12/09/2025  15h58
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Política
28/08/2006 - 12h13
Vote certo, pela ética e contra a corrupção
 
 

O Brasil caminha para mais um processo eleitoral, numa rotina que se tornou familiar aos brasileiros há 24 anos, quando ocorreu o primeiro pleito após a anistia aos presos políticos e exilados pela ditadura militar. Nesse quase quarto de século, não faltaram crises de estabilidade institucional, mas os brasileiros a tudo superaram. Compareceram às urnas e confiaram que os representantes escolhidos pudessem resolver ao menos uma pequena parte de seus problemas. Hoje, parece que tudo corre perigo: esperança, crenças, instituições, valores, nação. A partir das primeiras acusações feitas pelo então deputado Roberto Jefferson em junho de 2005, a sociedade brasileira vê desfilar um comboio infindável de revelações que não deixam dúvidas: políticos, empresas e instituições há muito se utilizam de métodos ilegais para financiar campanhas e garantir benefícios para si.

Mais recentemente, outra denúncia vem nos assombrando: a do esquema de superfaturamento de ambulâncias, que ainda está sendo investigado na "CPI dos Sanguessugas".

Nem os envolvidos no escândalo do financiamento ilegal de campanhas - o "mensalão" - nem os "sanguessugas" foram punidos pela Justiça. Pior: muitos já registraram suas candidaturas para disputar as eleições deste ano e não foram modestos quanto às campanhas: pelo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral divulgado no final de julho, os partidos políticos declararam estimativas de gastos para seus candidatos em todos os níveis de R$ 20 bilhões, o equivalente ao orçamento federal com o sistema de saúde em um semestre.

Mesmo nesse cenário desolador, o povo brasileiro dá sinais claros de que ainda não perdeu a esperança na democracia, na justiça e num país melhor. Por isso, as eleições de 2006 ganham uma dimensão especial sob o ponto de vista da ética. O voto será nosso instrumento para fazer a democracia funcionar. Por isso, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social faz um apelo ao cidadão e cidadã brasileiros:

- Não vote nos candidatos que tenham sido condenados pela Comissão de Ética do Congresso, no caso do "mensalão";

- Analise bem a condição daqueles citados nos relatórios da "CPI dos Sanguessugas";

- Não vote em candidatos cujas campanhas se mostrem dispendiosas ou que disponham de recursos cuja origem não seja transparente;

- Denuncie candidatos com gastos abusivos ao 0800-600-7400, Disque-Denúncia Eleitoral, uma iniciativa do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE). A ligação é gratuita.

No âmbito das empresas, o atual processo eleitoral oferece uma oportunidade ímpar para que a iniciativa privada assuma posições éticas e reflita mais profundamente sobre a cidadania corporativa. Por isso, propomos aos empresários:

- Não financie campanha de candidatos condenados pela Comissão de Ética do Congresso ou listados na "CPI dos Sanguessugas";

- Patrocine campanhas de esclarecimento sobre a importância do voto consciente entre seus funcionários, clientes, fornecedores e na comunidade em que atua;

- Assine o Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, cujo texto se encontra disponível para consulta no sites do Instituto Ethos e da Patri;

- Divulgue o Disque-Denúncia Eleitoral (0800-600-7400) e os sites das entidades que acompanham os trabalhos das CPIs. Neles, a lista dos implicados está sempre atualizada.

Para conhecer os perfis dos candidatos a cargos em todos os níveis, sugerimos acessar o Projeto Excelências, da Transparência Brasil.

Para saber mais sobre candidaturas, campanhas e o processo eleitoral, acesse:

· Instituto Ágora - Em Defesa do Eleitor e da Cidadania
  www.agoranet.org.br

· Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
  www.lei9840.org.br

· Patri - Relações Governamentais & Políticas Públicas
  www.patri.com.br

· Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
  www.tse.gov.br

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "POLÍTICA"Índice das publicações sobre "POLÍTICA"
24/12/2022 - 06h31 Congresso rejeita vetos presidenciais à LDO 2023
19/12/2022 - 06h27 Governo Lula terá 37 ministérios, diz Rui Costa
30/11/2022 - 05h16 PEC da Transição é formalizada no Senado
31/08/2022 - 05h49 Eleições 2022: saiba o que faz um senador
23/12/2021 - 05h58 Orçamento de 2022 é aprovado pelo Congresso
02/12/2021 - 06h06 Presidente Bolsonaro assina filiação ao PL
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.