11/09/2025  16h27
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Informática e Internet
21/04/2007 - 19h10
Adware é a ameaça on-line que mais contamina PCs
 
 
63,75% dos spywares detectados são deste tipo de praga, que se caracteriza por mostrar publicidade no PCs infectados mediante pop-ups, banners e outros mecanismos

De todos os spywares detectados em janeiro pelo serviço gratuito Panda ActiveSacn, 63,75% eram adwares, uma variante de spyware que se caracteriza por mostrar publicidade no PCs infectados mediante pop-ups, banners e outros mecanismos. O restante ficou por conta dos tradicionais spywares, 6,53%, e dos PUPs (Potentially Unwanted Program), 26,12%. Os spywares tradicionais foram criados para monitorar o comportamento dos usuários do PCs contaminados e podem informar aos ladrões cibernético quais páginas são regularmente visitadas e podem informar os caminhos mais curtos para novos ataques remotos. Os PUPs são um tipo de spyware que se instala no PC sem o conhecimento do usuário - daí a origem do seu nome: potentially unwanted program. Sua função é impedir o uso correto do computador e assim facilitar os ataques remotos.

Entre os spywares mais detectados pelo Panda ActiveScan, o Gator foi o mais presente, ficando com a primeira colocação em janeiro, a mesma registrada em dezembro. Ele é um adware muito conhecido que oferece o uso de algum tipo de aplicação gratuita, mas em troca faz com que o usuário visualize certas mensagens publicitárias. Algumas versões do Gator substituem os banners publicitários das páginas visitadas por outros criados pelo código malicioso.

Outro adware, o Lop protagonizou a mudança mais significativa do mês, subindo da oitava para a segunda posição. Este adware instala uma janela de busca no Internet Explorer e incomoda os usuários com diversos pop-ups publicitários. Além disso, cria no desktop atalhos para acesso direto a determinadas páginas web, altera os Favoritos no navegador e também o endereço padrão de abertura do navegador pela página dos autores deste código malicioso.

O MyWebSearch ocupa a terceira posição na lista divulgada pela Panda. Ele é um PUP que adiciona uma barra de busca no Internet Explorer que proporciona apenas determinados resultados de certos motores de busca, como o Ask ou o Google.

O Winantivirus2006, que ocupa a quarta posição, faz referência a uma família que apresenta distintas variantes. Uma delas é um PUP que se dedica a aproveitar-se de vulnerabilidades de alguns formatos de arquivos ou aplicações para descarregar no computador outras variantes de vírus, como o cavalo de tróia Downloader.LHW. Outra variante, é um adware que mostra publicidade no PCs infectados.

"O problema destes PUPs é que eles não apenas incomodam o usuário mas também podem descarregar no PC muitos tipos de cavalos de tróia ou vírus com o propósito de roubar dados confidenciais dos usuários", comenta Ricardo Bachert, CEO da Panda Software Brasil. "No entanto, há outros aspectos que devem ser levados em conta", acrescenta Bachert. "Em primeiro lugar, o número de novidades na lista - quatro no total - é, maior do que o habitual. Em segundo, é a diminuição de exemplares de spyware tradicionais presentes na lista das pragas mais ativas, cedendo lugar aos adwares, que agora são maioria. Esta é uma tendência que começou há alguns meses e que vem se confirmando com o passar do tempo".

Completando a lista divulgada pela Panda Software, aparece o Wupd na quinta posição, um adware que registra os hábitos de navegação dos usuários para mostrar publicidade relacionada aos interesses dos internautas. Em seguida aparece o nCase, que caiu da terceira para a sexta posição em janeiro. Ele é um adware que se executa em segundo plano e mostra páginas de publicidade de acordo com palavras chaves introduzidas durante a navegação na web.

O SaveNow, que ocupa o posto número sete, é um adware que oferece informação meteorológica em troca da visualização de publicidade via pop-ups. A oitava posição é ocupada pelo VideoAcitveXObject, que foi criado para registrar a navegação do usuário relacionada a seus gostos. Ele se conecta a certas páginas web para descarregar distintas variedades de vírus no PC infectado. A lista da Panda é completada pelo Cwa e pelo SpySheriff, dois adwares que também mostram publicidade de seus criadores ou de terceiros mediantes banner ou pop-ups.

Todos os usuários que desejarem comprovar se seu PC está ou não contaminado por qualquer um destes adwares listados, podem utilizar o serviço gratuito Panda ActiveScan a partir do endereço www.pandasoftware.com.br. Com isso, poderão saber se necessitam ou não de uma solução para eliminar este tipo de ameaça on-line.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "INFORMÁTICA E INTERNET"Índice das publicações sobre "INFORMÁTICA E INTERNET"
26/01/2022 - 05h47 Agência Brasil explica o que são cookies
20/04/2021 - 06h28 Cyber segurança e os dados
11/02/2021 - 06h10 Dia da Internet Segura
03/08/2020 - 07h40 Brasil, o país do podcast
02/08/2020 - 06h25 Como evitar ataques cibernéticos em home office
27/06/2020 - 06h53 Como evitar ataques cibernéticos em home office
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.