10/09/2025  10h51
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
19/09/2006 - 12h21
1ª etapa do Brasileiro de Surf Universitário
Marcelino Silva
 
Paulistas vencem na primeira etapa do Brasileiro de Surf Universitário. Alto astral, emoção e muita raça foram os ingredientes que acompanharam os surfistas do Estado de São Paulo nas ondas da Barra da Tijuca
 
Artur Yamamoto 
  Ricardo Toledo.

Os atletas das universidades paulistas foram os grandes vencedores da etapa de abertura do Festival Tropical Brasil de Surf Universitário, na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). A disputa, que aconteceu no último fim de semana, reuniu os surfistas da região Sudeste e serviu como seletiva para etapa final. A grande decisão está marcada entre os dias 13 e 17 de dezembro, na praia de Maresias, em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo.

O bicampeão brasileiro de surf profissional na década de 90, Ricardo Toledo, foi o grande vencedor na categoria Masculina. O estudante de Educação Física, da Módulo (Centro Universitário Unimódulo), de Ubatuba (SP), superou os atletas do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Numa disputa empolgante, decidida apenas nos últimos minutos da bateria final, o surfista venceu os cariocas Ângelo Hereda e Léo Chines, da Universidade Estácio de Sá, e Salvador Lamas, da UniverCidade (Centro Universitário da Cidade).

Mesmo com um corte no pé esquerdo, onde levou três pontos, o ubatubense usou toda a garra para derrotar os adversários diretos desta etapa. “Quando vi aquela série se aproximando, eu sabia que era tudo ou nada. Remei na primeira onda e não consegui entrar. Mas voltei rápido para o outside e me posicionei bem na outra que entrava”, comentou Toledo.

Apresentando um surf de alto nível, desde as primeiras fases, ele conta como fez para conquistar o título. “No momento da decisão foi preciso segurar o drop, esperar o momento certo e soltar as manobras. Agradeço a Deus e a toda equipe paulista por essa conquista”, concluiu o campeão.

Na Feminina, a atual campeã brasileira da categoria e estudante de Educação Física, da Unimes (Universidade Metropolitana de Santos) confirmou o favoritismo. A surfista Rose Santana venceu de ponta a ponta a etapa. Taissa Xavier, da UniverCidade, Virginia Ferraz, da Puc-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e Bruna Hirsch, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ficaram respectivamente na segunda, terceira e quarta colocações.

Em ondas fortes de um metro e meio e que exigiam muita atitude, as meninas não se intimidaram e botaram para baixo nas maiores da série. Mostraram bastante coragem e disposição. “Todas as competidoras estão de parabéns. Fiquei muito feliz com a vitória e este resultado me deu confiança para buscar o título na etapa final”, comemorou a campeã, representante da cidade de São Vicente (SP).

Na Expression Session, bateria onde vale a melhor manobra, Rene Oliveira, da Unimonte (Centro Universitário Monte Serrat), em Santos (SP), faturou a vitória. O título foi conseguido com um bonito aéreo. Já na categoria que premia a melhor onda surfada, o campeão foi o carioca Fabiano Passos, da UniverCidade. Ele destruiu uma direita da série e com várias manobras conseguiu arrancar uma nota nove dos juízes.

Entre as disputas mais acirradas e animadas do Festival, a categoria Tag Team também conheceu o seu campeão. Numa bateria muito emocionante, a equipe que representou o Espírito Santo levou a melhor. A prova foi acompanhada de perto por um bom público, que torceu e vibrou muito com mais essa novidade do Brasileiro de Surf Universitário.

Vale ressaltar a interação entre os atletas e a comissão técnica, que num clima de aprendizado e troca de experiências discutiram idéias sobre o evento. Os critérios de julgamento e o formato da competição, que este ano apresenta um cronograma diferente, permitem que todos os atletas participem, no mínimo, de duas baterias na primeira fase.

Brasileiro - O Festival Tropical Brasil de Surf Universitário está com a próxima etapa prevista para os dias 30 de setembro e 01 de outubro, em Vilas do Atlântico, na Bahia, exclusiva para os universitários do Nordeste. A terceira prova será entre os surfistas da região Sul e acontece nos dias 18 e 19 de outubro, na Praia Mole, em Santa Catarina. A grande decisão está marcada entre os dias 13 e 17 de dezembro, na praia de Maresias, em São Sebastião, Litoral Norte Paulista.

As seletivas regionais do Festival classificam dez atletas, entre as categorias Masculina e Feminina, para a disputa do título brasileiro. Vale ressaltar que os estados de São Paulo e Espírito Santo contam com seus próprios circuitos. Estes, por sua vez, garantem vagas para os quatro melhores de cada região.

Mais informações no site www.ibrasurf.com.br.

A competição é uma realização do Ibrasurf, com patrocínio da Skol, Tropical Brasil e Star Point. Apoio do Ministério do Esporte, CBS (Confederação Brasileira de Surf) e Flash Power. Divulgação: Waves.Terra e VeniceMag. A etapa do Sudeste contou com a organização da Feserj (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro), Asuerj (Associação de Surf Universitário do Rio de Janeiro), Prefeitura da Cidade e Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Ranking etapa sudeste – Categoria Masculina
1 - Ricardo Toledo – Módulo – SP
2 - Ângelo Hereda – Estácio – RJ
3 - Salvador Lamas – Univercidade – RJ
4 - Léo Chinês – Estácio – RJ
5 - Rene Oliveira – Unimonte – SP
6 - Fabiano Passos – Univercidade – RJ
7 - Jerônimo Teles – Estácio – RJ
8 - Ian Cosenza – Puc – RJ

Ranking etapa sudeste – Categoria Feminina
1 - Rose Santana – Unimes – SP
2 - Taissa Xavier – Univercidade – RJ
3 - Virginia Ferraz – Puc – SP
4 - Bruna Hirsch – UFRJ – RJ

Classificados do Rio de Janeiro para Final
1 - Ângelo Hereda – Estácio – RJ
2 - Salvador Lamas – Univercidade – RJ
3 - Léo Chinês – Estácio – RJ
4 - Fabiano Passos – Univercidade – RJ
5 - Jerônimo Teles – Estácio – RJ
6 - Ian Cosenza – Puc – RJ
7 - Francisco Portugal – Estácio – RJ
8 - Hugo Moro – Gama Filho – RJ
9 - Taissa Xavier – Univercidade – RJ
10 - Bruna Hirsch – UFRJ - RJ

Classificados de São Paulo para Final
1 - Ricardo Toledo – Módulo – SP
2 - René Oliveira – Unimonte – SP
3 - Ronissom de Jesus – Fabe – SP
4 - Michel Cardoso – Mackenzie – SP
5 - Rose Santana – Unimes – SP
6 - Virginia Ferraz – Puc – SP

Classificados do Espírito Santo para Final
1 - Renato Coutinho – FIB – ES
2 - Antonio Reis – UVV – ES
3 - Rodrigo Rodrigues – UVV – ES
4 - Daniel Ortiz – Salesiana – ES

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.