12/09/2025  04h18
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
09/12/2006 - 14h13
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 


• Prefeitura convida agricultores a participarem de programas de abastecimento

O objetivo dos programas é auxiliar os agricultores na comercialização de seus produtos

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) está reiterando os convites aos produtores rurais de Ubatuba para participarem dos programas de abastecimento do município. O objetivo dos programas é auxiliar os agricultores na comercialização de seus produtos. Atualmente, duas alternativas que estão trazendo bons resultados são o fornecimento de hortifruti para a merenda escolar e a participação no Mercado do Produtor Rural, um evento que está acontecendo na Praça Benedito Inácio Pereira (BIP), todas as quintas-feiras.

Os interessados em participar devem procurar a Smapa, se cadastrar e apresentar quais os tipos de hortaliças e frutas cultivadas, a quantidade que pode ser oferecida, além de ter condições de transportar a mercadoria. No caso da merenda escolar, as hortaliças e frutas são entregues para distribuição todas as segundas-feiras, a partir das 7h30.

Já para o Mercado do Produtor Rural, que acontece todas as quintas-feiras, também na Praça BIP, a orientação é chegar ao local às 6h. O comércio nesse mercado funciona de forma atacadista e varejista, ou seja, em grandes quantidades, para comerciantes, ou em pequenas quantidades, para o consumo doméstico.

Segundo a secretária da Smapa, Valéria Gelli, o evento tem sido um sucesso. "Hoje já contamos com produtores efetuando suas vendas diretamente para restaurantes, sacolões, mercearias, supermercados, hotéis e pousadas, além da venda no varejo, que acontece no próprio local do evento, favorecendo o escoamento da produção”.

Para produtores que moram na região norte ou sul, existe a opção de buscar informações ou entrar em contato com a Prefeitura por meio das Regionais, comandadas por José Roberto Junior, no Norte e por Moralino Valim no Sul. O telefone da Smapa é 3833-3500.

União do setor produtivo

A secretária da Smapa, Valéria Gelli explica que o meio de transporte é um fator que costuma dificultar a comercialização direta entre produtores e consumidores. Nesses casos, a solução que Valéria propõe é o associativismo. "Os produtores precisam se unir, para que a questão do transporte seja resolvida mais facilmente. Apenas um caminhão pode transportar a mercadoria de diversos sítios".

Segundo o prefeito Eduardo César, o sucesso do programa de abastecimento que está sendo realizado pela prefeitura depende também do interesse do produtor. "Nós estamos trabalhando no sentido de desenvolver políticas públicas de abastecimento e fomento à agricultura. Dessa forma, estamos colocando à disposição dos agricultores, formas eficientes de escoar a produção local. Cabe ao setor produtivo se organizar e se unir em torno de um objetivo. Nossa expectativa é fazer com um número cada vez maior de produtores participe".


• Prefeitura de Ubatuba canaliza córrego no Rio Escuro

A Prefeitura de Ubatuba, através da Administração Regional Sul, em parceria com a Associação de Moradores do Rio Escuro, está efetuando a colocação de 16 tubulões no córrego que fica ao lado da EMEI do bairro. A obra atende a uma antiga reivindicação dos moradores, que viviam preocupados com doenças e o mau cheiro que emanava do local, na verdade um esgoto a céu aberto.

“Vínhamos solicitando esse serviço há muito tempo e agora acredito que não teremos mais problemas com esse córrego”, disse Valdinéia Pereira da Cruz, vice-presidente da Sociedade Amigos do Bairro do Rio Escuro (SABRE). “Há cerca de dois meses tivemos uma reunião com o prefeito e agora estamos vendo o resultado: diminuição de insetos, que antes infestavam o local e a eliminação do odor que até atrapalhava as aulas na escola”, completou Valdinéia. Os homens da Administração Regional Sul devem completar o trabalho nos próximos dias.


• Guarda Municipal de Ubatuba encontra cocaína com adolescente

Agentes da Ronda Escolar da Guarda Municipal de Ubatuba, em ronda pelo bairro Mato Dentro, perceberam que um indivíduo, ao avistar a viatura, tentou se desfazer de um objeto jogando-o ao solo. Ao averiguar o conteúdo do objeto (um pote plástico), os agentes encontraram em seu interior 10 papelotes de cocaína, prontos para serem comercializados.

Diante da situação, o adolescente D.S.S. foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde ficou à disposição da Vara da Infância e Juventude.


• Prefeitura executa obras na Região Sul de Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Administração Regional Sul, iniciou os trabalhos de calçamento da Vila Mariana Teixeira. A obra teve início com a colocação de bloquetes na avenida principal e deve se estender por todo o bairro nos próximos dias.

Já na Maranduba, a regional está executando limpeza e reparos em toda a orla e diversos pontos de ônibus foram reformados. No bairro do Araribá, a avenida do Engenho está recebendo manutenção e nivelamento e a sede da Sala Verde, na Tabatinga, também recebeu reparos.

Mutirão

“O prefeito Eduardo César solicitou que preparássemos ações para atender os bairros da Região Sul. Já estamos com algumas obras em andamento e preparamos um roteiro para o atendimento que começou no Rio Escuro”, disse o administrador Moralino Valim Coelho.

Nesse primeiro momento, 13 comunidades receberão mutirão de limpeza e manutenção, com duração mínima de uma semana, podendo este prazo ser prorrogado, caso haja necessidade. “Para que a ação seja bem sucedida, contamos com o apoio das associações de moradores, que sempre tem sido grandes parceiras”, completou Moralino.

