20/03/2026  16h39
· Guia 2026     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Região
09/07/2004 - 07h01
USP faz um giro cultural pelo interior e litoral
 
 

Na próxima terça-feira, dia 13 de julho, às 20h, no Palácio dos Bandeirantes, acontece a abertura oficial da III edição da Estação USP, um programa de extensão universitária da Universidade de São Paulo, que ocorre todo ano, no mês de julho, em cidades do interior e do litoral paulista, levando cultura, esportes e lazer para a população. As atividades são gratuitas e acontecem, simultaneamente, entre os dias 17 e 25 de julho, nas cidades de Brotas, Mococa, São Carlos, São Pedro e São Sebastião.

Além de peças teatrais, mostra de cinema, shows de música, atividades físicas e de lazer, a Estação USP inova este ano com a introdução de três atividades: a primeira são as visitas monitoradas ao ecossistema costeiro brasileiro, promovidas pelo Centro de Biologia Marinha da USP (Cebimar), em São Sebastião. Durante a visita, os participantes são levados a um passeio ecológico pela praia do Segredo, onde recebem noções de preservação ambiental. Em seguida, se dirigem para aquários, onde entram em contato com uma variedade de animais marinhos, alguns exóticos.

A segunda novidade da Estação USP acontece em São Pedro. Estudantes do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública vão desenvolver um trabalho para a melhoria da qualidade de vida envolvendo alimentação. O programa inclui a preparação de receitas com aproveitamento integral dos alimentos e elaboração de jogos para incentivar, na população, uma alimentação saudável e mais equilibrada.

A terceira atividade introduzida na Estação USP este ano são as oficinas de cinema. Como complemento à mostra de filmes que estará sendo realizada de 17 a 25 de julho, o objetivo é iniciar jovens com idade entre 16 e 21 anos na arte de produzir cinema.

A Estação USP se insere no âmbito da extensão universitária, que pressupõe um contato mais próximo da academia com a sociedade e cria a possibilidade da difusão do conhecimento científico produzido na USP. É uma forma de retribuição da Universidade à população que a mantém, através do ICMS, e um meio democrático de estabelecer uma conexão entre a população e a academia. As ações são produzidas e desenvolvidas por estudantes da USP, sob a coordenação de professores de suas respectivas áreas. Para os alunos, o projeto aprimora a formação acadêmica e promove as condições necessárias para a aplicação prática do conhecimento teórico adquirido em sala de aula.

A Estação USP conta com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, das prefeituras de Brotas, Mococa, e São Pedro e tem apoio cultural de: Gelita, Volkswagen, Credicard, Nossa Caixa e Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo).

A cerimônia de lançamento terá a presença do grupo Nhambuzim, vencedor do Projeto Nascente 2003, promovido pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Paralelamente, acontece uma exposição fotográfica contando a trajetória do projeto Estação USP. Estão confirmadas as presenças do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do reitor da USP. Confira a programação completa de cada cidade no site www.usp.br/estacaousp.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "REGIÃO"Índice das publicações sobre "REGIÃO"
19/12/2022 - 06h29 Exposição de arte indígena contemporânea em Paraty
11/12/2022 - 05h52 Bloqueio para passagem de cabos na Tamoios
04/12/2022 - 05h27 Tamoios terá bloqueios momentâneos na segunda
26/11/2022 - 07h03 Programação infantil movimenta a Flip em Paraty
24/11/2022 - 06h06 Hoje tem bloqueio momentâneo na Tamoios
13/11/2022 - 05h46 Paraty terá programação gratuita na Pré-FLIP22
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2026, UbaWeb. Direitos Reservados.