11/09/2025  16h36
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
15/04/2007 - 05h51
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
AICS - PMEBU
 


• Centros de Educação Infantil de Ubatuba recebem oficina de musicalização

O Instituto Aryran, parceiro da Prefeitura de Ubatuba nos Centros de Educação Infantil, promoveu, no final do mês de março, uma oficina de capacitação intitulada "Orquestra para Bebês", que contou com a participação das crianças, pais, educadores e auxiliares de desenvolvimento infantil.

A capacitação visou o desenvolvimento musical das crianças e aproximadamente 70 pais participaram do primeiro dia da capacitação, dirigida pela educadora Mércia Martins Ramos Longhi, nas CEI’s Ipiranguinha e Irmã Sofia.

As crianças e pais reunidos exploraram a sonoridade em variadas formas, com liberdade de expressão e os resultados já puderam ser sentidos logo ao final da aula. "Trabalhamos os sons de maneira lúdica, utilizando recursos visuais e motores. Fizemos diversas atividades, primeiro trabalhando com a voz das crianças, depois passamos por brinquedos, até chegar aos instrumentos. Pudemos ver que muitos têm excelente potencial musical", disse a educadora.

Concentração e disciplina

"As mães poderão notar que a "Orquestra para Bebês" proporciona aumento da capacidade de concentração e disciplina, não apenas nas atividades de classe, mas também em casa, por isso a importância da participação deles nesse processo", disse Mércia.

Para Ivana Bastos, que tem um filho na CEI Ipiranguinha, a idéia de trabalhar o desenvolvimento dos pequenos através da música foi uma idéia muito boa. "Com instrumentos específicos para sua faixa etária pude ver a reação deles, tocando, cantando e dançando. Ao final, os pais, que estavam tímidos, acabaram cedendo à simplicidade genial da palestrante e entraram na brincadeira", disse Ivana.

A reação das crianças foi notada de imediato, segundo Soraia Mourão, diretora da CEI Ipiranguinha. "No primeiro dia de aula após a capacitação, as crianças já guardavam seus brinquedos cantando", conta Soraia. Os brinquedos utilizados nas atividades foram doados às CEI’s para utilização em atividades em classe.

Estímulos

O segundo dia foi dedicado aos educadores e auxiliares, com a participação de aproximadamente 75 pessoas. Foram horas dedicadas a parlendas (brincadeiras com palavras), cantigas de roda e brincadeiras musicais, que já estão fazendo parte das atividades de classe.

Luciana Sobral, coordenadora técnica do Instituto Aryran, aprovou a oficina: "a orientadora nos passou muito de seu conhecimento, ensinando músicas e brincadeiras que há muito estavam esquecidas, e que com certeza vão ajudar o nosso trabalho, pois as crianças terão estímulos na linguagem e na sociabilidade, levando ao fortalecimento do vínculo com seus parceiros, sejam amigos, pais ou educadores" disse Luciana.

José Luiz Maitan, fabricante de instrumentos musicais, que faz parte da equipe da educadora, elogiou o trabalho realizado em Ubatuba. "Tive a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela prefeitura, e ele demonstra seriedade e muito amor para com as crianças. Quando todas as cidades agirem dessa forma precisaremos de menos penitenciárias", disse Maitan.


• Administração Regional Sul tem posto de atendimento do Parque Estadual da Serra do Mar

Parceria entre Prefeitura e PESM facilitará o atendimento aos moradores da Região Sul

Começou a funcionar nesta sexta-feira, 13, na sede da Administração na Regional Sul, o posto de atendimento do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM). Instalada no bairro da Maranduba, a Regional Sul disponibilizará toda sexta-feira, uma sala para que um técnico do PESM possa prestar orientações aos moradores da região. Segundo Eliana Simões, diretora do Núcleo Picinguaba do PESM, a parceria com a prefeitura foi fundamental para a implantação desta base. "É mais um espaço que se abre para que possamos implantar o PESM no município. Nessa base o munícipe encontrará um atendimento básico onde terá informações como a regularização de danos ambientais, manutenção de edificações, limites do Parque, entre outras", explicou.

Ainda segundo a diretora, será feito naquela região um cadastro sócio-econômico dos moradores na faixa do Parque, para que possa ser informado quais são os limites do Parque e o que se pode comprar e construir dentro da área. Guias da Região Sul também serão cadastrados para a implantação de trilhas turísticas, como a da Cachoeira da Água Branca.

