12/09/2025  00h58
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
27/01/2007 - 05h10
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 


• Carnaval 2007 em Ubatuba será marcado por grande festa

Uma comissão formada por comerciantes, coordenadores de blocos e representantes da prefeitura foi formada para organizar o Carnaval em Ubatuba

O Carnaval de Ubatuba, em 2007, promete ser uma grande festa que irá agradar foliões de todas as idades. A ênfase deste ano será para o carnaval tradicional, com o resgate dos blocos de samba-enredo, incentivo aos blocos de embalo e às marchinhas carnavalescas. Como acontece tradicionalmente, os blocos desfilarão na Av. Iperoig, sendo que a concentração será na área em frente ao estabelecimento “Rei da Batida”.

Os trajetos dos blocos já foram definidos, assim como o esquema de trânsito e de segurança. E, fazendo uma parceria com o famoso carnaval de São Luis do Paraitinga, Ubatuba aguarda a confirmação da vinda do Bloco Juca Teles, um dos mais famosos daquela cidade.

Além dos blocos que desfilarão na Avenida Iperoig, o Baile Popular Carnavalesco, que acontece há cinco anos, com grande sucesso, na Praça Exaltação da Santa Cruz, será mais uma opção para quem gosta de comemorar o carnaval à moda antiga. Essa brincadeira, promovida pela prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), acontecerá de 18 a 20, a partir das 21h. As marchinhas serão tocadas por uma banda composta por dez músicos, que tocam: trompetes, sax, trombones, bombardino, violão, contrabaixo, percussão e voz.

Os blocos

O Carnaval em Ubatuba terá início na sexta, 16, com a abertura do bloco do Galo da Meia Noite, que sai do Bairro Perequê-Açú. No sábado, desfilam o bloco da terceira idade "Recordar é Viver", além da Turma do Funil e o divertido bloco da Caxorrada, em que homens se vestem de mulheres e vice-versa.

No domingo, a festa fica por conta das Escolas de Samba do Itaguá, Perequê e Estufa. Na segunda, os blocos Recordar é Viver, Água Doce e Caxorrada desfilam novamente e na terça, as escolas de samba do Itaguá, Perequê e Estufa.

O Bloco d´O Guaruçá, grupo que incentiva o carnaval de marchinhas no município, terá trajeto próprio, partindo da praia do Cruzeiro com direção à Rua Esteves da Silva e dispersão no entorno da Igreja Matriz.

O trânsito

A avenida será fechada a partir das 21h no sábado e segunda, e a partir das 22h no domingo e terça. O início dos desfiles está marcado para as 21h30 e 22h30 respectivamente, prolongando-se até às 2h da manhã. Para o desfile do Galo da Meia Noite (sexta-feira) a Avenida será fechada somente à meia noite.

Só para as crianças

Durante os quatro dias de folia, 17, 18, 19 e 20, acontecerá a já consagrada Matinê no Tubão, resgatando o tradicional Carnaval de Salão, contando com a presença da Banda Tropical, animando a criançada das 15 às 18 horas.

II Festival de Marchinhas Carnavalescas

Devido ao grande sucesso do ano passado, a prefeitura, por meio da Fundart está promovendo também, a segunda edição do Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba. O evento acontecerá alguns dias antes do carnaval, dias 9, 10 e 11 de fevereiro, em local ainda indeterminado. Neste ano, a surpresa para o Festival daqui, será a presença do grupo vencedor do Festival de Marchinhas de São Luis do Paraitinga. O grupo virá para cá, especialmente, para fazer a abertura do nosso Festival. Os vencedores receberão seus prêmios durante o Baile Popular, fazendo suas apresentações no coreto da Praça Exaltação da Santa Cruz.

O Festival pretende valorizar essa manifestação cultural, que é predominante no carnaval do interior paulista, além de revelar novos talentos nas áreas musical e literária. O organizador do evento, Nei Martins, conta que nos carnavais antigos era normal cantar sucessos do rádio e fazer composições próprias para pular o carnaval. “A marchinha é a cara do interior paulista. Temos que preservar isso".

