09/09/2025  21h55
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
31/03/2007 - 18h44
Temporada 2007 do Brasileiro começa em SC
João Carvalho
 

As duas divisões do circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) serão inauguradas nas primeiras semanas de abril em Santa Catarina, que já sediou o primeiro grande evento do Circuito Mundial WQS no início de fevereiro no Costão do Santinho.

A capital Florianópolis agora vai abrir a Divisão de Acesso com a primeira das três etapas da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino em pleno feriadão da Páscoa, de 5 a 8 de abril na Praia da Joaquina.

E na semana seguinte, entre os dias 11 e 15, a elite do surfe nacional faz sua primeira apresentação na temporada 2007 do SuperSurf, a divisão principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional que pelo segundo ano seguido será iniciada na Praia da Ferrugem, em Garopaba.

"Estamos sempre trabalhando para trazer o máximo de eventos importantes para o estado e é com grande prazer que mais uma vez o Circuito Brasileiro Profissional vai começar aqui em Santa Catarina, que vai consolidando sua posição como grande centro do esporte surfe no Brasil", destaca Xandi Fontes, presidente da Federação Catarinense de Surf (FECASURF).

"E vai ser em dose dupla de novo, com as duas divisões sendo inauguradas aqui no estado pelo segundo ano seguido. A Seletiva Petrobras é o principal caminho para se chegar no SuperSurf e na semana seguinte toda a elite do surfe nacional estará em Garopaba para o primeiro desafio dos melhores surfistas do Brasil na temporada 2007. Dois eventos imperdíveis!", convoca Xandi Fontes.

A marcação das duas principais competições do calendário da ABRASP em duas semanas seguidas é estratégica e muitos integrantes do grupo dos 60 surfistas da elite nacional do SuperSurf acaba aproveitando para disputar as duas. No ano passado, o bicampeão brasileiro Leonardo Neves venceu a etapa de abertura da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino na Praia da Joaquina numa decisão contra um companheiro de equipe, o catarinense William Cardoso. Os dois terminaram conquistando seus objetivos no final da temporada. O vice-campeão festejou a classificação para o SuperSurf e Léo Neves entrou no WCT, não podendo mais participar de competições não válidas pelos circuitos mundiais da Association of Surfing Professionals (ASP).

Fazendo um caminho inverso, depois de 16 anos representando o Brasil na divisão de elite do surfe mundial, o paranaense Peterson Rosa é uma das atrações do SuperSurf 2007 que será inaugurado em Garopaba, cerca de 60 km ao Sul da capital catarinense. O tricampeão brasileiro e o carioca Pedro Henrique, que também perdeu sua vaga no WCT em 2006, são os dois convidados da Editora Abril, que organiza a divisão principal do Circuito Brasileiro desde o ano 2000, para competir em todas as cinco etapas da temporada. Peterson quer igualar o feito de Andréa Lopes, que conquistou o tetracampeonato no ano passado.

CRIADOR X CRIATURA - Para isso, terá que desbancar um surfista que foi descoberto e incentivado por ele desde bem jovem, o campeão do SuperSurf 2006, Jihad Kohdr. O verdadeiro desafio "Criador x Criatura" terá o primeiro capítulo na Praia da Ferrugem, mas vários surfistas também são fortes candidatos ao título que vale um carro zero quilômetro da Volkswagen, prêmio oferecido pela Editora Abril aos campeões brasileiros da temporada.

Além disso, mais 150 mil reais serão divididos em cada etapa por todos os participantes do circuito nacional mais rico do mundo. No ano passado, Jihad Kohdr e Andréa Lopes ganharam um Cross Fox cada, com a carioca começando com vitória em Garopaba e o paranaense só perdendo para um inspirado Claudemir Lima, cearense que chegou a estabelecer um novo recorde de pontos em finais do SuperSurf: 18,10 de 20 possíveis.

SUPERSURF IGUAL WCT - Outro fator que promete trazer ainda mais emoção na temporada 2007 é que o grupo do SuperSurf será reduzido para o ano que vem. A partir de 2008, o formato da competição será idêntico ao do WCT, inclusive com a repescagem para a primeira apresentação dos atletas em cada etapa. Com isso, o número de integrantes da elite masculina cairá de 60 para 44 surfistas e a feminina de 24 para 16. Só permanecerão os 24 primeiros colocados do masculino e as 10 melhores do feminino, com o restante do grupo sendo indicado pelos rankings de acesso das competições chanceladas pela ABRASP.

A principal delas é a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, que classifica dez surfistas nas três etapas que serão realizadas na Praia da Joaquina, na Baía de Maracaípe em Ipojuca (PE) e na Praia de Itaúna em Saquarema (RJ). Os últimos dez participantes do SuperSurf 2008 sairão dos circuitos regionais do Nordeste (3 atletas), do Sudeste (3) e do Sul (4), que indica um a mais por realizar a competição com o maior número de etapas, 14 no total em Santa Catarina (6), Rio Grande do Sul (5) e Paraná (3), estado que já apontou o primeiro classificado para o ano que vem, o campeão paranaense de 2007, Péricles Dimitri.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.