10/09/2025  10h36
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
22/09/2006 - 17h10
Mackenzie e Unip duelam na praia de Itamambuca
Marcos André Araújo
 
O objetivo é interagir os universitários, levar o esporte para dentro das instituições de ensino superior e fomentar a cultura do surf

O Ibrasurf (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf) vem promovendo há oito anos o relacionamento entre surfistas universitários. Visando o fortalecimento do elo entre atletas e universidades, diversas ações são programadas dentro das instituições, como também fora delas. Para a terceira etapa do 8º Circuito Paulista Universitário de Surf, que acontece neste final de semana, dias 23 e 24 de setembro, na praia de Itamambuca, em Ubatuba, Litoral Norte do Estado, outras atividades estão sendo programadas.

Assim como aconteceu nas etapas anteriores, o duelo entre universidades é uma atração à parte durante a competição. Em Itamambuca, o destaque será entre os alunos da Mackenzie x Unip (Universidade Paulista). Quem aprova a iniciativa é o diretor da atlética da Mackenzie, Michel Cardoso. “Essas ações são ótimas para o aumento do entretenimento dos competidores. Com isso, os atletas podem trocar idéias. Já na competição, por ela ser fechada para a faculdade, motiva outros surfistas que não estão acostumados em competir”.

Atual campeão brasileiro universitário e líder na categoria Paulistana, Cardoso, além de participar da etapa, terá outra missão na praia. “Preciso ajudar todos os atletas do Mackenzie e provar que eles têm chances de se darem bem na competição. O fato de estarem sendo observados por todos, aumenta a responsabilidade e com isso, evoluirão no surf”, ressalta o aluno de Comércio Exterior, que está cursando o último ano.

Antes das provas nas ondas, outras ações foram realizadas em dois bares da Capital Paulista, durante a semana. Na última terça-feira, o agito ocorreu no Bar do Bassa, próximo a Unip, campus Marquês de São Vicente. No dia seguinte, o Mack Bar, na Consolação, reuniu os alunos da Universidade Mackenzie.

A escolha dos bares e algumas sugestões partem dos próprios estudantes. “A idéia é promover uma ação de relacionamento junto aos universitários, trazendo o surf para dentro das faculdades através de ações promocionais, vídeos, exposições e festas. Para isso, convidamos a todos para participarem”, ressalta Virginia Ferraz, responsável pelas ações promocionais do Ibrasurf.

No sábado, dia 23, os competidores terão a oportunidade de curtirem um Lual, em plena praia de Itamambuca. O agito ficará por conta da banda Dr. Koala. Encerrando as ações da terceira etapa, outra festa já está agendada. No dia 28 de setembro, quinta-feira, o Barracuda Bar, receberá a galera a partir das 22h. As bandas Jahzz e Nação Regueira serão as atrações da noite. O bar fica na Rua Amorim Diniz, 190 – Penha, em São Paulo (SP).

Exemplo - Na primeira etapa, que aconteceu na praia de Cambury, no mês de junho, o entretenimento foi realizado nas universidades PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica) e FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Para a segunda etapa, as ações ficaram a cargo da Anhembi Morumbi e da ESPM (Escola Superior de Propagada e Marketing). A prova aconteceu na praia de Maresias, no mês de agosto.

Das quatro instituições, a ESPM foi a que mais se destacou até o momento. Dando os seus primeiros passos no surf, a empolgação e o comprometimento de todos os alunos, para que os seus representantes obtivessem um bom desempenho no mar, foi notável. Mais de 30 universitários compareceram na praia e não perderam a alegria, apesar da chuva, do vento e do frio.

Segundo Marco Ferragina, responsável pelo surf na ESPM, o comparecimento dos alunos só não foi maior por causa do mau tempo. “A galera está curtindo bastante e na etapa de Maresias, se estivesse Sol, ia comparecer mais gente. Na faculdade todo mundo ficou sabendo do campeonato”, comenta o estudante do curso de Administração, que comemorou a vitória do amigo de curso Tiago Tashiro.

Competição - O evento terá o formato de somatória de pontos em duas fases. Todos os atletas entraram na água duas vezes. Os quatro melhores colocados no total das fases carimbam passaporte para grande final. Em jogo estão as categorias Open Masculina e Feminina (para universitários do Litoral e Interior) e Paulistana Masculina e Feminina (para quem mora e estuda na Capital), mais o confronto entre as universidades Mackenzie x Unip.

A terceira etapa do Paulista Universitário está marcada para os dias 23 e 24 de setembro, na praia de Itamambuca, em Ubatuba. A disputa final acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro, na praia das Pitangueiras, em Guarujá.

O 8º Circuito Paulista Universitário de Surf é uma realização da APSU (Associação Paulista de Surf Universitário) e do Ibrasurf. Patrocínio: Skol e Star Point. Co-patrocínio: Flash Power, Nivana e Taca. Apoio: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, Turco Loco, Volcom, Reef, Diamond Head e Bully’s. Organização: Federação Paulista de Surf, Associação São Sebastião de Surf, Associação Ubatuba de Surf e Associação de Surf do Guarujá.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.