11/09/2025  22h22
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Educação
10/02/2007 - 13h04
O pesadelo da volta às aulas
 
 
Como lidar com a mudança de escola, novos ambientes, professores e colegas

Mudar de escola pode ser uma experiência bastante traumática, especialmente para os alunos mais tímidos. Penetrar em um mundo praticamente pronto, em que aparentemente todos se conhecem e os grupos já estão formados, pode ser uma aventura muito assustadora para quem ainda está formando a própria personalidade. Mas existem atitudes e ações muito simples que podem ajudar a tornar essa experiência um aprendizado altamente positivo para a vida toda.

Segundo o psicólogo e diretor do Grupo Martinus, prof. Marcos Meier, o tempo é o melhor amigo da criança ou adolescente que acaba de entrar em um novo colégio. "O novo colega vai ficar sob vigilância da turma até que prove que é de confiança. Isso é normal em um grupo. Tempo é indispensável para adquirir a confiança da nova turma, de fazer amizade com o novo grupo", explica o psicólogo.

As atitudes nos primeiros dias devem ser cuidadosas, para que o aluno não passe uma imagem que cause desconforto nos demais. "Não tente ser amigão dos professores. Isso causa inveja e dificulta a aceitação. No início, é bom não ser o primeiro a responder as perguntas dos professores. Parecer inteligente, ’nerd’ ou ’CDF’, afasta as pessoas", afirma.

Mas, isso não significa, é claro, que o aluno deva deixar os estudos de lado em prol das amizades: "Depois que o adolescente já for amigo da turma ele pode agir dessa maneira, pois já será conhecido e os colegas saberão que ele não fará isso para aparecer".

Isolar-se também não é a melhor opção, ainda que a timidez acabe fazendo com que essa seja a atitude mais fácil. "O adolescente não deve se isolar nem ficar ’triste pelos cantos’, lembrando dos antigos amigos. Entre em contato, faça perguntas aos colegas, peça ajuda", sugere o professor. Para finalizar, o Marcos Méier ainda indica um comportamento que pode ser levado adiante por toda a vida: "a regra básica é dispor-se a ajudar. Se alguém precisar de ajuda, tome a iniciativa. Nenhuma crítica prevalece contra as pessoas ’do bem’", ressalta.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "EDUCAÇÃO"Índice das publicações sobre "EDUCAÇÃO"
30/12/2022 - 05h38 Férias escolares
12/12/2022 - 05h34 Quadrinhos, charges, poemas
09/12/2022 - 05h30 Cinco erros ao ensinar finanças aos filhos
07/12/2022 - 06h06 Alfabetização com letra de forma
23/11/2022 - 05h38 Museu reúne arte, ciência e tecnologia em Brasília
18/11/2022 - 05h57 Conheça as etapas de preparação para o Enem
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.