12/09/2025  07h09
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
25/11/2006 - 18h29
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 


• Guarda Municipal de Ubatuba apreende drogas e arma

A Guarda Municipal de Ubatuba (GMU) efetuou na madrugada de 18 de novembro a prisão de quatro adolescentes por posse de drogas. Os policiais efetuavam ronda no bairro do Itaguá e ao passar pelo grupo notaram que eles agiam de modo estranho. Ao efetuar vistoria foram encontrados cinco invólucros contendo maconha e dezenove papelotes de cocaína em poder dos menores, além de quatro bicicletas sem documentação.

Diante das características do fato, D.A.S.V, R.J.A.S, E.S, e J.C.B, foram conduzidos à delegacia de polícia, ficando à disposição da Vara da Infância e Juventude.

Porte ilegal de arma

Ao efetuar ronda pelo bairro do Ipiranguinha, agentes da GMU abordaram dois elementos que agiam de modo estranho na rua da Assembléia. Realizando busca pessoal, os agentes apreenderam com E.R.S um revolver calibre 38, oxidado e com numeração raspada; no tambor, quatro cartuchos, sendo três já deflagrados. Os agentes conduziram E.R.S à delegacia, onde o mesmo ficou recolhido à disposição da Justiça, por infração ao artigo 14 (porte ilegal de arma).


• Eduardo César recebe prêmio Top Vip 2006

O prêmio homenageou personalidades em destaque

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, recebeu na última quinta-feira, 23, o prêmio “Top Vip 2006 ‘Troféu Jose Ernesto Servidei’”, na cidade de Caraguatatuba. Em uma noite “black-tie” no salão de festas do Clube Ilha Morena, a cerimônia homenageou personalidades que se destacaram em Caraguá e Ubatuba no ano de 2006.

Eduardo César ficou emocionado com a homenagem, que contou com a apresentação de um vídeo que narrava sua trajetória, desde os tempos de militância estudantil até hoje, quando ocupa o cargo de prefeito de Ubatuba. “Fico feliz por ter sido lembrado para receber esse prêmio como destaque em 2006, mas vale lembrar que na verdade o destaque é para a cidade de Ubatuba, que vem retomando seu lugar de honra no Litoral Norte”, disse o prefeito.

Promovida pelo programa VIP, apresentado por Tarcisio Matheus, do SBT, a festa de entrega do Top Vip 2006 foi presenciada por aproximadamente mil convidados, que foram recepcionados com champanhe e puderam desfrutar de um delicioso jantar italiano. As imagens da festa devem ir ao ar nas próximas semanas no programa VIP.


• Ubatuba participa do Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Neste ano, o tema nacional é: “A vida é mais forte que a Aids” e tem como enfoque o combate à discriminação contra as pessoas que vivem com HIV

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Equipe de Prevenção e Atenção à Aids (Epaa) da Secretaria de Saúde, realizará uma programação em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que acontece no dia 1º de dezembro. As atividades acontecerão nos dias 26 e 29 de novembro e 1º de dezembro. O objetivo das ações é promover uma sensibilização para impedir o crescimento do HIV/Aids no município.

Neste domingo, dia 26, das 9h às 16h, a Epaa participa da Ação Cidadania promovida pela Polícia Militar, através do PSF da Estufa 1, com a distribuição de kits contendo material educativo e preservativos.

No dia 29, quarta-feira, será apresentada uma teleconferência, com o título “Viver com HIV/AIDS”, voltada para os pacientes HIV/Aids do município, na sala de Capacitação do Ambulatório de Especialidades. No dia 1º, sexta-feira, a equipe participará de entrevistas nas rádios locais e exibirá o filme “Cazuza: O tempo não pára” em diversas sessões para os alunos da rede pública. Além disso, as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) distribuirão kits com materiais educativos e preservativos em todos os bairros da cidade.

Para mais informações, ligue para o Disque Aids de Ubatuba: (12) 3832-5353.

A vida é mais forte que a Aids

O tema deste ano, “A vida é mais forte que a Aids”, tem como objetivo o combate à discriminação contra as pessoas que vivem com HIV e Aids. O foco da campanha nacional será a participação ativa das pessoas que têm Aids na busca pela diminuição do estigma e pelo respeito aos direitos humanos.

Solidariedade, tolerância e compaixão

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância e a compaixão para com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. O laço vermelho foi criado como símbolo de solidariedade e de comprometimento, criado para homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de Aids em 1991. A cor vermelha foi escolhida por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão.

Hoje, são 39,5 milhões de pessoas que vivem com Aids no mundo, na maioria africanos. São 6,5% a mais do que há dois anos. O programa das Nações Unidas elogiou o Brasil pela combinação entre prevenção e tratamento, que tem mantido a epidemia sob controle. No Brasil são 600 mil brasileiros contaminados. A vontade política, controle social e acerto nas ações efetivas do ponto de vista técnico do serviço de saúde, são os três fatores que ajudam a avançarmos no combate da doença.


• Regional Norte realiza melhorias em estradas

Após um grande esforço da Prefeitura de Ubatuba, através da Administração Regional Norte, hoje já é possível chegar até o Cemitério Centenário da Praia do Estaleiro de carro. A única forma de chegar ao cemitério era por meio de trilhas. Para a conclusão da obra de correção do leito carroçável, com aproximadamente 350 metros, foram utilizados 495 m³ de materiais.