Veja a relação dos bairros que serão atendidos pelo mutirão: Rio Escuro (em fase de conclusão), Folha Seca, Corcovado, Fortaleza, Lagoinha (previsão de 3 semanas), Sapé, Sertão da Quina (3 semanas), Maranduba (3 semanas), Sertão do Araribá, Rio da Prata, Caçandoca, Ponta Aguda e Tabatinga.


• Casa do Brinquedo prepara programação para as férias

A Casa do Brinquedo de Ubatuba está preparando sua programação para as férias. As atividades ao público encerraram-se na sexta, dia 8, e a partir do dia 11 haverá apenas trabalho interno, que se estenderá até o dia 8 de janeiro. Neste período haverá manutenção de todos os brinquedos, que serão totalmente recuperados para as atividades de verão. Além disso, a direção da Casa do Brinquedo realizará reuniões com os monitores para definir novos centros de interesse. As atividades em 2007 iniciam no dia 8 de janeiro. “Temos boas recordações dos atendimentos das últimas férias e acredito que muitos de nossos visitantes voltarão e trarão novos amiguinhos. Vamos nos preparar para receber a todos com toda atenção”, diz Renata Martins, coordenadora da Casa do Brinquedo. Nas férias de julho foram quase dois mil atendimentos. “Muitas crianças preferiam ficar na Casa do Brinquedo, do que ir à praia ”, comenta a coordenadora.

Vale lembrar que a Casa do Brinquedo de Ubatuba atende as crianças de até 12 anos. A partir de 8 de janeiro a Casa atenderá às quartas, quintas, sextas-feiras, das 9h30 às 11h e 17h30 e 19h e também aos sábados das 9h30 às 11h30. Crianças com idade inferior a 5 anos deverão permanecer com acompanhante durante o período em que estiver na Casa do Brinquedo e para quem vai pela primeira vez é necessário apresentar um documento, que pode ser a certidão de nascimento, carteirinha escolar ou identidade.

A unidade base da Casa do Brinquedo fica na Rua Salvador Correa, 276. Para mais informações ligue para 3832-1608.

Unidades da Saúde

As unidades da Casa do Brinquedo que funcionam no Centro de Saúde e na Santa Casa permanecem atendendo durante todo o período de férias escolares, fechando apenas nas datas festivas e finais de semana.

Renata conta que em 2007 deve ser implantada uma nova unidade. “Estamos discutindo a implantação de mais uma unidade, dessa vez no posto de saúde do Ipiranguinha, que atenderá a comunidade da região oeste”.

Casa do Brinquedo no exterior

O projeto “Casa do Brinquedo – a onda é brincar”, poderá representar o Brasil no “World Forum on Early Care and Education 2007”, evento que reunirá em Kuala Lumpur, na Malásia, profissionais que lidam com a infância ao redor do mundo e promover a troca de idéias e experiências entre participantes. “Fomos convidados a enviar nosso projeto e seria ótimo se pudéssemos mostrar o que Ubatuba está realizando, porém temos que aguardar o resultado da comissão avaliadora do Fórum”, diz Renata.


• Ubatuba forma nova turma dos cursos de Geração de Renda

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, promoveu na última quinta-feira, 7, a entrega dos certificados de conclusão dos cursos de Geração de Renda, realizados no segundo semestre.

O evento começou no período da manhã, com exposição e venda de produtos feitos pelas alunas, como bolsas, enfeites natalinos, panos de pratos decorados, bijuterias, pães, salgados e doces. No período da tarde aconteceu a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão dos cursos, promovidos na sede da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social e nos bairros Puruba, Pedreira, Perequê-Açú, Rio da Prata, Perequê-Mirim, Ingá, Folha Seca, Sertão da Quina, Ipiranguinha, Estufa I, Estaleiro e Marafunda.

A Secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social, Kátia Nunes, parabenizou as formandas. “Hoje é um dia muito especial, em que essas mulheres realizam uma grande conquista, que poderá mudar cada família. Todas foram lutadoras, tanto as alunas quanto as monitoras e voluntárias, que enfrentaram sol e chuva, na busca de uma realização. Todas estão de parabéns”, disse Kátia.

A aluna Terezinha Varvello diz que os cursos a animaram a sair de casa. “Antes dos cursos, ficava apenas em frente a TV, achando que não tinha capacidade para nada. Agora eu quero fazer todos os cursos que aparecerem, pois além de uma forma de aumentar a renda, é uma oportunidade de fazer novas amigas”, disse Terezinha.

A aluna Jucélia Leite Pereira fez uso da palavra para agradecer e também fazer uma reivindicação: “Eu achava que não teria talento para nada e esses cursos despertaram em mim um dom que eu não conhecia. Agora que nós recebemos capacitação, gostaríamos, como grupo, de pedir ao prefeito uma área para comercializarmos nossa produção”.

O prefeito Eduardo César se comprometeu a estudar a reivindicação, que também veio na forma de um abaixo-assinado. “Acho justa a reivindicação e vamos, nos próximos dias, estudar alguma forma de ajudar essas pessoas que começam a ingressar no mercado de trabalho”, disse o prefeito. “Quando vejo momentos como esse, quando um curso resgata a dignidade de uma pessoa, tenho a certeza que estamos caminhando na direção certa”, completou o prefeito.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.