Para o administrador da Regional Sul, Moralino Valim Coelho, essa parceria será de grande ajuda para a população. "O cidadão tem agora um posto de atendimento na nossa região, onde poderá obter informações antes de comprar, construir ou reformar para que ele mesmo não seja prejudicado", avaliou.

Hoje o Parque Estadual da Serra do Mar tem a sua sede no Núcleo Picinguaba, na Região Norte de Ubatuba, uma base no Horto Florestal e agora uma nova base na Região Sul, que terá atendimento todas as sextas-feiras, das 10 às 16 horas. O endereço é rua Oscar Rossin, 10, Maranduba.


• Prefeitura de Ubatuba planeja implantação de alta tecnologia para combater a dengue no município

Equipe da prefeitura fará visita técnica a uma das cidades onde a tecnologia já está funcionando

O prefeito Eduardo César convidou a empresa Ecovec, de Belo Horizonte, para apresentar uma nova tecnologia de combate à dengue que poderá vir a ser implantada na cidade. Trata-se de um invento revolucionário desenvolvido pelo pesquisador Álvaro Eiras, por meio da Universidade Federal de Minas Gerais.

A reunião, que aconteceu nesta quinta-feira, 12, contou com a presença do presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Ahmad Khalil Barakat, do presidente do Conselho Municipal de Turismo, Pedro Orabona e do representante do Sindicato de Hotéis e Pousadas, José Carlos de Souza, além de secretários e técnicos do combate à dengue da Prefeitura. O próximo passo será a visita de uma comitiva ubatubense a uma cidade que já tenha implantado o sistema chamado Monitoramento Inteligente de Dengue (M.I. Dengue).

Para o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, a implantação desse sistema pode ser uma ótima ferramenta no combate à dengue. "Achei muito interessante, porque é um sistema de armadilhas aperfeiçoado, que conta com um tipo de monitoramento computadorizado e um componente hormonal que atrai a fêmea e a prende, permitindo sua identificação no próprio campo, sem precisar de pesquisa laboratorial das larvas, como é o método utilizado atualmente."

Ahmad Khalil Barakat ressaltou a importância de consultar as prefeituras em que o sistema já foi implantado. "O sistema é interessante e de extrema necessidade. Acho que o projeto é viável, desde que a prefeitura procure saber um pouco mais nas cidades em que foi implantado."

Preocupação com o turismo

O representante do Sindicato de Hotéis e Pousadas de Ubatuba, José Carlos de Souza, afirmou que a busca da prefeitura por soluções no combate à dengue está correta e que há um interesse geral em eliminar os focos e livrar a cidade da doença. "Nós precisamos aproveitar esse momento de baixa temporada e partir para o ataque contra a dengue. Sabemos que muitas cidades do Brasil estão passando pelo problema, mas Ubatuba chama muito a atenção, por ser uma cidade turística. Todos devem se envolver com essa luta e, com certeza, todas as entidades têm o interesse em apoiar o combate."

O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Pedro Orabona, afirma que o sistema aparenta ser bastante evoluído e eficaz, podendo trazer um resultado rápido no combate à dengue. "O M.I. Dengue, por sua natureza, permite a interação com a comunidade, que poderá identificar os pontos críticos e se empenhar no controle dos vetores. Como presidente do CMT, acho importante que uma ação urgente seja estabelecida. Nesse sentido, os empresários poderiam se unir para viabilizar a implantação do sistema. Certamente, o investimento feito por cada um de nós seria menor que o prejuízo causado por epidemias".

Invento premiado

O M.I. Dengue foi um dos 25 projetos premiados no Tech Museum Awards, um tipo de Oscar da tecnologia mundial, realizado nos Estados Unidos. Um júri composto por sete especialistas em saúde pública, medicina e biotecnologia apontou o M.I. Dengue como "o melhor dos melhores" em inovação tecnológica a serviço da humanidade entre os 280 trabalhos de 58 países inscritos no prêmio da área de saúde. O invento foi saudado por ninguém menos que Bill Gates, que fez um discurso defendendo o incentivo de investidores ao projeto, durante a cerimônia de entrega dos prêmios.

Como funciona

O sistema revolucionário de combate à dengue consiste, primeiramente, em uma armadilha composta por três partes. A primeira é um recipiente preto parecido com um vaso de planta, chamado MosquiTRAP. Dentro desse recipiente está o grande segredo: uma pastilha que libera odor atrativo à fêmea que pretende colocar seus ovos. Ao entrar na armadilha, o inseto fica preso a um cartão adesivo.

Os mosquitos capturados servirão para identificar a concentração do inseto na região onde o sistema foi instalado. Utilizando um computador de mão, as informações são recolhidas por agentes de campo e transferidas para a terceira parte do sistema, o software MI-Dengue.

