12/09/2025  12h51
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
06/09/2006 - 20h17
Notícias de Ubatuba
Cristiane G. Zarpelão
 


• “Chega de Poluição”: ONG faz passeata em Ubatuba

A ONG Appru - Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba, promoveu na tarde de ontem, a passeata “Chega de Poluição”. O protesto teve como tema a poluição no Rio Grande, rio localizado próximo à barra dos pescadores.

A concentração para o início da passeata ocorreu na Praça BIP. O evento percorreu as ruas do centro de Ubatuba, com os participantes passando pela avenida Maria Alves, calçadão, avenida Iperoig, praça Anchieta e Ilha dos Pescadores. A passeata foi encerrada na Ilha dos Pescadores, com os voluntários abraçando simbolicamente a foz do Rio Grande.

A manifestação contou com o som da Banda e Coral da Fundart que tocou os Hinos Nacional e de Ubatuba.

O presidente da Appru, Antônio Augusto de Oliveira Neto, contou que em 2002 foram feitas três coletas da água do Rio Grande para que fossem analisadas. As três coletas acusaram um número de 3.000, 8.000 e 3.000 coliformes fecais a cada 100 ml. De acordo com as legislações vigentes da saúde, o índice ideal é de no máximo 1.000 coliformes fecais a cada 100ml. “Hoje com certeza a poluição está bem pior, pois há ocupação irregular, não aconteceu nenhum trabalho para o saneamento básico local. Ninguém mais nada neste rio”, apontou Neto.

Neto afirmou ainda que essas pessoas que participaram do protesto, são parceiros que sabem da importância da água para o futuro do planeta e seus habitantes. “A passeata é uma grande manifestação de amor e compromisso com o Rio Grande. Ações como essas são extremamente importantes para educar e conscientizar a população e visitantes. Assim estimulamos a todos para atuar positivamente na preservação de nossos recursos naturais”, disse.

O presidente ressaltou ainda que o objetivo foi também de levantar informações, mostrar a questão do lixo na cidade e integrar a comunidade para que assim, possam tomar atitudes e darem o próximo passo.

“Vamos diagnosticar, sensibilizar a comunidade-alvo, divulgar e convidar a população para as intervenções comunitárias. A preservação ambiental, o cuidado com os rios, uso racional da água, tecnologias sustentáveis, destinação adequada dos resíduos, pesca responsável, integração dos ecossistemas, são prioridades no nosso trabalho”, afirmou.

A Appru já realizou diversas ações em várias regiões de Ubatuba, como no Saco da Ribeira e Ressaca e Maranduba. O problema dos lixos nas rodovias, eventos culturais, também são desenvolvidos pelo projeto que procura sempre trazer à tona, problemas que estão comprometendo a natureza.


• Câmara de Ubatuba aprova criação de serviço voluntário

A Câmara Municipal de Ubatuba aprovou por unanimidade, na sessão de ontem o projeto de lei nº 77/06, do Executivo, que autoriza a instituição do serviço voluntário em atividades culturais, cívicas, científicas, recreativas, assistencial e turísticas, no âmbito da Administração Municipal direta e indireta.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Cidadania, Kátia Regina Gomes, justificou seu projeto tendo em vista que a Lei Federal 9608/98 introduziu em âmbito Federal o trabalho voluntário. "É certo que a administração pública é limitada em termos de recursos humanos para áreas específicas em que atua. Nesse sentido, o trabalho voluntário tem se constituído em uma grande alternativa para a implementação de inúmeros projetos em âmbito Federal", disse a secretaria. Segundo Kátia, o presente projeto propiciará aos membros da sociedade que tem a intenção de prestar algum tipo de serviço à comunidade, mas que são impossibilitados de realizarem em função da inviabilidade jurídica, a partir de então, poderão disponibilizar suas habilidades pessoais em prol do bem comum. "Cremos assim, que o projeto produzirá excelentes frutos à nossa sociedade, na medida em que possibilitará o desenvolvimento de inúmeros projetos que hoje, pela ausência de pessoal, estão prejudicados", concluiu a secretaria.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.