10/09/2025  05h40
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
29/10/2006 - 06h37
Decisão do Paulista Universitário de Surf
Marcos André Araújo
 
Depois de realizar três etapas no Litoral Norte Paulista, o circuito reunirá os melhores surfistas das principais universidades do Estado de São Paulo para a prova final

Os campeões do 8° Circuito Paulista Universitário de Surf serão conhecidos nos dias 11 e 12 de novembro, na praia de Pitangueiras, em Guarujá (SP). Após três etapas nas praias de Cambury, Maresias e Itamambuca, a última prova reunirá os melhores colocados das quatro categorias, Open Masculina e Feminina (para universitários do Estado de São Paulo) e Paulistana Masculina e Feminina (para quem mora e estuda na Capital ou Grande São Paulo). O Tag Team (disputa em equipes) e a Expression Session (exclusiva para manobras radicais) completarão as atrações do evento.

O ranking foi definido pela soma dos dois melhores resultados das três etapas. Na categoria Open Masculina classificam os 24 primeiros. Na Paulistana, serão os 16 melhores, sendo que, os quatros finalistas das faculdades que realizaram os confrontos, já garantem a vaga. Entre as meninas, tanto da Open como da Paulistana, são reservadas oito vagas.

Os atletas classificados precisam confirmar a sua inscrição até o dia 1° de novembro. Depois desta data, será aberta para todos que queiram participar. Vale lembrar que as vagas são limitadas.

Para o Tag Team, as equipes serão formadas pelos três primeiros colocados, mais uma garota que obteve a melhor pontuação, entre as faculdades que realizaram os confrontos. As equipes deverão ser relacionadas com antecedência e enviadas por e-mail surfuniversitario@ibrasurf.com.br para o Ibrasurf (Instituto Brasileiro de Surf Universitário).

Para agitar o clima antes da última disputa, serão realizadas diversas festas. Quem garante é Virginia Ferraz, vice-líder da categoria Paulistana e responsável pelas ações promocionais do Circuito. "Como aconteceu em todas as etapas, realizaremos vários encontros entre os universitários. Teremos imperdíveis festas no Guarujá e na Capital. Até o começo do mês de novembro divulgaremos as atrações para o encerramento do Circuito", diz a estudante de Turismo, da Puc-SP (Pontifícia Universidade Católica).

Os campeões do Circuito nas quatro categorias serão premiados com uma passagem aérea para o Peru. Além disso, a competição garante vagas para a disputa do título brasileiro universitário, previsto para os dias 13 e 17 de dezembro, na praia de Maresias, em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo. O campeão e o vice das categorias Open e Paulistana, mais a campeã feminina Open completarão a equipe paulista, juntamente com os atletas já classificados pela seletiva sudeste do brasileiro.

Retrospectiva - Com o patrocínio da Skol e da Star Point, a etapa de abertura aconteceu na praia de Cambury, em São Sebastião, nos dias 10 e 11 de junho. Em ondas bem pequenas, a prova inaugurou a galeria de campeões de 2006. Rene Oliveira (Oceanografia/Unimonte) travou forte duelo com Popó Batista (Ed. Física/Unimonte) para ser o campeão da Open. Na Paulistana, Michael Cardoso (Comercio Exterior/Mackenzie), atual campeão universitário brasileiro, levou a melhor.

No confronto entre as universidades FAAP x PUC, Ariel Schvartzman (Cinema/FAAP) soube administrar as pequenas ondas para ser o número um. Na Feminina, Virginia Ferraz levou o caneco da Paulistana para a PUC, enquanto a campeã universitária brasileira, Rose Santana (Ed. Física/Unimes), não deu chances para suas oponentes na Open.

O lado triste da etapa foi o acidente que Alexandre Sasaki, (Turismo/FABE), sofreu na final da Open Masculina. Após aterrissar de um aéreo para finalizar uma onda, Sasaki fraturou a tíbia e a fíbula do tornozelo direito. Em boa recuperação, ele deverá voltar às competições no próximo ano.

Depois de Cambury, os universitários foram para a praia vizinha Maresias, nos dias 19 e 20 de agosto. Desta vez, as ondas estiveram maiores, porém, a frente fria deixou a segunda etapa chuvosa e fria. Não importando com o tempo, Sergio Rocha (Ed. Física/Unaerp) carimbou a última vaga para a final da Open e saiu de Maresias como o grande campeão. Entre os alunos da Paulistana, Carlos Tizon (Eng. Civil/FEI) foi o vitorioso da etapa.

