12/09/2025  00h37
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
04/01/2007 - 07h12
Final de ano movimenta economia em Ubatuba
Gabriela Silveira - ACIU
 

Os problemas enfrentados pelo setor de aviação fizeram com que muitos turistas trocassem os céus pela estrada e escolhessem o litoral norte como um dos principais destinos de final de ano. Quem comemorou a mudança nos planos foram os hotéis, pousadas e restaurantes, que lucraram com o movimento. Em Ubatuba, o aumento de turistas não gerou grande faturamento, garantem os estabelecimentos. Mesmo assim, a crise nos aeroportos aqueceu a cidade durante o natal e o reveillon.

A gerente do Hotel Costa Azul, na praia da Enseada, conta que a média de leitos ocupados foi a mesma do ano passado. "Em toda temporada, sempre temos os quartos lotados e o movimento costuma cair a partir do final de janeiro", afirma. Para o dono da Pousada Marazul, próxima a praia do Itaguá, a previsão é de quartos cheios até o carnaval. "Sentimos que a procura aumentou desde o dia 27 de dezembro e até o dia 15 de janeiro o movimento sempre é pesado."

Para o dono do restaurante Senzala, Alfredo Correa, o lucro foi perceptível - de 5% a 8%. O local, que emprega 30 funcionários, precisou contratar mais 6 temporários para atender a demanda. Ele conta que há sempre um reajuste nos preços do cardápio em início de temporada: "Vimos que a cidade recebeu muitos visitantes, mas como trabalhamos com a capacidade máxima de pessoas, muitas vezes não é possível atender a todos os turistas e clientes fixos".

De acordo com o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Similares (Sinhores) do Litoral Norte, a região teve ocupação de praticamente 100% da capacidade. "Realizamos um levantamento no início de novembro e já constatamos que a média de procura estava 40% maior em relação a 2005", salienta José Carlos de Souza, assessor de turismo da instituição. Há 450 meios de hospedagem nas quatro cidades atendidas pelo sindicato. Deste número, o maior percentual encontra-se em Ubatuba.

Souza ainda explica que existem outros fatores que ajudaram nos bons resultados. "Além do inesperado problema no tráfego aéreo, a demanda de turistas nos feriados de setembro, outubro e novembro foi pequena. Ela foi compensada justamente com as festas de fim de ano".

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.