A comunidade da região encontrava muita dificuldade ao ter que se dirigir ao cemitério para se despedir de seus entes queridos, pois para isso tinha que carregar nas costas o caixão e enfrentar os mesmos 350 metros de caminho, porém, encharcado e com muita lama, principalmente no início de novembro, por ocasião do dia de Finados, quando houve grande ocorrência de chuva na cidade.

O nome “Cemitério Centenário” originou-se devido ao fato de sua existência estar ligada a época da escravidão, o que atrai turistas por seu fator histórico e a proximidade com a praia.

Serviços na Picinguaba

A Administração Regional Norte, em parceria com Secretaria Municipal de Obras, concluiu nesta última semana o serviço nas ruas do bairro da Picinguaba. Após realizar a limpeza (roçada, capina e abertura de valas) de toda a margem da estrada municipal, foram executados serviços de tapa buraco e recapeamento asfáltico, atendendo a uma reivindicação de vários anos dos moradores locais.

Na rua da Assembléia, foi asfaltada a área mais critica, uma área que quando chovia ficava com muita lama e dificultava o trânsito dos carros, uma vez que se trata de um local com grande fluxo de veículos, por ser uma vila com uma grande visitação turística.

Para o prefeito Eduardo César, a Regional Norte tem realizado um trabalho importantíssimo para a comunidade daquela região. “Antes a prefeitura não dava a atenção necessária aos bairros da Região Norte, mas hoje em dia, com a Regional Norte trabalhando constantemente, a região tem recebido a devida atenção”.


• Eduardo César recebe Ministro da Saúde em Ubatuba

O ministro, autoridade máxima do país na área da Saúde, viajou para Ubatuba para visitar a nova ala da Santa Casa

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Marcos Silveira Franco, recebeu na tarde desta sexta-feira, 24, o ministro da Saúde, Agenor Álvares, em seu gabinete. A visita do ministro foi acompanhada pela imprensa local, vereadores, secretários municipais e pelo prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar. O principal objetivo da vinda do ministro a Ubatuba foi conhecer um pouco sobre a realidade do município na área da saúde.

Acontecimento histórico

Do gabinete do prefeito, a comitiva se dirigiu à Santa Casa de Misericórdia da Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba, onde o ministro conheceu a nova ala do hospital, construída nesta administração municipal e que compreende uma área para a instalação de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O ministro visitou também o local onde futuramente será construído um pronto-socorro municipal.

Para o prefeito Eduardo César, a vinda do ministro Álvares a Ubatuba foi um acontecimento histórico. “Muito nos honra a visita do ministro Agenor Álvares. Os assuntos relacionados à saúde em Ubatuba só avançam graças a esta boa relação que mantemos com o governo federal”, disse o prefeito, que aproveitou para entregar às mãos do ministro algumas reivindicações para melhorias na área da saúde em Ubatuba.

O secretário municipal de Saúde, Marcos Silveira Franco, que foi citado pelo ministro como companheiro de militância, afirmou que a visita de Álvares é importante por dois principais aspectos: "Por um lado, o ministro pôde ver de perto a realidade das nossas demandas, a necessidade de equipar a UTI e colocá-la à disposição da comunidade. Por outro lado, ele presenciou também o nosso esforço coletivo no sentido de melhorar o atendimento ao cidadão".

Na ocasião, o secretário anunciou a liberação de recursos federais para a construção de quatro novas Unidades de Saúde da Família, nos bairros Sertão da Quina, Itaguá, Rio Escuro e Praia Dura.

Avanços na Saúde

Em seu discurso, o ministro falou sobre as dificuldades que o setor da Saúde enfrenta por todo o país e os avanços alcançados nos últimos anos, como o fato de o Brasil ter o segundo maior programa público de transplante em todo o mundo e deter índices de cobertura vacinal que são exemplos para outros países. O ministro falou também sobre melhorias na gestão dos recursos e prometeu estudar com carinho as necessidades da região.

Parcerias importantes

Outra questão importante que a ocasião proporcionou foi o encontro entre autoridades das cidades vizinhas. Além do prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, acompanharam o ministro seu secretário de Saúde, Olegário Alves dos Santos, o secretário de saúde de Ilhabela, Arquimedes Hipólito de Matos e um representante do prefeito de São Sebastião.

Segundo o secretário de Saúde de Ubatuba, existe uma cooperação mútua entre os municípios, uma vez que cada cidade tem suas especialidades. "A UTI de Ubatuba nos capacitará a realizar neurocirurgias e cirurgias vasculares, que poderão atender à demanda de toda a região".

Também estiveram presentes no encontro com o ministro os vereadores de Ubatuba, Marcos Demo, Romerson de Oliveira, Osmar de Souza, Cláudio Gulli e Jairo dos Santos, além do presidente da Câmara Municipal, o médico Ricardo Cortes. “O encontro com um ministro que vem das bases é uma oportunidade única”, disse o presidente da Câmara que reivindicou a revisão da tabela de valores do SUS, que, segundo ele, são muito baixos.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.