27/08/2025  00h46
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Nenê Velloso
13/03/2007 - 11h23
Construindo o passado II - 19
 
 

O projeto mais audacioso de Matarazzo era o de criar um ESTADO INDEPENDENTE, com a fusão de todas as cidades do litoral norte e sul paulista, e mais duas cidades do litoral sul do estado do Rio de Janeiro: Paraty e Angras do Reis, denominando-o LINHA VERDE, sendo UBATUBA a capital desse novo estado. Veja que os verdadeiros projetos de Matarazzo eram muito mais amplos do que prometeu na campanha.

Em um fim de tarde, tivemos uma visita relâmpago do prefeito Matarazzo na seção de desenho, juntamente com seu principal assessor (O homem forte) Dr. Wladimir de Toledo Piza e o ex-ministro Cunha Lima (assessor jurídico) que após os comprimentos foi logo dizendo ao nosso chefe, o topógrafo Sr. Roberto:

- O Sr. deverá elaborar, juntamente com seus dois jovens auxiliares, um plano diretor para a Cidade, que projete a malha viária do município para o próximo século e, amplie a pista de pouso do aeroporto em mais 350 metros.

- Faça também uma planta cadastral das casas da avenida Nove de Julho / rua Guarani, avenida Dr. Félix Guizard, avenida Manoel da Nóbrega e a urbanização da orla, que será a futura entrada e saída da cidade pelo lado norte, e, que esse projeto sirva para instruir o processo de desapropriação junto ao Governo Federal. Porque, estamos aguardando a construção da futura rodovia federal Rio - Santos, que deverá estar passando por Ubatuba dentro de uns cinco anos mais ou menos.

Matarazzo ordenou, ali na nossa frente, ao assessor jurídico, o ex-ministro militar Cunha Lima, que notificasse de imediato, aos proprietários das casas da avenida Nove de Julho / rua Guarani que não poderiam mais fazer ampliações ou grandes reformas, que se limitassem apenas a pinturas e pequenos reparos, por estarem em processo de desapropriação.

E por se tratar de terrenos doados pela municipalidade, não poderiam requerer usucapião, que seriam contestados pela Fazenda Municipal, sendo que, os lotes vagos já estavam em processo de retomada, e acrescentou:

- Este projeto é uma exigência do governo Federal e tem um ano para ser elaborado e aprovado pela Câmara, para que seja liberada a verba para sua implantação.

Nós fizemos em seis meses. A custo zero.

O projeto teve como título: Sistema Viário da Cidade e Setor de Vizinhança. 1- Perequê-Açú; 2- Cidade; 3- Itaguá; 4- Praia Grande, Tenório e Praia Vermelha. O projeto previa o alargamento em todas as ruas do chamado Centro Velho, sendo a mais afetada, a rua Jordão Homem da Costa, no trecho a partir da rua Condessa de Vimieiro até a rua Liberdade, que deveria ter a mesma largura do seu início no Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva.

Clique aqui para acessar a listagem dos textos (já publicados) da série Construindo o passado II.


Nota do Editor: Francisco Velloso Neto, é nativo de Ubatuba. E, seus ancestrais datam desde a fundação da cidade. Publicado no Almanak da Provícia de São Paulo para o ano de 1873. Envie e-mail para thecaliforniakid61@hotmail.com.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
ÚLTIMAS DA COLUNA "NENê VELLOSO"Índice da coluna "Nenê Velloso"
17/09/2018 - 07h22 Ubatuba cidade encanto (6/6)
17/09/2018 - 07h21 Ubatuba cidade encanto (5/6)
17/09/2018 - 07h20 Ubatuba cidade encanto (4/6)
17/09/2018 - 07h19 Ubatuba cidade encanto (3/6)
17/09/2018 - 07h18 Ubatuba cidade encanto (2/6)
17/09/2018 - 07h17 Ubatuba cidade encanto (1/6)
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.