Os dados são transmitidos via internet para uma central de monitoramento que, semanalmente, gera relatórios sobre os locais mais infestados da cidade e que são os mais vulneráveis à ocorrência de uma epidemia. O programa gera uma série de mapas georrefenciados sobre a distribuição do Aedes aegypti, permitindo uma intensificação das atividades de combate nessas áreas.


• Atletas de Ubatuba tem presença assegurada na fase regional dos Jogos da Juventude

Competição acontecerá em Taubaté e definirá classificados para a final estadual

Os jovens talentos do esporte de Ubatuba disputarão a partir de 28 de abril a fase Regional dos 24º Jogos Abertos da Juventude, que acontecerá na cidade de Taubaté. As equipes de futebol de campo e vôlei masculino e feminino se qualificaram para a disputa, ao vencer a fase sub-regional, disputada em Caraguatatuba. As equipes de tênis de mesa e damas já entram direto na fase regional.O congresso técnico para a definição das chaves da fase regional acontecerá no próximo dia 18, em Pindamonhangaba.

Os campeões da fase regional ganham o direito de participar da fase estadual, que será realizada no período de 7 a 17 de junho, em Jundiaí. As equipes de ginástica rítmica e artística já estão qualificadas para essa etapa do torneio.

A competição

Os Jogos Abertos da Juventude são destinados para atletas com idade entre 14 a 18 anos, e tem por objetivo difundir a prática das várias modalidades esportivas e dar oportunidade aos jovens valores, objetivando a melhoria física, técnica e tática do desporto dentro de uma comunidade ou região, fazendo surgir novos valores no panorama desportivo nacional.


• Ubatuba pronta para a segunda etapa RBK Premier Long Distance

Ubatuba recebe no próximo final de semana (22/4) alguns dos melhores triatletas do Brasil e destaques do exterior, para a disputa da segunda etapa do RBK Premier Long Distance, um desafio de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida, por um dos circuitos mais seletivos do país. A programação oficial ainda prevê a disputa do Short Triathlon, com 750m/20km/5km.

O atleta Leandro Macedo, campeão da primeira etapa, disputada em março no Rio de Janeiro, não participará da prova, mas fez questão de comentar o percurso. "Uma prova com subidas e descidas exige muito treino e alguns cuidados. O atleta tem de se preparar para a variação de marchas, ora pesada, ora leve, e descobrir qual o seu ritmo ideal. Ele não pode sentir as pernas queimarem, pois isso é uma indicação de que está indo muito forte", disse Leandro.

Para Leandro, os atletas têm que dosar energia na prova para utilizá-la na hora certa, e cuidar bem do corpo durante todo o percurso. "Tem de participar consciente de suas condições e pensar na disputa como um todo. Não adianta ficar preocupado em um local que você sabe ser complicado e depois não ter pernas para o final. Outro aspecto importante é a hidratação, pois se trata de uma região muito quente e úmida. O atleta deve consumir de 700 a 750 ml de água a cada hora para conseguir finalizar bem a etapa", finaliza o líder do ranking.

Atletas de Ubatuba

Até nesta sexta-feira, 13, 17 atletas e duas equipes de revezamento de Ubatuba estavam inscritos para a disputa da prova. O RBK Premier Long Distance, teve até o momento 3 inscritos e o Short Triathlon 14, sendo 4 mulheres.

Inscrições

A partir da próxima segunda-feira, 16, até o dia 19 os valores serão outros: R$ 420,00 e R$ 400, 00, para o Long Distance; R$ 460,00, para o Revezamento; e R$ 170,00, para o Short Distance. As confirmações deverão ser feitas no site oficial do evento, www.ciadeeventos.com.br, sendo que mais informações sobre prazos e valores podem ser obtidas também pelo telefone (11) 5581-3153.

Programação

No sábado, a partir das 14 horas, acontece a entrega de kits e Expo Sports, que prosseguirá até às 18 horas. O Congresso Técnico Long Distance e Short (obrigatório) será às 17 horas, na praça Trópico de Capricórnio.

No domingo, 22, às 6 horas, será aberta a Área de Transição, na avenida Iperoig; às 8 horas será a largada do Long Distance, ficando o começo do Short Distance para às 8h30.

O RBK Premier Long Distance de Ubatuba é uma realização da Cia. de Eventos, com patrocínio de Reebok e apoio da Prefeitura de Ubatuba, Santa Constância, Flets, Gatorade e PowerBar.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.