10/09/2025  02h36
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
26/03/2007 - 12h28
Final do Rip Curl Grom Search, em Ubatuba
Fábio Maradei
 
Miguel Pupo garante o título e a vaga para o Mundial na Austrália, na final do Rip Curl Grom Search, em Ubatuba

O surfista de São Sebastião, Miguel Pupo, foi o dono da festa na final do 8º Rip Curl Grom Search, neste domingo (dia 25), na Praia de Itamambuca, em Ubatuba. O competidor de 15 anos fez “barba e cabelo” na categoria mirim (até 16 anos), com a vitória na etapa decisiva e as conquistas do título e da vaga para o Mundial sub-16 em 2008, na Austrália. Ele comemorou o feito ainda na semifinal, ao assegurar a participação na final.

Ao sair do mar, foi carregado nos ombros, tendo como um dos maiores torcedores, o pai, o surfista profissional Wagner Pupo, top do Super surf e 3º colocado no Mundial Master, em Porto Rico. Ele e a catarinense de Barra do Sul, Gabriela Leite, vencedora das três etapas deste ano na feminina, representarão o Brasil no Mundial, realizado no próximo ano, simultaneamente ao WCT Rip Curl Pro, em Bells Beach, o mais tradicional campeonato do Circuito Mundial Profissional.

Os dois ganharão as passagens aéreas e toda a logística para competir, além de um intercâmbio cultural, estadia e alimentação, na The Milton College Centre, uma das instituições mais respeitadas daquele país, oferecidas pela Study Way.

Junto com eles mais dois surfistas festejaram os títulos em Ubatuba. Na iniciantes (no máximo 14 anos), Jessé Mendes, de Guarujá, foi o vitorioso e levou o caneco, enquanto que na grommets (abaixo dos 10 anos), Filipe Toledo comemorou “em casa” o bicampeonato, também chegando em 1º lugar. O surfista de 11 anos, inclusive, foi um dos destaques do dia, com uma nota 10, numa seqüência de batidas fortes.

Com ondas de até 1,5 metro e sol, o evento reuniu mais de 120 surfistas de oito estados, num clima de total descontração, uma das propostas da Rip Curl, uma das “gigantes” do surfwear mundial. A grande atração ficou mesmo para a categoria mirim, onde 15 atletas tinham chances de ser campeão. Já na semi, só dois restaram na briga, Miguel Pupo e Jessé Mendes. Junto com eles, estava o carioca Felipe Braz, que chegou a Ubatuba como um dos candidatos, mas naquele momento já não poderia mais alcançar o título.

Sem pressão, ele surfou solto e assumiu a ponta. A disputa ficou mesmo para o 2º lugar na bateria e a vaga para a final. Miguel só precisava avançar o round para sagrar-se campeão e fez duas ondas suficientes para isso, enquanto que Jessé não se achou na bateria. Ao ser anunciado como novo campeão, foi carregado nos ombros. “É um título que eu busquei muito. Será minha primeira vez na Austrália e quero aproveitar muito”, disse o campeão, que também venceu a 2ª etapa, em Natal, e soma no currículo três títulos paulistas.

Animado, ele já sonha com o momento do mundial: “Já dá para imaginar estar junto com os surfistas do WCT, numa onda muito boa, treinar com eles e, quem sabe, estar futuramente junto, como competidor”. Miguel teve a companhia dos pais, Wagner e Jeane, e dos irmãos, Dominique, de 11, que também competiu em Ubatuba, e o caçula, Samuel, de seis. “Ele estava muito concentrado e deixamos ele solto, sem pressão, tanto que nem ficamos na mesma pousada”, afirmou o pai. “Agora, podemos dormir sossegados”, confessou o experiente surfista.

Logo depois da semi da mirim, começaram as finais e lá estava Jessé Mendes novamente na busca por um título. Agora, na iniciantes e desta vez, ele venceu com tranqüilidade. Com o resultado, empatou no ranking com Gabriel Medina, outro talento de São Sebastião, mas levou o caneco no critério de desempate (vale o melhor resultado na etapa final).

“Não achei as ondas na mirim, mas na iniciantes deu tudo certo. Sempre ficava em segundo, terceiro lugar e agora garanti este título”, comentou Jessé. O baiano de Itacaré, Iagê Araújo foi segundo na etapa, seguido de Wesley Santos, de Peruíbe, e Filipe Toledo.

Os dois últimos também fizeram a final da grommets e Filipinho não deu chances, com uma nota 9,5, para sagrar-se bicampeão. “É muito bom começar o ano com um título importante desses e em casa, com toda a família junto. Meu pai ajudou muito”, afirmou Filipiho, referindo-se a Ricardo Toledo, bicampeão brasileiro profissional e campeão paulista master. Wesley Santos ficou em segundo lugar e com o vice no ranking e o catarinense de São Francisco do Sul, Yan Daberkow, foi o terceiro. O carioca Lucas Silveira completou o pódio.

