12/09/2025  12h56
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
16/09/2006 - 06h12
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 


• 50ª Festa de Nossa Senhora das Dores começou na sexta-feira

Começou nesta sexta-feira, dia 15, a tradicional Festa de Nossa Senhora das Dores, em sua 50ª edição. O evento comemora os 50 anos de existência da Capela dessa santa, que fica no bairro do Itaguá. Muita música, cultura caiçara, histórias contadas por antigos moradores, teatro e comida farão parte dessa festa, que acontecerá até o domingo, 17.

A festa se inicia com uma procissão que sai da casa dos festeiros Bino e Janaína, seguida de uma missa na Capela. Depois, haverá show com a banda Balaio de Gato, exposição de fotos que retratam a cultura e histórias dos antigos. No sábado, 16, a partir das 19h30, acontece uma missa sertaneja, seguida de um teatro contando as histórias da Capela e um show musical com a banda Tribandas.

No domingo, a programação começa na parte da manhã, às 9h com uma corrida pedestre rústica, nas categorias adulto feminino e masculino. Às 10h, o Projeto Tamar/Ibama realiza soltura de tartarugas na Praia do Itaguá. Após, acontece corrida de canoas e almoço caiçara, com o famoso prato a base de peixe com banana verde, chamado Azul Marinho.

Na parte da tarde, tem apresentação do grupo parafolclórico "O Guaruçá", procissão saindo da casa dos festeiros Élvio e Rosely, queima de fogos e encerramento com show do Fandango Caiçara e Banda ECC. O evento tem o apoio da Prefeitura.


• Reativação de programa leva saúde bucal aos bairros de Ubatuba

A idéia da retomada desse trabalho, desativado desde 1997, partiu da equipe de saúde bucal da Prefeitura, tendo o apoio da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Ubatuba e se fortaleceu com a chegada da Unidade Móvel de Saúde Bucal

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reativando o Atendimento Programado de Assistência Odontológica nos Bairros (Apaob) em Ubatuba. A Vila de Picinguaba será o primeiro local onde será realizada a ação, no dia 20 de setembro, a partir das 7 horas. Cerca de 20 profissionais da área de saúde bucal, entre funcionários da prefeitura e voluntários, estarão presentes. Toda a comunidade da região poderá ser atendida nesse dia, desde crianças até idosos. Além da consulta odontológica, os profissionais prestarão informações sobre doenças bucais e prevenção.

Depois de Picinguaba, a proposta da equipe de saúde bucal, que tem o Superintendente da Atenção Básica, Érico Vasconcelos na organização de suas ações, é estender as atividades da Apaob por todo o município, realizando-as a cada 15 dias nas regiões norte, sul e centro-sul, com retornos semanais para o acompanhamento dos pós-operatórios. A próxima Apaob está prevista para acontecer na primeira semana do mês de outubro no bairro do Araribá.

A idéia da retomada desse trabalho, que estava desativado desde 1997, partiu da equipe de saúde bucal que atua na rede municipal de Ubatuba, tendo o apoio da Associação dos Cirurgiões-Dentistas de Ubatuba (ACDU) e se fortaleceu com a chegada da Unidade Móvel de Saúde Bucal. O trabalho consiste em facilitar o acesso das populações que residem em localidades mais distantes às ações de saúde bucal, que abrangem educação, prevenção e assistência.

Érico Vasconcelos afirma que o principal objetivo do projeto é amenizar a demanda reprimida existente, que possui necessidades acumuladas de tratamento odontológico. "Eu não vejo outra maneira das ações de saúde bucal acontecerem de maneira eficiente. O Apaob é um formato de atendimento que corresponde às expectativas da população. A chegada da Unidade Móvel representa grande avanço para o município nesse sentido. Finalmente, poderemos propiciar atendimento às populações mais carentes e distantes do município".

Para o prefeito Eduardo César, a Saúde Bucal é uma necessidade que merece atenção no município. Ele ressalta que essa questão foi citada pela população em todas as conferências de saúde acontecidas neste ano. "A saúde do ser humano começa pela boca, pela alimentação, pela fala e pelo sorriso. Proporcionar atendimento odontológico à população também é oferecer respeito e dignidade ao cidadão."


• Rua Irene, no Itaguá, passa a ter mão dupla

A Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba informa que desde o dia 12 de setembro, a rua Irene, que dá acesso ao loteamento da Praia do Tenório, teve a sinalização alterada de mão única para mão dupla no trecho de entrada da rua Capitão Felipe até a rua Maria Cristina.

A mudança se deu em virtude da necessidade de adequação do fluxo de veículos na rua Irene, dando mais uma opção para a saída dos veículos do loteamento e redondezas. A equipe de operação da Coordenadoria de Trânsito vai realizar a sinalização complementar de proibição de estacionamento necessária.


• Ubatuba comemora Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Mais que uma comemoração, esse dia representa um estudo mundial em larga escala, sobre a quantidade e a qualidade de lixo lançados nos rios e mares

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, um acontecimento que já completa 20 anos comemorado no dia 16 de setembro, em Ubatuba, será marcado por uma ação que envolverá dezenas de entidades e centenas de pessoas. O evento será dividido em dois momentos. No primeiro, a partir das 8h, será feita a limpeza de praias e rios. No período da tarde, diversas apresentações sócio-culturais acontecerão no Terminal Turístico do Perequê-Açú, a partir das 14h.

