12/09/2025  04h06
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Região
05/12/2006 - 17h02
Notícias UNIMÓDULO - 05/12/06
 
 


• Biblioteca UNIMÓDULO capacita escolas

Além de estruturar a sala de leitura da escola, estudantes da E.E. Benedito Pinto Ferreira, de Caraguá, conquistaram prêmios no 2º Encontro das Escolas Solidárias - Projeto Faça Parte.

A Biblioteca do Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO vem dando exemplos de solidariedade em prol da melhoria da qualidade escolar. Uma de suas ações deste ano, mostrou que há muito mais do que livros e teoria por trás de suas prateleiras.

No início deste ano, a equipe da Biblioteca foi procurada pela Escola Estadual Benedito Pinto Ferreira, dos bairros Olaria e Casa Branca, para orientar um grupo de alunos voluntários que decidiu organizar a sala de leitura da escola. Sob a coordenação da bibliotecária Rosângela Rodrigues Ferreira, os alunos estiveram na Biblioteca da Instituição durante alguns finais de semana para receber a capacitação.

Os alunos aprenderam sobre a importância de uma biblioteca, o seu funcionamento, a catalogação dos livros e conheceram o sistema oficial de organização de bibliotecas. Após o primeiro passo, o grupo responsável pelo trabalho foi à luta e organizou uma sala de leitura para ninguém botar defeito. Além de estruturar a biblioteca, o projeto já rendeu prêmio aos alunos no 2º Encontro das Escolas Solidárias Projeto Faça Parte.

De acordo com a bibliotecária Rosângela Rodrigues Ferreira, outras escolas já pediram este tipo de apoio e sempre que possível a solicitação é atendida. “É muito importante que uma escola tenha uma sala de leitura, mas é preciso alguém para se responsabilizar pelo material encaminhado pelos órgãos governamentais como MEC, secretarias estaduais e até doações recebidas”, explica. “Quando não há um responsável e quando não é feito o trabalho de conscientização e organização, os alunos não têm o compromisso de preservar o acervo”.

A bibliotecária fica feliz porque o trabalho gerou frutos e está sendo repassado para outras escolas e educadores. “Sempre que posso estou ajudando alguma escola a organizar a sala de leitura, para que o conhecimento acabe chegando às pessoas, já que este é o principal objetivo do nosso trabalho: disseminar a informação”, declarou.


• Formandos de Ciências Biológicas UNIMÓDULO promovem II Workshop de Pesquisa de Biologia

Alunos apresentam trabalhos de conclusão de curso em painéis e de forma oral

Formandos do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO apresentaram na última semana seus trabalhos de conclusão. O evento foi no auditório do campus Centro da instituição e contou com a presença de alunos desse e de outros cursos, professores e familiares.

Esse foi o II Workshop de Pesquisa de Biologia UNIMÓDULO. Além da apresentação oral, houve exposição de pôsteres dos formandos de 2006.

O curso - Estudar a origem, a evolução, a estrutura, o funcionamento e a diversidade dos seres vivos e suas relações em seus diferentes níveis de organização é um convite fascinante. O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do UNIMÓDULO habilita o profissional para ministrar aulas no ensino fundamental e médio, e atuar como biólogo nos vários setores da biologia ou a ela ligados.

O curso valoriza uma formação multidisciplinar que possibilita ao futuro professor e biólogo trabalhar como estudioso das diversas formas de manifestação da vida e, como agente capaz de contribuir na formação de uma consciência ecológica e na preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente.


• Projeto Segredos da Biblioteca comemora três anos de preservação ambiental

Quase 300 kg de pilhas e baterias foram arrecadadas e corretamente eliminadas.

O projeto Segredos da Biblioteca, do Colégio Módulo, em Caraguá, está comemorando três anos com grandes resultados em projetos de educação ambiental.
Criado com o intuito de incentivar os alunos a freqüentarem a biblioteca e aumentar o hábito de leitura, o projeto supervisionado pela bibliotecária Rosângela Rodrigues Ferreira e pela coordenadora pedagógica Marizabel Guilhermina Francesca começou com reuniões para bate-papo com os alunos.

A coordenadora do projeto, Cássia Faccioli, conta que os encontros ficaram cada vez mais agradáveis e divertidos. “Falávamos de livros, diagramação e impressão, pesquisas, fantasia, amizade e amor. Eles adoravam as reuniões, então aproveitamos a oportunidade para trabalhar temas de fundo ético e moral, inclusive consciência ambiental, quando percebemos que as crianças se interessavam muito pela preservação do meio ambiente”.

O projeto ganhou corpo e os alunos começaram a freqüentar mais a biblioteca, sempre trazendo materiais recicláveis para serem vendidos para a COMPEL, empresa de reciclagem. Alunos do Colégio e até do Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO traziam de casa o seu lixo reciclável.

A parceira cresceu e passou a ser realizada em diversos pontos da cidade, com a distribuição do Porta-pilhas em escolas, comércios e instituições públicas. “Foram quase 300 kg de material tóxico (pilhas e baterias) que deixaram de contaminar os lençóis freáticos e poluir ainda mais nosso aterro sanitário tão saturado”, comemora Cássia.

A Biblioteca lançou este semestre um folder explicativo sobre reciclagem para compor o Kit Porta-pilhas. “Além de informar as pessoas, o folder auxilia o professor no preparo das aulas de educação ambiental. Temos Porta-pilhas em diversas escolas. Muita gente nem sabia que as pilhas poluíam o solo, por isso é importante divulgar”, explica Cássia.

O Kit Porta-pilhas é composto por duas garrafas Pets, uma inteira para o depósito das pilhas palito e outra cortada logo abaixo do gargalo para o depósito de pilhas maiores e até baterias de celular; além dos folders ao lado da garrafa.

O projeto chamou a atenção de uma promotora pública de São Paulo que viu o Porta-pilhas e entrou em contado com o Módulo para saber como funcionava o trabalho em Caraguá.

O ciclista Sérgio Minato achou a idéia ótima. “Sempre guardo baterias e pilhas da empresa onde trabalho por não saber como destinar este tipo de lixo tóxico, agora que sei que o Módulo faz a coleta e a destinação adequada, já sei onde deixar”, disse.

Postos de coleta de pilhas: Prefeitura / Residencial do Bosque / Edifício Florença / Condomínio Atlântico Sul / APAE / Academia Linha D´Água / Colégio Thomaz Ribeiro de Lima / EMEF João Benedito Marcondes / E.E. Benedita Pinto Ferreira / E.E.Profa. Ester das Neves Dutra Damásio / E.E.Ismael Iglesias / E.E.Profa. Maria José P. Frúgoli / E.E.Colônia dos Pescadores / EMEI Maria de Lourdes Lucarelli Perez / Clínica Santa Marta / CIASE / Galpão Cultural / Grupo de Escoteiros Caraguatá / Grupo de Escoteiros Gideões / Escola de Informática Bit Company / Módulo Educação Infantil / Escola de Educação Infantil Arca de Noé / CEPROLIN / MÓDULO / UNIMÓDULO.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "REGIÃO"Índice das publicações sobre "REGIÃO"
19/12/2022 - 06h29 Exposição de arte indígena contemporânea em Paraty
11/12/2022 - 05h52 Bloqueio para passagem de cabos na Tamoios
04/12/2022 - 05h27 Tamoios terá bloqueios momentâneos na segunda
26/11/2022 - 07h03 Programação infantil movimenta a Flip em Paraty
24/11/2022 - 06h06 Hoje tem bloqueio momentâneo na Tamoios
13/11/2022 - 05h46 Paraty terá programação gratuita na Pré-FLIP22
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.