100% - Na feminina, Gabriela Leite já havia garantido o título com as duas vitórias na Guarda do Embaú/SC e em Natal/RN, mas não deixou dúvidas sobre o título, vencendo com uma atuação de destaque. “Estou ansiosa para ir para a Austrália. É o sonho de qualquer surfista”, disse a bicampeã catarinense. “Não imaginava vencer as três etapas. Estou muito feliz”, complementou a atleta de apenas 14 anos de idade.

Com a mesma idade, Kaena Brandi, de Guarujá, foi a segunda colocada na etapa, seguida do talento local, Natali Paola, e da também guarujaense Vitória Tebet. No ranking, mesmo sem ter participado desta etapa, a pernambucana de Ipojuca, Monik Santos, ficou com o vice, seguida da catarinense de Balneário Camboriu, Bárbara Muller.

Na final mirim, Miguel entrou no mar para curtir e, novamente protagonizou uma grande atuação. Gabriel Medina saiu na frente, com um 8,5, mas o novo campeão virou o resultado com um 8,75 e no final ratificou o resultado com um 6,65 e depois ainda um 7,35. Seu conterrâneo ficou em segundo lugar, com o ubatubense Marco Aurélio em terceiro e Felipe Braz em quarto.

Outro destaque da competição foi Matheus Toledo, irmão de Filipe. Ele também garantiu uma nota 10 dos juízes e levou a Overboard Best Wave, em sua despedida da carreira amadora. Além das grandes disputas no mar, o Rip Curl Grom Search contou com brincadeiras na areia, com a corrida E-Bomb, onde quatro atletas carregavam outro, segurando uma roupa de borracha da Rip Curl.

Após a premiação, como em todas as etapas, todos os competidores se reuniram numa confraternização, com churrasco na Pousada Falcão Itamambuca. Todo o evento foi transmitido ao vivo pela internet e todos os resultados estão disponíveis no link www.fpsurf.com.br/grommets.

A etapa do Rip Curl Grom Search 2007 em Ubatuba teve o patrocínio das Lojas Overboard. Apoio: Sticle, Study Way, The Milton College Centre, Sky Artes Gráficas, Griffe Co. Cobertura da Revista Fluir e do Site Waves. Colaboração: Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Pousada Falcão. Supervisão da Confederação Brasileira de Surf e da Federação Paulista de Surf.

Ranking final de 2007

CATEGORIA MIRIM (ATÉ 16 ANOS)
1 Miguel Pupo (São Sebastião/SP) – 2.000
2 Sidney Guimarães (Peruíbe/SP) – 1.431
2 Wesley Moraes (Guarujá/SP) – 1.431
4 Bruno Moraes (Imbituba/SC) – 1.341

CATEGORIA FEMININA (ATÉ 16 ANOS)
1 Gabriela Leite (Barra do Sul/SC) – 2.000
2 Monik Santos (Ipojuca/PE) – 1.800
3 Bárbara Muller (Balneário Camboriú/SC) – 1.620
4 Vitória Tebet (Guarujá/SP) – 1.458

CATEGORIA INICIANTES (ATÉ 14 ANOS)
1 Jessé Mendes (Guarujá/SP) – 1.900*
2 Gabriel Medina (São Sebastião/SP) – 1.900
3 Ítalo Ferreira (Natal/RN) – 1.430
4 Filipe Toledo (Ubatuba/SP) – 1.385

CATEGORIA GROMMETS (ATÉ 12 ANOS)
1 Filipe Toledo (Ubatuba/SP) – 2.000
2 Wesley Santos (Peruíbe/SP) – 1.800
3 Yan Daberkow (São Francisco do Sul/SC) – 1.620
4 Edgard Groggia (Guarujá/SP) – 1.312

* TÍTULO CONQUISTADO PELO DESEMPATE NA ETAPA FINAL

Resultados da etapa de Ubatuba

CATEGORIA MIRIM (ATÉ 16 ANOS)
1 Miguel Pupo (São Sebastião/SP)
2 Gabriel Medina (São Sebastião/SP)
3 Marco Aurélio (Ubatuba/SP)
4 Filipe Braz (Rio de Janeiro/RJ)

CATEGORIA FEMININA (ATÉ 16 ANOS)
1 Gabriela Leite (Barra do Sul/SC)
2 Kaena Brandi (Guarujá/SP)
3 Natali Paola (Ubatuba/SP)
4 Vitória Tebet (Guarujá/SP)

CATEGORIA INICIANTES (ATÉ 14 ANOS)
1 Jessé Mendes (Guarujá/SP)
2 Iagê Araújo (Itacaré/BA)
3 Wesley Santos (Peruíbe/SP)
4 Filipe Toledo (Ubatuba/SP)

CATEGORIA GROMMETS (ATÉ 12 ANOS)
1 Filipe Toledo (Ubatuba/SP)
2 Wesley Santos (Peruíbe/SP)
3 Yan Daberkow (São Francisco do Sul/SC)
4 Lucas Silveira (Rio de Janeiro/SJ)

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.