No confronto entre as universidades Anhembi Morumbi x ESPM a competição acabou sendo no formato tradicional. Tiago Tashiro (Administração) competiu pela primeira vez e levou a melhor na ESPM. Já na Anhembi Morumbi, Jonathan Paiva (Hotelaria), que está acostumado com o circuito, ditou o ritmo da bateria para vencer. Jaqueline Diniz (Ed. Física/Unimonte) e Juliana Gadelha (Pós em Mídia Interativa/SENAC), foram as campeãs nas categorias Open e Paulistana, respectivamente.

Na terceira etapa, realizada nos dias 23 e 24 de setembro, o sol apareceu na praia de Itamambuca, em Ubatuba. Quem também voltou a brilhar foi Rene Oliveira. Com uma apresentação impecável na final, com direito a nota máxima (10 pontos), ele foi arrasador nas ondas para recuperar a liderança do ranking da Open. De volta às competições universitárias, João Carlos Chaves, (Turismo/Unisantana), atual campeão paulista, permaneceu no topo da Paulistana.

Entre as meninas, Veridiana Saldanha (Ed. Física/Unitau) também deu show nas ondas de Itamambuca para ser a campeã na Open Feminina. Juliana Gadelha repetiu o resultado da etapa anterior, na Paulistana. No confronto entre as universidades, Thiago Portes venceu na categoria da Unip e Michael Cardoso, levou a melhor tanto na Mackenzie como na disputa entre Unip x Mackenzie.

Etapa Final - Para participar da quarta e última etapa, o atleta deverá fazer o pagamento de R$ 50, (categorias Open e Paulistana - Masculina e Feminina) no Banco Nossa Caixa, agência: 0601-7, conta-corrente: 04001027-4, em nome da Associação Paulista de Surf Universitário (APSU). Enviar o comprovante de pagamento, a ficha de inscrição preenchida, o comprovante de matrícula da faculdade e o comprovante de residência (somente para a categoria Paulistana), através do fax: (11) 5052-5011.

Outras informações sobre inscrições, cidades participantes da categoria Paulistana, atletas classificados, formato do Tag Team, entre outros assuntos, estão disponíveis no site www.ibrasurf.com.br ou pelo e-mail surfuniversitario@ibrasurf.com.br.

O 8º Circuito Paulista Universitário de Surf é uma realização da APSU (Associação Paulista de Surf Universitário) e do Ibrasurf. Patrocínio: Skol e Star Point. Co-patrocínio: Flash Power, Nivana e Taca. Apoio: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, Turco Loco, Volcom, Reef, Diamond Head e Bully’s. Organização: Federação Paulista de Surf, Associação São Sebastião de Surf, Associação Ubatuba de Surf e Associação de Surf do Guarujá.

Veja a relação dos classificados:

Open Masculina - Rene Oliveira; Sergio Rocha; Ricardo Toledo; Popó Batista; Wellington Carane; Ronisson de Jesus; Diego Rodrigues; Lucas Cordeiro; Frederico Cardoso; Francisco Rodrigues; Alexandre Sasaki; Rafael Dias; André Scoppetta; Alex Cunha; Leandro Cardoso; Davi dos Santos; Rafael Adriano; Dumar Simões; Neno Matos; Afrânio Luis; Murilo Martins; Alessandro Gonçalves; Rogerio Daiggi; Lucas Felipe; João Gabriel.

Paulistana Masculina - Michael Cardoso; Thiago Portes; Pedro Oliveira; Carlos Tizon; João Luis Fonseca; Jonathan Paiva; Ariel Schvartzman; João Carlos Chaves; Tymer Maricato; Bruno Koch; Luciano Bacalhau; Renato Amaral; Henrique Scaff; Marcelo Bodon; Rafael Cortez; André de Toledo; Assef Ribeiro; Lamar Munholi; Guilherme Gonçalves; Marco Credie; Marco Ferragina; Santiago Roig; Robert Montgomery; Henrique Mota; Denis Garcez; Fabio Botura; Jean Paulo Lasmar; Renato Fukace; Caio Cesar Antunes; Roberto Cunha; Leonardo Scutti; Tiago Tashiro; Luigi Ucelli; Artur Carratu; Rafael Dias; Luis Zaneti; Giovani Callegaro; Leonardo Vida; Pedro Mascheroni; Glauco Carvalho.

Feminina Open - Jaqueline Diniz; Rose Santana; Patricia Oliveira; Veridiana Saldanha; Livia Lopes; Nina Santinho; Amanda Simões; Daniela Clarke.

Feminina Paulistana - Juliana Gadelha; Virgina Ferraz; Fernanda Gonçalves; Tatiana Dias; Dayane Ramos; Luara Munholi; Mariana Morelli; Patricia Keller; Gisele Mocelin; Janaina Pedroso.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.