12/09/2025  12h55
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
27/09/2006 - 19h27
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 


• Prefeitura de Ubatuba fará recadastramento de aposentados e pensionistas

A Coordenadoria de Recursos Humanos da Prefeitura de Ubatuba iniciará na próxima segunda-feira, dia 2, o recadastramento de aposentados e pensionistas. Segundo o coordenador de Recursos Humanos, George Augusto de Azevedo, essa medida agora será adotada anualmente pela Prefeitura. “O recadastramento é necessário para uma atualização junto ao nosso quadro de servidores. Esse será um procedimento que faremos todos os anos, como é feito pelo Estado e Governo Federal”, explicou. Hoje a Prefeitura conta com 58 aposentados e 22 pensionistas.

Para o recadastramento é necessário apresentar o RG ou documento de identificação oficial com foto e um comprovante de residência. O aposentado ou pensionista deverá comparecer na Coordenadoria de Recursos Humanos, localizada à avenida Dona Maria Alves, 865, centro, das 9 às 17 horas. O recadastramento acontecerá de 2 a 31 de outubro.


• Prefeitura fará adequações no espaço da feira-hippie

A Secretaria de Obras vai realizar as melhorias no piso e na iluminação para que os expositores não sejam prejudicados durante a temporada de verão

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, voltou a se reunir com os expositores da feira-hippie na manhã desta terça-feira, 26. O objetivo do encontro, que aconteceu na Escola Anchieta, era levar aos expositores um retorno quanto aos assuntos discutidos na reunião da última quinta-feira, quando foi vislumbrada a possibilidade de a prefeitura ajudar para que os artesãos não fiquem sem cobertura e estrutura durante a temporada de verão.

Mais uma vez o prefeito e o vereador Claudinho Gulli procuraram esclarecer todas as dúvidas dos presentes em relação à paralisação da obra de cobertura da feira, imposta pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) a pedido a ADPC (Associação em Defesa do Povo Caiçara).

Representando a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, o engenheiro José Carlos Vital esteve respondendo às questões técnicas que envolvem o projeto. De acordo com o engenheiro, a prefeitura vai iniciar na próxima semana as obras de melhorias no piso e na iluminação, para que os expositores não sejam prejudicados devido à paralisação.

Será analisada a possibilidade de se colocar uma cobertura provisória que proteja os expositores, seus produtos e os compradores durante os dias de chuva.

Paralisação

As obras da cobertura do Centro de Convivência e Entretenimento, que abriga em torno de 120 expositores, estão paralisadas desde o dia 11 de janeiro por uma decisão do Poder Judiciário, acatando uma liminar do Condephaat. Até então, a obra estava totalmente regular, com toda a documentação necessária, inclusive com aprovação do próprio Condephaat e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

União

O prefeito Eduardo César lembrou a importância da união do setor, mostrando que há organização e vontade de avançar. “Temos que estar integrados para oferecer o melhor ao turista. Hoje a feira é respeitada pela administração, tem a força de um vereador, um prefeito favorável à cobertura e uma equipe competente trabalhando. Vamos mostrar que a categoria merece respeito e que a feirinha é uma tradição e um ponto turístico de Ubatuba”, disse o prefeito.


• Maricultores aprendem nova técnica para produção de mexilhões

Os maricultores que não participaram deste curso poderão se inscrever para o dia 30

Mais de trinta maricultores atuantes no município de Ubatuba participaram do 1º Curso de Coletores de Sementes de Mexilhão, realizado nesta segunda-feira, 25, no Instituto de Pesca. O curso foi uma iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento. Os maricultores aprenderam a utilizar uma nova técnica de produção de mexilhões, o que para eles significou um grande incentivo, já que o moderno método é muito mais econômico, além de melhorar a qualidade do molusco.

Técnica inovadora

Inovadora e totalmente desenvolvida pelo produtor em Ubatuba e testada pelo Instituto de Pesca /APTA / SAA, a técnica consiste no uso de um novo modelo de coletor, que facilita a coleta e a incrustação de sementes, apresentando uma forma ecológica e menos trabalhosa, uma vez que o produtor não precisa ir à costeira para buscar as sementes. “Esta técnica incentiva a produção de mexilhões no município, já que utiliza material reaproveitado e resulta em maior produtividade e qualidade”, explica o presidente da Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo, Alexandre Baldassin Novaes.

Valorização do setor

Para o prefeito Eduardo César, a realização de cursos como este é de suma importância porque transmite ao pequeno produtor a preocupação da atual administração com o desenvolvimento da pesca e da maricultura. “Estamos nos empenhando em valorizar o setor, dando oportunidades e passando conhecimento para que o produtor sinta-se respeitado e incentivado a dar continuidade a um trabalho que é tradicional e de grande importância econômica para o nosso município”, disse o prefeito.

A secretária de Agricultura e Pesca, Valéria Gelli, acredita que a maricultura poder servir como atividade alternativa e complementar à pesca. “O pescador pode ganhar dos dois lados e a forma ecologicamente correta de produção fixa o produtor em seu local de origem”, explica a secretária.

Nova oportunidade

No próximo dia 30 de setembro haverá outra edição do curso, a ser realizada também no Instituto de Pesca para os maricultores que não puderam participar do curso ministrado nesta segunda-feira. O curso é gratuito e promovido em parceria com a Associação de Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp), com o apoio do Instituto de Pesca. Mais informações na Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento ou no telefone 3833-3500.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.