Participação

Uma comissão, formada por comerciantes, coordenadores de blocos e representantes da prefeitura, das áreas de turismo e cultura, está organizando o Carnaval em Ubatuba neste ano. O grupo tem se reunido na prefeitura para discutir diversos assuntos referentes às festividades de 2007.

Na opinião de Julinho Mendes, coordenador do Bloco d’O Guaruçá, fazer carnaval é uma coisa, brincar o carnaval é outra. Ele afirma que para se fazer um carnaval bem elaborado, é preciso haver a colaboração e união das partes interessadas. "Estou contente porque estamos conseguindo formar uma liga carnavalesca que terá condições de planejar os próximos carnavais com bastante antecedência. Aos poucos, estamos resgatando o verdadeiro carnaval de Ubatuba, com blocos de enredo, marchinhas e muita diversão sadia."

A presidente da Associação dos Comerciantes da Avenida Iperoig, Patrícia Brauer, afirma que os empresários estão satisfeitos por poder opinar e participar das decisões relativas ao Carnaval da cidade. "É a primeira vez na história de Ubatuba que acontece essa abertura por parte da prefeitura. Estamos felizes por podermos colaborar para que o Carnaval seja melhor a cada ano. Nós pretendemos continuar trabalhando juntos, para que o carnaval em Ubatuba tenha uma identidade e se torne mais uma importante atração na nossa cidade".

O prefeito Eduardo César afirma que essa é mais uma atitude que busca o entendimento e a união entre as pessoas, no sentido de implementar o turismo de qualidade em Ubatuba. "Estamos trabalhando participativamente, com todas as partes interessadas e buscando tomar decisões que agradem a todos e beneficiem a coletividade”, concluiu o prefeito.


• Ubatuba ganha nova escola na volta às aulas

A Escola Municipal Maestro Pedro Alves de Souza, que fica na região oeste tem capacidade para 200 alunos

Aproveitando o período de volta às aulas, a Prefeitura de Ubatuba inaugurará, no próximo dia 9, a Escola Municipal Maestro Pedro Alves de Souza (Maestro Pedrinho), na região oeste. A escola, que fica às margens da Rodovia Oswaldo Cruz, na região mais populosa da cidade, tem oito salas de aula de ensino fundamental e uma sala de pré-escola, atendendo a mais de 200 alunos dos bairros do Horto, Figueira e Pé da Serra.

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Educação, também prepara as 45 unidades escolares para a volta as aulas, no próximo dia 7 de fevereiro. As equipes de manutenção da secretaria têm visitado as unidades e executado pequenos reparos em pisos, parte elétrica e hidráulica. Uma empresa cuidará da limpeza de caixas d’água e trocas das velas de filtros.


• Prefeitura prorroga inscrições para processo seletivo de estagiários

A Prefeitura de Ubatuba, através de sua Coordenadoria de Recursos Humanos, informa que foram prorrogadas, até o dia 1 de fevereiro, as inscrições para o processo seletivo que vai contratar estagiários de nível técnico e superior.

O processo seletivo de estágio é voltado para alunos que estejam cursando as Faculdades Integradas Módulo, Universidade de Taubaté e os cursos técnicos da escola municipal “Presidente Tancredo de Almeida Neves”. Os estágios serão firmados mediante convênio da Prefeitura com as entidades de ensino.

Para o nível superior estão sendo oferecidas 21 vagas, sendo oito na área de Administração e/ou Administração com Ênfase em Hotelaria e Turismo; seis para Educação Física, quatro vagas na área de Direito, duas para Engenharia Ambiental e uma vaga na área de Pedagogia. Para o estágio em nível técnico, a Prefeitura disponibilizará 15 vagas.

As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 1 de fevereiro, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Dona Maria Alves, 865, no centro.

Mais informações quanto a outros requisitos para o processo seletivo estão nos editais, que podem ser acessados pelo site www.ubatuba.sp.gov.br.