O Brasil é o quarto país em número de voluntários nesta campanha, e São Paulo é o primeiro em voluntários e em total de lixo recolhido no Brasil. Ubatuba já participa há mais de 10 anos e com grande destaque. Segundo o presidente da ong Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba (Appru), Antonio de Oliveira Neto, essa campanha não é apenas uma forma de divulgar o problema da poluição ou um meio de se tentar a educação ambiental. "O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias representa um estudo mundial de larga escala, sobre a quantidade e a qualidade de lixo jogados de forma irregular. Os estudos obtidos têm sido utilizados como instrumento político para pleitear mudanças em vários setores e na reformulação de leis".

Programação de Ubatuba

As praias que serão contempladas pelo evento, neste ano, serão: Maranduba, Lázaro, Saco da Ribeira, Toninhas, Grande, Tenório, Vermelha do Centro, Itaguá, Cruzeiro, Prainha do Matarazzo, Perequê-Açú, Barra-Seca, Saco da Mãe Maria, Vermelha do Norte, Praia do Alto, Itamambuca, Felix e da Almada. Os rios Grande, Tavares e Acaraú também serão alvos de limpeza. Todo o lixo coletado será encaminhado para o Terminal Turístico do Perequê-Açú, onde todos os participantes se encontrarão e o lixo ficará exposto até às 16h.

As apresentações no terminal contarão com a participação do grupo de Maculelê e Puxada de Rede dos alunos da Fundacc do mestre Jequié, a Fanfarra do Colégio Anchieta, a Escolata da Escola do Horto e o Projeto Dança e Música da escola Josefina, além de atividades ambientais.

Grande parceria

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Ubatuba está sendo promovido por meio de uma grande parceria entre: Agenda 21 Litoral Norte; Prefeitura Municipal de Ubatuba; Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN); AUS; Associação de Proteção da Vermelha do Norte Aproven; Ass. de Itamambuca; Aquário de Ubatuba; Coletivo de Entidades Ambientalistas de Ubatuba (Ceau); Associação Sócio-ambiental Somos Ubatuba (Assu); Escoteiros; Projeto TAMAR; Filhos da Terra; Guarda-Mirim; ACIA; Objetivo; Movimento de Defesa de Ubatuba (MDU) e Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba.


• Santa Casa recebe doação de brinquedos para projeto "Fazendo Arte"

A Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora dos Passos, de Ubatuba recebeu, na semana passada, uma doação de mobília completa e brinquedos que irão compor a brinquedoteca da pediatria, intitulada pelos coordenadores como "Fazendo Arte". Os materiais foram doados pelo Comitê Betinho, entidade ligada ao Banco Santander/Banespa e Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp (Afubesp).

O projeto será instalado efetivamente após reforma na sala destinada a ele. Enquanto isso, em outubro, uma pequena "unidade móvel" começará a circular dentro do hospital, fazendo visitas ao pronto socorro, enfermarias e pediatria. Esse trabalho inicial segundo a coordenadora do projeto, Renata Ramos, servirá também como uma forma de "ambientar a equipe, sensibilizar funcionários e conhecer a rotina do hospital". No final deste mês, Renata, que é também a pedagoga responsável pela "Casa do Brinquedo" da Prefeitura da Ubatuba, passará por um curso para Formação de Brinquedista Hospitalar, promovido pela Associação Paulista de Medicina.

Para Renata, a brinquedoteca dentro do hospital é uma forma eficiente de diminuir o sofrimento das crianças. "Além de estar doente ou machucada, a criança hospitalizada está longe de sua casa e de seus brinquedos, tendo que se submeter a um tratamento que é, muitas vezes, doloroso. O fato de poder brincar faz com que essas crianças se voltem para o mundo da imaginação, expressem emoções, façam novos amigos. Isso ameniza a dor e ajuda sensivelmente no tratamento".

Experiência bem sucedida

Ubatuba já tem uma experiência interessante, no sentido de inserir os brinquedos e as brincadeiras num ambiente voltado para a saúde infantil. Numa parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, o Centro Materno-Infantil foi totalmente ambientado para receber crianças. Além da Casa do Brinquedo, as paredes foram todas pintadas com um cenário típico de Ubatuba.

A pediatra responsável pelo Centro Materno-Infantil, Márcia de Carvalho Pinto, afirma que a ambientação mudou totalmente a rotina de trabalho. “Não se ouvem mais choros desesperados de crianças que aguardavam impacientes o atendimento. Dá para perceber uma mudança até mesmo no comportamento das mães. A agressividade com a criança diminui, as mães observam, participam das brincadeiras".

Para o prefeito Eduardo César, a reformulação do sistema municipal de saúde proposto por sua administração deve incluir também o atendimento às crianças, proporcionando a elas bem-estar. "São medidas simples como essas, que unem o poder público e a iniciativa privada e provocam uma grande transformação no dia-a-dia".

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.