12/09/2025  03h50
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
19/12/2006 - 14h02
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 


• Mais de 1.500 candidatos realizaram concurso para professores em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba realizou neste domingo, 17, as provas do concurso público e processo seletivo para cargos de professor de Educação Básica I/II e professor adjunto de Ensino Básico I/II. As provas foram realizadas nas escolas municipais Padre Anchieta e Olga Gil, além da Escola Estadual Capitão Deolindo. Ao todo, foram 1589 inscritos. O dia transcorreu normalmente. Apenas cerca de 10% dos inscritos não compareceram ou chegaram atrasados, sendo impedidos de realizar as provas. O gabarito já está disponível no site da prefeitura, no endereço: www.ubatuba.sp.gov.br/concursos. A relação dos aprovados e não aprovados será divulgada no dia 30 de dezembro, em publicações no site da prefeitura e em jornal impresso local.


• Ministra da Igualdade Racial participa de ato ecumênico no quilombo da Caçandoca

Evento teve como objetivo discutir a paz entre os quilombolas

A comunidade quilombola da Caçandoca, em Ubatuba, recebeu no domingo, 17, a visita da ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Matilde Ribeiro. A visita aconteceu durante um ato ecumênico, que reuniu lideranças políticas, representantes de quilombos de Ubatuba e comunidade em geral. O tema abordado foi a paz nas comunidades quilombolas de todo o Brasil.

O deputado federal Vicente Paula da Silva, o Vicentinho, que é da Frente Parlamentar em Defesa dos Quilombos, também marcou presença: “essa é a terceira visita que faço ao quilombo da Caçandoca, e dessa vez é com alegria, pois a terra agora é da comunidade quilombola. Mas o trabalho continua, para que todos possam usufruir os direitos adquiridos, agindo com sabedoria e tolerância frente aos problemas que porventura surjam”, disse Vicentinho.

O executivo municipal compareceu ao ato, com diversos secretários que puderam ouvir da comunidade suas principais reivindicações: Valéria Cress Gelli (Agricultura, Pesca e Abastecimento), Luiz Felipe Azevedo (Turismo), Moralino Valim Coelho (Administração Regional Sul), Delcio Sato (chefe de gabinete).

Vitórias

A assessora de Assuntos Comunitários, Silvana Niel, representou o prefeito Eduardo César na mesa de autoridades e ressaltou que a prefeitura continua parceira dos quilombolas. “Temos acompanhado de perto a luta das comunidades quilombolas de Ubatuba e continuaremos parceiros para buscar junto aos governos estadual e federal todo tipo de melhoria para garantir mais vitórias aos quilombolas de Ubatuba”, disse Silvana.

A ministra Matilde Ribeiro também lembrou que, desde o descobrimento, nenhum governo deu atenção aos quilombolas, como o atual governo tem demonstrado. “Em 500 anos os governos não manifestaram entendimento para resolver a questão da terra dos quilombolas e agora, a comunidade da Caçandoca, que corria o risco de ser despejada a qualquer momento, é a pioneira do programa de regularização fundiária. Precisamos dar continuidade à organização, para que os benefícios já adquiridos não fiquem apenas no papel. É um processo trabalhoso, mas o resultado final valerá a pena”, concluiu a ministra.

O culto ecumênico “Paz nas comunidades quilombolas de todo o Brasil” teve a participação das mães-de-santo Dionísia Gabriel e Lucia Maria, do Sr. Genésio, da comunidade do Camburi, que orou em nome dos evangélicos e do padre José Ailton de Figueiredo. O ato foi uma realização da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, que contou com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, através da Assessoria de Assuntos Comunitários.


• Alunos do Projeto Eroi fazem festa de fim-de-ano

O Projeto EROI (Educação Resgatando Oportunidades Inclusivas) da Prefeitura de Ubatuba promoveu, na última sexta-feira, 15, a festa de encerramento de atividades em 2006. O auditório da E.M. Padre Anchieta ficou lotado de alunos e pais, que acompanharam diversas apresentações de dança e música, além do teatro da E.M. Altimira Abrirached.

Para o professor Valdinei Barros, um dos coordenadores (ao lado do professor Benedito de Almeida Fº), a festa foi uma forma de unir ainda mais o grupo. “Precisávamos reunir todo o grupo para promover uma integração ainda maior e atingimos nosso objetivo, que é a inclusão total. Em 2007 estaremos de volta, oferecendo o nosso melhor para todas as crianças que precisam do EROI”, disse Nei.

De acordo com a secretária de Educação, Patrícia Pereira, “quem acompanhou os casos sabe o verdadeiro milagre que aconteceu na vida de cada uma das crianças e adolescentes atendidos pelo EROI”.

O que é o EROI

Cerca de trezentas crianças e adolescentes com algum tipo de limitação para a prática de esportes participam do projeto. Os alunos praticam atividades aquáticas, como natação adaptada, hidroginástica, hidroterapia e recreação, associados a exercícios de respiração, alongamento e ginástica postural, visando a melhora do estado físico geral.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.