• Ubatuba pode receber R$ 450 milhões em investimentos para o turismo náutico

Os Conselhos Municipais de Turismo, de Desenvolvimento e de Pesca e Agricultura, além da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba, já conheceram o conteúdo do projeto

Um grande e audacioso projeto para o desenvolvimento do turismo náutico em Ubatuba está sendo apresentado aos setores envolvidos com o turismo no município. Com o nome de “Projeto Enseada do Itaguá”, a proposta é apresentada por dois representantes do Parsons Group do Brasil, que, após percorrer toda a costa do litoral paulista, viram em Ubatuba o melhor local para desenvolver este inovador projeto.

Com investimento total previsto em cerca de R$ 450 milhões, o projeto pretende transformar a cidade em um grande receptor de turismo náutico, com toda a infra-estrutura digna dos maiores pólos turísticos do mundo.

A proposta tem sido amplamente discutida entre os Conselhos Municipais e representantes de setores envolvidos e interessados no assunto, a fim de que os objetivos do projeto fiquem claros e que todos possam opinar, tirar dúvidas e avaliar a viabilidade da proposta.

A intenção do Parsons Group do Brasil é, entre outros empreendimentos, a implantação de uma nova marina flutuante, um terminal para navios de cruzeiros, uma estação para transporte de barcos tipo “ferry boat”, apartamentos de luxo, teleférico, restaurantes e uma nova e moderna instalação para o Instituto de Pesca.

Para Ted Taylor, da Parsons Group do Brasil, empresa com sede em Sidney (Austrália), especializada em planejamento, design, fabricação e construção de estruturas marinhas, a área conhecida como antigo Cais do Porto, no Itaguá, é perfeita para um grande número de empreendimentos. "Estamos na fase de estudos, consultando a comunidade e analisando os impactos sociais, ambientais e econômicos do empreendimento para dimensionarmos corretamente sua viabilidade. Um dos próximos passos será a apresentação do projeto para a Câmara Municipal de Ubatuba, logo que termine o período de recesso parlamentar", explicou Taylor.

Desenvolvimento sustentável

Na opinião do prefeito de Ubatuba, Eduardo César, o interesse de grandes investidores em Ubatuba é resultado de todo um trabalho que está sendo realizado no sentido de melhorar e promover o turismo no município. “Estamos organizando a cidade. Ubatuba está recuperando seu prestígio no Brasil e no exterior, voltando a receber a merecida importância por parte do turismo. Por isso os grandes investidores querem se instalar novamente por aqui”, diz o prefeito.

O prefeito ressalta que erros do passado não serão cometidos novamente: “não vamos repetir erros do passado, quando a especulação imobiliária destruiu parte da nossa belíssima paisagem e o capital e a força econômica queriam se instalar sem consultar e atender os desejos da nossa comunidade”.

Para Eduardo César, os investimentos são bem vindos, desde que atendam a certos requisitos: “precisamos receber investimentos. Estes recursos são fundamentais para o nosso desenvolvimento, mas apenas serão bem vindos aqueles que obedecerem a algumas regras fundamentais”.

O prefeito explica que estas regras visam, tão somente, não deixar que os interesses econômicos se sobreponham aos interesses da comunidade. Quem quiser investir em Ubatuba deverá gerar inclusão social, oferecendo emprego e renda, com respeito às tradições locais. Deverá também respeitar o meio ambiente, sendo que as intervenções deverão ser de comprovada sustentabilidade. O equilíbrio econômico deve ser mantido, garantindo o aumento da renda de todos os segmentos da nossa sociedade e não apenas dos novos empreendedores. “Queremos criar muitos empregos, respeitar o meio ambiente e aumentar a renda dos nossos cidadãos. Basta que todos lutem conosco para alcançarmos o desenvolvimento sustentável de Ubatuba”, concluiu o prefeito Eduardo César.

Saiba mais sobre o projeto

Estudo prévio

Os representantes do Parsons Group do Brasil estão apresentando a proposta aos Conselhos Municipais e demais interessados para consultá-los sobre a possibilidade de a empresa iniciar um estudo inicial de viabilidade para a implantação do “Projeto Enseada do Itaguá”. O estudo seria realizado e custeado integralmente pela empresa, com um investimento previsto de R$ 250 mil e que, segundo Ted Taylor, seria ecologicamente correto, socialmente justo, economicamente viável e preservaria a cultura regional.

