10/05/2025  08h18
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Esportes e Lazer
06/07/2004 - 06h13
Lesões em academias
 
 
Ao invés de fazer bem para a saúde, os exercícios em academias podem acabar se tornando um caminho fácil para diversos problemas, às vezes tão graves, que só são corrigidos com cirurgias.

A cada dia academias do mundo inteiro desenvolvem exercícios e atividades cada vez mais inovadoras para o tratamento do corpo, onde unem práticas aeróbias com pesos, aparelhos de última tecnologia e assim por diante. Porém, junto com estas inovações, cresce também o número de problemas físicos ocasionados por situações diversas, tais como má aplicação do exercício, falta de formação especializada na área e até mesmo a falta de estudos científicos sérios nos quais as atividades aplicadas possam estar embasadas.

Em exercícios aeróbios, por exemplo, modalidades de dança ou atividades aceleradas ao ritmo de música, 80% das lesões ocorrem nos membros inferiores. Entre estas, as pernas, incluindo a região tibial, panturrilha e tendão do calcâneo, são as regiões anatômicas mais freqüentemente lesionadas em todos os estudos já realizados sobre o tema.

Já o Spinning apresenta mais de 50% de relato de dor em joelhos, causadas, principalmente, por causa dos ajustes errados da altura do banco, que sobrecarrega esta área. A dor nas costas aparece em média em 20% dos casos, em virtude do ajuste entre o banco e o guidão.

Sobrecarga de peso nos aparelhos de musculação, somado a posição inadequada nos mesmos é outro grande desencadeador de lesões.

"As articulações, principalmente os joelhos, são as que mais sofrem com o peso excessivo e as séries de exercícios constantes e de impacto. Isso porque o joelho é a maior articulação do corpo e também a mais vulnerável, já que não é cercada por muitos músculos. Sua estrutura é complexa, envolvendo um significativo número de ligamentos (colaterais e cruzados), menisco e tendões", explica Dr Rene Abdalla, autor do livro "Lesões nos Esportes", consultor médico do São Paulo Futebol Clube e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho.

A principal causa das lesões nos joelhos tem origem na atividade atlética, principalmente com atletas mal condicionados, com preparação deficiente, má coordenação motora e desenvolvimento muscular inadequado. "Além de freqüente, estas lesões podem acarretar problemas em diferentes partes do corpo, já que o indivíduo acaba mancando e conseqüentemente sobrecarregando outras articulações, como por exemplo, a coluna e o quadril", complementa Dr Abdalla.

Existem duas causas de dor nesta região: um problema local, ou seja, quando uma ou mais estruturas da articulação apresentam algum defeito congênito ou causado por traumas, ou porque há inchaço ou inflamação articular, devido a vários estímulos inadequados.

O problema mais comum são as entorses, que podem gerar lesões no menisco e ruptura de ligamentos. "Um exemplo disso são as lesões do ligamento cruzado anterior, uma torção que acontece quando, com o pé fixo no solo, a pessoa faz um movimento rotacional do joelho, havendo inchaço e dor logo após o trauma", comenta Dr Abdalla. Não existem dados concretos no Brasil sobre a incidência deste tipo de lesão, mas sabe-se que o número é grande.

As tendinites também são comuns e provocadas por trauma ou por esforço físico e são caracterizadas pelo desgaste dos tendões. O principal sintoma é a dor localizada, principalmente após os exercícios.

Tratamento

Depois de instalado o trauma, o ideal é restabelecer o equilíbrio das estruturas do joelho e não apenas reforçar os músculos que o envolvem. Em alguns casos, apenas o procedimento cirúrgico pode solucionar o problema. Hoje, apesar de ser uma articulação complexa, as cirurgias nos joelhos são realizadas por método minimamente invasivo - artroscopia. Por ela, é possível realizar grandes reestruturações.

A técnica, composta por um sistema ótico com a espessura da carga de uma caneta, ligado a um sistema de televisão, permite ao cirurgião visualizar todos seguimentos da articulação. Como são utilizados instrumentos cirúrgicos pequenos e delicados, é possível a realização de operações precisas e muito econômicas, pois retiram apenas os tecidos doentes, evitando grandes cortes em tecidos normais.

"A vantagem é que esta técnica, além de reduzir o tempo de recuperação do paciente, permite ao ortopedista examinar, diagnosticar e tratar estas lesões de uma forma menos traumática e dolorosa, se comparada à cirurgia tradicional", finaliza Dr Abdalla, que já realizou cirurgias do tipo em atletas como Souza (jogador do São Paulo Futebol Clube), Zetti (ex-goleiro do São Paulo Futebol Clube e atual técnico do Paulista de Jundiaí) e Sérgio (técnico da Portuguesa Santista e ex-goleiro da Seleção Brasileira de Futebol).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ESPORTES E LAZER"Índice das publicações sobre "ESPORTES E LAZER"
31/12/2022 - 07h24 Medo de aprender a nadar pode atrapalhar diversão
25/12/2022 - 06h45 Stock Car: os outros heróis de 2022
08/12/2022 - 05h28 Stock Car anuncia praças do calendário para 2023
25/11/2022 - 05h33 Campanha para arrecadar chuteiras
19/10/2022 - 05h55 Stock Car terá novo regulamento para pit stops
13/10/2022 - 06h08 Stock Car anuncia calendário 2023 com 12 datas
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.