14/09/2025  23h11
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
01/07/2004 - 21h10
Categoria feminina inaugura o 2º dia do SuperSurf
João Carvalho
 
Quinta-feira de Sol, calor e ondas pequenas na praia do Cupe, em Ipojuca.
 
Paulo Moreira 
  A catarinense Juliana Quint, destaque da primeira fase feminina que abriu o segundo dia do SuperSurf de Pernambuco nesta quinta-feira.

Depois das chuvas e tempo nublado que vinham imperando desde o início da semana, o sol e o calor característicos da região Nordeste marcaram o segundo dia de disputas do SuperSurf de Pernambuco. Na quinta-feira, a terceira etapa da divisão principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional foi inaugurada com a categoria feminina. A atual número 3 do ranking, a catarinense Juliana Quint, venceu o primeiro confronto do dia, mas a melhor apresentação foi da niteroiense Juliana Guimarães, que marcou 11,50 pontos de 20 possíveis na última bateria. Já as principais estrelas só estréiam na segunda fase, que vai abrir a sexta-feira em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca.

A atual campeã brasileira do SuperSurf, Tita Tavares, está escalada como cabeça-de-chave na primeira bateria, junto com a número 1 do ranking 2004, Suelen Naraisa, de Ubatuba (SP). As duas farão suas primeiras apresentações na única etapa nordestina da temporada, contra a terceira colocada Juliana Quint (SC) e a experiente Brigitte Mayer (RJ).

A baixinha cearense não pôde competir nas duas primeiras etapas do SuperSurf 2004 por estar representando o país no Mundial WCT (World Championship Tour) e está ansiosa para estrear no Circuito Brasileiro. "Eu me arrepio só de falar. Já estava com saudades de competir aqui no Brasil, pois isso faz falta pra gente. Poder rever todas as meninas no SuperSurf, que é um circuito alucinante, com toda a mídia prestigiando e eu espero fazer uma bateria bonita amanhã (sexta-feira)", disse Tita.

Ela não esconde que o seu objetivo toda vez que entra numa disputa é a vitória. "Quando entro numa competição meu único pensamento é ganhar, isso é de mim mesmo. Mas, as meninas estão pegando superbem. Já deu para ver hoje elas competindo bem em todas as baterias e é isso aí, vamos ver como vai ser. Eu já tive grandes disputas contra a Suelen no ano passado, ela está liderando o ranking, mas o que importa é entrar na água e que vença a melhor", falou Tita Tavares.

Uma das suas adversárias será a grande surpresa do SuperSurf 2004, a catarinense Juliana Quint, vice-campeã da etapa passada em São Sebastião (SP) e atualmente em terceiro lugar no ranking. Ela totalizou 9,60 pontos para derrotar a alagoana Karina Barbosa, a paulista Alice Santos e a também catarinense Larissa Barbiere. Já a recordista foi a niteroiense Juliana Guimarães, que somou 11,50 pontos em suas duas melhores ondas surfadas na última bateria feminina da quinta-feira. "O mar está difícil, as ondas muito mexidas, mas consegui passar", falou Juliana Guimarães.

Além das duas Julianas, a potiguar Alcione Silva e a paulista Elisa Costa também estrearam com vitórias na praia do Cupe, com Karina Barbosa (AL), Brigitte Mayer (RJ), Luisa Romann (SP) e Marina Werneck (SC), classificando-se em segundo lugar nas suas baterias. Elas agora vão enfrentar as principais cabeças-de-chave da terceira etapa do SuperSurf 2004 na segunda rodada da competição.


Trialistas dizimam os estreantes da terceira fase do SuperSurf

Cabeças-de-chave estréiam neste sábado na Praia do Cupe, Ipojuca (PE).

Os surfistas que se classificaram nas triagens da quarta-feira derrubaram a maioria dos que estrearam no segundo dia de disputas do SuperSurf de Pernambuco. Os pernambucanos Paulo Moura e Olavo Aguiar venceram os dois primeiros confrontos masculinos da quinta-feira de sol, calor e ondas irregulares de meio metro de altura na praia do Cupe, em Porto de Galinhas, Ipojuca. Já a maior surpresa foi a derrota do experiente paraibano Fábio Gouveia para o jovem catarinense Jean da Silva. Nesta sexta-feira, a competição reinicia às 9 horas novamente com a categoria feminina e a masculina começa às 10:40 horas. O terceiro dia será marcado pela entrada das principais estrelas do SuperSurf 2004, com a estréia dos dezesseis cabeças-de-chave da categoria masculina e oito da feminina.

Depois de despachar o paranaense Jihad Kohdr na abertura da terceira fase masculina, Olavo Aguiar, presidente da Federação Pernambucana de Surf (FPS), seguiu para enfrentar o atual bicampeão brasileiro Leonardo Neves na oitava bateria do evento principal. "As ondas não estavam muito boas, mas é isso aí, sou presidente, mas ainda não estou morto e vamos ver até onde vai", brincou Olavo. "Fico feliz de estar competindo neste grande evento que é o SuperSurf, que está voltando ao nosso estado e espero que continue aqui por muito tempo", completou.