Após a conclusão deste estudo prévio, será realizado um outro estudo para os empreendimentos considerados viáveis, desta vez muito mais detalhado e realizado por técnicos da área. Para este estudo técnico e direcionado, deve ser investida ainda uma quantia que varia entre R$ 2 e R$ 3 milhões.

De acordo com Joshua Parsons, diretor-presidente do Parsons Group, Ubatuba explora apenas 5% do seu potencial turístico e uma marina de classe internacional pode abrir um lugar para Ubatuba no mundo náutico. “O objetivo é fazer com que este projeto transforme Ubatuba no melhor atrativo turístico, não só do Estado, mas de todo o Brasil”.

Benefícios

De acordo com os representantes do Parsons Group, entre os principais benefícios que a concretização do “Projeto Enseada do Itaguá” traria para Ubatuba está a vinda de até 50 navios de cruzeiro, gerando uma receita adicional de R$ 65 milhões e 150 novos empregos para a comunidade. A nova marina abriria mais 400 postos de emprego e aumentaria a receita em R$ 2 milhões ao ano. Já o píer geraria um acréscimo de mais de R$ 15 milhões ao ano e mais 350 empregos. As novas instalações do Instituto de Pesca transformariam Ubatuba em um centro de excelência ambiental e vida marinha.

Setor estratégico

O secretário municipal de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, lembrou que o desenvolvimento do turismo náutico está previsto na lei orgânica do município e que é praticamente uma obrigação, não só do poder público, mas do cidadão, apoiar o segmento. “O turismo náutico é um setor absolutamente estratégico para o município. Estamos vendo a clara vontade política por parte do prefeito e esperamos que esta seja a primeira das muitas iniciativas de empresários sérios para o desenvolvimento deste nicho do turismo. Desenvolver estruturas para os navios de cruzeiros é uma necessidade de todo o Brasil e Ubatuba não pode ficar fora disso”, disse o secretário.


• Nota de esclarecimento – Contratação PSF

A Prefeitura Municipal de Ubatuba informa que as entrevistas agendadas para este final de semana com o objetivo de preenchimento de cargos na área da Saúde pela OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - denominada CIAP (Centro Integrado e Apoio Profissional), foram suspensas por determinação judicial.

A liminar foi concedida pelo Poder Judiciário, em atendimento ao mandado de segurança impetrado pelo COMUS (Conselho Municipal de Saúde), na pessoa de seu presidente, Mauricio Moromizato.

A decisão do COMUS de ingressar com uma medida judicial, que tem como conseqüência a suspensão do processo seletivo que contrataria agentes de saúde, usurpa o direito individual dos 1436 cidadãos que optaram por participar do processo seletivo e criaram grande expectativa de obtenção de emprego.

A Prefeitura fará todos os esforços para que os funcionários do PSF contratados pela Santa Casa não sejam prejudicados em razão desta iniciativa que interrompeu o processo seletivo. Contudo, a iniciativa do COMUS coloca em risco a satisfação administrativo-financeira da relação entre empregado e empregador, devido à crise financeira pela qual passa a Santa Casa de Ubatuba.

A contratação por meio da OSCIP seria a opção adequada para resolver o impasse e dar continuidade à prestação de serviço e manutenção dos trabalhos desenvolvidos pelos agentes de saúde.

Prefeitura Municipal de Ubatuba


• Futebol de Mesa de Ubatuba tem novo adversário para amistoso deste domingo

A equipe da Associação Ubatubense de Futebol de Mesa (AUFM), não enfrentará mais a equipe do Bloco do R, da cidade de Itu, devido a um imprevisto. O amistoso, marcado para às 10 horas deste domingo, 28, no Tubão, será contra a Liga Jacareiense, que atendeu o convite e virá com sua formação titular, reforçada ainda por outros botonistas do Vale do Paraíba.

Os convocados de Ubatuba para o amistoso são os botonistas Edson Sírio, André Rafael, Glauco Sírio, Vlademir Betaressi, Ralph Solera, Ednelson Prado, Flávio Bellard, Paulinho Garcia, Jean Felipe e Pedro Nicolas, que devem comparecer ao Ginásio de Esportes Tubão, às 9h30.

A AUFM tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.