a sétima colocada, com 1.128 e Mongaguá terminou na nona posição, com 483. São Vicente amargou apenas o décimo lugar, com 461 pontos, seguida de Bertioga, com 345, e São Paulo, com 282.

Os cinco vencedores da etapa ganharam aparelhos de TV 14 polegadas. Já os campeões paulistas da temporada na júnior e mirim ganharão passagens aéreas para Fernando de Noronha, facilitando a participação no WQS mais badalado do Continente, o Hang Loose Pro no início de 2007. Na iniciantes, estreantes e petit, os melhores da temporada levarão I-Pods.

Vale destacar que os competidores também tiveram à disposição jogos na areia, como pebolim e frescobol, e a tenda de aquecimento e alongamento Hang Loose, com exercícios antes da bateria e de alongamento após as disputas. Todos os atletas participantes também comemoraram o aniversário do locutor oficial do evento, Paulo Issa, que completou 39 anos no domingo, cantando parabéns em coro. A etapa decisiva está confirmada para os dias 25 e 26 de novembro, na Praia de Camburi, em São Sebastião. Os resultados completos da etapa estão disponíveis no site www.fpsurf.com.br.

O Hang Loose Surf Attack - 19ª edição do Circuito Paulista de Surf Júnior, Mirim, Iniciante, Estreantes e Petit tem os co-patrocínios de Reef, Central Surf, Bleat, Overboard, High Point, Star Point e Hot Water. Apresentação de Fluir, com os apoios da Formag’s, Bennett, Waves, Fibratur, Secretaria do Estado da Juventude, Esporte e Lazer e Turco Loco. A etapa teve a colaboração da Prefeitura Municipal e Associação de Surf de Guarujá e Corpo de Bombeiros. Organização da Federação Paulista de Surf.

Resultados da 3ª etapa

CATEGORIA JÚNIOR (ATÉ 18 ANOS)
1 Dodô Veiga (Praia Grande)
2 Alex Ribeiro (Praia Grande)
3 Gustavo Henrique (Ubatuba)
4 Felipe Mendes (Ubatuba)

CATEGORIA MIRIM (ATÉ 16 ANOS)
1 Alejo Muniz (Bombinhas/SC – Guarujá)
2 Miguel Pupo (São Sebastião)
3 Caio Ibelli (Guarujá)
4 Jessé Mendes (Guarujá)

CATEGORIA INICIANTES (ATÉ 14 ANOS)
1 Jessé Mendes (Guarujá)
2 Gabriel Medina (São Sebastião)
3 Sidney Guimarães (Peruíbe)
4 Luan Felipe (Praia Grande)

CATEGORIA ESTREANTES (ATÉ 12 ANOS)
1 Filipe Toledo (Ubatuba)
2 Edgar Groggia (Guarujá)
3 Phelipe Chagas (Ubatuba)
4 Wesley Dantas (Ubatuba)

CATEGORIA PETIT (ATÉ 10 ANOS)
1 Wesley Dantas (Ubatuba)
2 Edgar Groggia (Guarujá)
3 Vitor Bernardo (Guarujá)
4 Phelipe Chagas (Ubatuba)

CIDADES
1 Ubatuba – 4.726
2 Guarujá – 4.571
3 Praia Grande – 3.623
4 São Sebastião – 2.946

Ranking após 3 etapas

CATEGORIA JÚNIOR (ATÉ 18 ANOS)
1 Wiggolly Dantas (Ubatuba) – 2.556
2 Dodô Veiga (Praia Grande) – 2.539
3 Alex Ribeiro (Praia Grande) – 2.285
4 Magno Pacheco (Guarujá) – 1.961

CATEGORIA MIRIM (ATÉ 16 ANOS)
1 Miguel Pupo (São Sebastião) – 2.800 novo campeão paulista
2 Alejo Muniz (Bombinhas/SC – Guarujá) – 2.000
3 Jessé Mendes (Guarujá) – 1.969
4 Thiago Guimarães (Peruíbe) – 1.843

CATEGORIA INICIANTES (ATÉ 14 ANOS)
1 Jessé Mendes (Guarujá) – 2.330
2 Sidney Guimarães (Peruíbe) – 2.276
3 Kristian Kimmerson (Vila Velha/ES) – 1.961
4 Gabriel Medina (São Sebastião) – 1.900

CATEGORIA ESTREANTES (ATÉ 12 ANOS)
1 Filipe Toledo (Ubatuba) – 3.000 novo campeão paulista
2 Edgar Groggia (Guarujá) – 2.241
3 Wesley Santos (Peruíbe) – 2.212
4 Gabriel Gomes (Ubatuba) – 2.070

CATEGORIA PETIT (ATÉ 10 ANOS)
1 Luan Wood (Florianópolis/SC) – 2.656
2 Wesley Dantas (Ubatuba) – 2.240
3 Phelipe Chagas (Ubatuba) – 2.187
4 Edgar Groggia (Guarujá) – 2.082

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.