Ao contrário de Olavo, que despachou o número 6 do SuperSurf 2004 com uma grande vantagem de 12,73 x 5,33 pontos, o confronto do também pernambucano Paulo Moura com o paulista Beto Fernandes na segunda bateria foi bem mais disputado, sendo definido por uma pequena diferença: 11,17 x 10,93 pontos. "As ondas continuam não muito boas e eu já sabia que a bateria ia ser muito difícil. O Beto é um excelente surfista, mas eu consegui pegar uma boa onda no início que me deixou um pouco tranqüilo. O importante é se classificar e amanhã sei que vai ter mais uma pedreira", falou Moura, referindo-se ao seu próximo adversário, o ubatubense Renato Galvão, atualmente em terceiro lugar no ranking.

Já a grande surpresa do dia foi o jovem catarinense Jean da Silva, 19 anos, que pela primeira vez disputou uma bateria homem-a-homem e logo na estréia enfrentou um dos surfistas mais experientes do Brasil, o paraibano Fábio Gouveia. Foi mais um confronto de poucas ondas surfadas e o catarinense teve mais sorte para pegar as melhores que entraram durante os 25 minutos da bateria. "Estou amarradão. Não tinha nenhuma experiência em baterias homem-a-homem, mas o Pedro Falcão (Tour Manager da ABRASP) me deu uns toques e eu acabei surfando tranqüilo. Consegui pegar umas ondinhas ali e acabei passando, estou muito feliz", vibrou Jean, após a vitória de 9,57 x 9,00 pontos.

Os outros trialistas que atropelaram os estreantes da terceira fase do SuperSurf de Pernambuco foram Marcelo Nunes (RN), Guilherme Ferreira (SC), Bruno Moreira (SP), Jair de Oliveira (SP), Wilson Nora (BA), Yuri Sodré (RJ), Fábio Silva (CE), Pedro Henrique (RJ) e Gilmar Silva (SP). Os únicos que conseguiram estrear com vitória na quinta-feira foram Alexandre Almeida (RJ), Fabrício Júnior (RN), Claudemir Lima (CE) e Armando Daltro (BA), que já está garantido nas oitavas-de-final, pois o seu adversário Eric Miyakawa (SP) está contundido e não vai competir na praia do Cupe.

O SuperSurf 2004 é uma realização do Grupo Abril e da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e têm como patrocinadores principais a Volkswagen, a Skol e a TIM, além do co-patrocínio da Garnier Fructis e apoio da Suncoast by C&A e da Revista Hardcore. Esta terceira etapa em Pernambuco também tem apoio da Prefeitura Municipal de Ipojuca, Rádio Transamérica FM do Recife, Federação Pernambucana de Surf (FPS) e Associação de Surf de Ipojuca (ASI).

SUPERSURF 2004 - Pernambuco

Segunda fase Feminina

1) - Suelen Naraisa (SP), Tita Tavares (CE),
       Juliana Quint (SC) e Brigitte Mayer (RJ)
2) - Alessandra Vieira (RJ), Taís de Almeida (RJ),
       Karina Barbosa (AL) e Alcione Silva (RN)
3) - Andréa Lopes (RJ), Francisca Pereira (SP),
       Elisa Costa (SP) e Marina Werneck (SC)
4) - Silvana Lima (CE), Cláudia Gonçalves (SP),
       Luisa Romann (SP) e Juliana Guimarães (RJ)

Quarta fase masculina

01) - Tânio Barreto (AL) x Guilherme Ferreira (SC)
02) - Lucinho Lima (CE) x Gilmar Silva (SP)
03) - Eric Miyakawa (SP) x Armando Daltro (BA)
04) - Anselmo Correia (RJ) x Marcelo Nunes (RN)
05) - Wagner Pupo (SP) x Wilson Nora (BA)
06) - Dunga Neto (CE) x Yuri Sodré (RJ)
07) - Victor Ribas (RJ) x Alexandre Almeida (RJ)
08) - Leonardo Neves (RJ) x Olavo Aguiar (PE)
09) - Renato Galvão (SP) x Paulo Moura (PE)
10) - Marcelo Trekinho (RJ) x Fabrício Junior (RN)
11) - Tadeu Pereira (SP) x Jair de Oliveira (SP)
12) - Sávio Carneiro (PE) x Fábio Silva (CE)
13) - Odirlei Coutinho (SP) x Jean da Silva (SC)
14) - Peterson Rosa (PR) x Claudemir Lima (CE)
15) - Flávio Costa (BA) x Bruno Moreira (SP)
16) - Maicon Rosa (PR) x Pedro Henrique (RJ)

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.